Marcas próprias : implicações sobre o ambiente concorrencial alimentício
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/88378 |
Resumo: | Orientador: Nilson Maciel de Paula |
id |
UFPR_b57e379dd725191b856071930d1ad143 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/88378 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento EconômicoPaula, Nilson Maciel de, 1951-Públio, Marcelo Abílio2024-06-05T13:07:47Z2024-06-05T13:07:47Z2001https://hdl.handle.net/1884/88378Orientador: Nilson Maciel de PaulaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais AplicadasResumo: Análise do fenômeno do surgimento dos produtos de marcas próprias no Brasil e no mundo, principalmente nos anos 80 e 90 onde o fenômeno é mais intenso, sob o enfoque das teorias da Organização Industrial principalmente àquelas referentes às estratégias das firmas. Enfoca principalmente dois setores diretamente envolvidos com o surgimento do fenômeno, as firmas processadoras e os supermercados. Discorre sobre as principais transformações do ambiente concorrencial nesses dois setores, e também sobre as alterações ocorridas nas suas relações. O trabalho foi motivado para tentar entender como as relações concorrenciais iriam se alterar com a introdução de uma nova marca no mercado, que possuía características distintas das demais: é pertencente a um supermercado. A partir desse fato, discorre uma análise sobre como as relações comerciais poderiam se alterar, e quais firmas poderiam levar vantagem com o crescimento desse fenômeno, sendo constatada não somente uma ameaça às marcas estabelecidas como, ao mesmo tempo, o surgimento de novas oportunidades para determinadas firmas.127f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMarca registradaConcorrênciaMarca de produtosMarcas próprias : implicações sobre o ambiente concorrencial alimentícioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - MARCELO ABILIO PUBLIO.pdfapplication/pdf30644726https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/88378/1/D%20-%20D%20-%20MARCELO%20ABILIO%20PUBLIO.pdf38f3bbd8b09665350b36269a7d82f003MD51open access1884/883782024-06-05 10:07:48.039open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/88378Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-06-05T13:07:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marcas próprias : implicações sobre o ambiente concorrencial alimentício |
title |
Marcas próprias : implicações sobre o ambiente concorrencial alimentício |
spellingShingle |
Marcas próprias : implicações sobre o ambiente concorrencial alimentício Públio, Marcelo Abílio Marca registrada Concorrência Marca de produtos |
title_short |
Marcas próprias : implicações sobre o ambiente concorrencial alimentício |
title_full |
Marcas próprias : implicações sobre o ambiente concorrencial alimentício |
title_fullStr |
Marcas próprias : implicações sobre o ambiente concorrencial alimentício |
title_full_unstemmed |
Marcas próprias : implicações sobre o ambiente concorrencial alimentício |
title_sort |
Marcas próprias : implicações sobre o ambiente concorrencial alimentício |
author |
Públio, Marcelo Abílio |
author_facet |
Públio, Marcelo Abílio |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Paula, Nilson Maciel de, 1951- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Públio, Marcelo Abílio |
contributor_str_mv |
Paula, Nilson Maciel de, 1951- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca registrada Concorrência Marca de produtos |
topic |
Marca registrada Concorrência Marca de produtos |
description |
Orientador: Nilson Maciel de Paula |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-06-05T13:07:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-06-05T13:07:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/88378 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/88378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
127f. : il., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/88378/1/D%20-%20D%20-%20MARCELO%20ABILIO%20PUBLIO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
38f3bbd8b09665350b36269a7d82f003 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823526737022025728 |