Marcas próprias : implicações sobre o ambiente concorrencial alimentício

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Públio, Marcelo Abílio
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/88378
Resumo: Orientador: Nilson Maciel de Paula
id UFPR_b57e379dd725191b856071930d1ad143
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/88378
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento EconômicoPaula, Nilson Maciel de, 1951-Públio, Marcelo Abílio2024-06-05T13:07:47Z2024-06-05T13:07:47Z2001https://hdl.handle.net/1884/88378Orientador: Nilson Maciel de PaulaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais AplicadasResumo: Análise do fenômeno do surgimento dos produtos de marcas próprias no Brasil e no mundo, principalmente nos anos 80 e 90 onde o fenômeno é mais intenso, sob o enfoque das teorias da Organização Industrial principalmente àquelas referentes às estratégias das firmas. Enfoca principalmente dois setores diretamente envolvidos com o surgimento do fenômeno, as firmas processadoras e os supermercados. Discorre sobre as principais transformações do ambiente concorrencial nesses dois setores, e também sobre as alterações ocorridas nas suas relações. O trabalho foi motivado para tentar entender como as relações concorrenciais iriam se alterar com a introdução de uma nova marca no mercado, que possuía características distintas das demais: é pertencente a um supermercado. A partir desse fato, discorre uma análise sobre como as relações comerciais poderiam se alterar, e quais firmas poderiam levar vantagem com o crescimento desse fenômeno, sendo constatada não somente uma ameaça às marcas estabelecidas como, ao mesmo tempo, o surgimento de novas oportunidades para determinadas firmas.127f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMarca registradaConcorrênciaMarca de produtosMarcas próprias : implicações sobre o ambiente concorrencial alimentícioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - MARCELO ABILIO PUBLIO.pdfapplication/pdf30644726https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/88378/1/D%20-%20D%20-%20MARCELO%20ABILIO%20PUBLIO.pdf38f3bbd8b09665350b36269a7d82f003MD51open access1884/883782024-06-05 10:07:48.039open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/88378Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-06-05T13:07:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marcas próprias : implicações sobre o ambiente concorrencial alimentício
title Marcas próprias : implicações sobre o ambiente concorrencial alimentício
spellingShingle Marcas próprias : implicações sobre o ambiente concorrencial alimentício
Públio, Marcelo Abílio
Marca registrada
Concorrência
Marca de produtos
title_short Marcas próprias : implicações sobre o ambiente concorrencial alimentício
title_full Marcas próprias : implicações sobre o ambiente concorrencial alimentício
title_fullStr Marcas próprias : implicações sobre o ambiente concorrencial alimentício
title_full_unstemmed Marcas próprias : implicações sobre o ambiente concorrencial alimentício
title_sort Marcas próprias : implicações sobre o ambiente concorrencial alimentício
author Públio, Marcelo Abílio
author_facet Públio, Marcelo Abílio
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paula, Nilson Maciel de, 1951-
dc.contributor.author.fl_str_mv Públio, Marcelo Abílio
contributor_str_mv Paula, Nilson Maciel de, 1951-
dc.subject.por.fl_str_mv Marca registrada
Concorrência
Marca de produtos
topic Marca registrada
Concorrência
Marca de produtos
description Orientador: Nilson Maciel de Paula
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-06-05T13:07:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-06-05T13:07:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/88378
url https://hdl.handle.net/1884/88378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/88378/1/D%20-%20D%20-%20MARCELO%20ABILIO%20PUBLIO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 38f3bbd8b09665350b36269a7d82f003
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823526737022025728