Uma experiência com o ensino da dança breaking com alunos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Fabricio da, 1994-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69892
Resumo: Orientação: Marcelo S. da Silva
id UFPR_b5e05956e79daa8456311566254a07b5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69892
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Fonseca, Fabricio da, 1994-Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Educação FísicaSilva, Marcelo Silva da, 1972-2021-03-18T22:58:49Z2021-03-18T22:58:49Z2017https://hdl.handle.net/1884/69892Orientação: Marcelo S. da SilvaMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Educação FísicaEste artigo apresenta o estudo realizado durante o processo de formação acadêmica em Licenciatura em Educação Física, destacando em especial minha trajetória com a Dança Breaking e, nos últimos semestres do curso, a experiência com o ensino dessa dança com estudantes Surdos. Nosso objetivo ao desenvolver a experiência de ensino foi: verificar as possibilidades e dificuldades de uma experiência de ensino da Dança Breaking para alunos surdos em uma escola estadual bilíngue na cidade de Paranaguá, PR. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação ou pesquisa formação, onde ao mesmo tempo que fomos planejando e implementando as atividades do estágio realizamos os registros de campo para a análise subsequente da experiência. A partir dos elementos encontrados dividimos nossa análise em quatro categorias: A Implementação da Proposta; Conhecimentos adquiridos; Dificuldades para Implementação do Ensino da Dança e Benefícios e Possibilidades da dança breaking para o aluno surdo. Como principais resultados podemos encontrar as seguintes questões: Ter uma proposta de ensino planejada, conhecendo as estruturas do local, os funcionários e o público alvo. Cada aula é um conhecimento adquirido diferenciado, seja na forma de se comunicar, quanto no ensino prático da dança que passou ao entendimento que somente vendo os movimentos, não significa que o aluno realmente aprendeu e entendeu. Dificuldades de trabalhar com um público não ouvinte com faixas etárias diferentes com coordenação motora distinta, bem como a falta de fluência em Libras. Benefícios e possibilidades da dança breaking para esse público que está diretamente ligada ao método em que o professor organizará as aulas e sua aproximação com essa modalidade de dança, com tópicos importantes que geraram um estágio supervisionado com alunos surdos, com sucesso.32 p.application/pdfDisponível em formato digitalExigências do sistema: Adobe Acrobat ReaderDança para crianças com deficiênciaDança na educaçãoPessoas com deficiência auditiva - EducaçãoUma experiência com o ensino da dança breaking com alunos surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFABRICIO DA FONSECA.pdfapplication/pdf425955https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69892/1/FABRICIO%20DA%20FONSECA.pdfbe079819ad74650920e91832205d431dMD51open access1884/698922021-03-18 19:58:49.355open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69892Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-03-18T22:58:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma experiência com o ensino da dança breaking com alunos surdos
title Uma experiência com o ensino da dança breaking com alunos surdos
spellingShingle Uma experiência com o ensino da dança breaking com alunos surdos
Fonseca, Fabricio da, 1994-
Dança para crianças com deficiência
Dança na educação
Pessoas com deficiência auditiva - Educação
title_short Uma experiência com o ensino da dança breaking com alunos surdos
title_full Uma experiência com o ensino da dança breaking com alunos surdos
title_fullStr Uma experiência com o ensino da dança breaking com alunos surdos
title_full_unstemmed Uma experiência com o ensino da dança breaking com alunos surdos
title_sort Uma experiência com o ensino da dança breaking com alunos surdos
author Fonseca, Fabricio da, 1994-
author_facet Fonseca, Fabricio da, 1994-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Educação Física
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Fabricio da, 1994-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Marcelo Silva da, 1972-
contributor_str_mv Silva, Marcelo Silva da, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Dança para crianças com deficiência
Dança na educação
Pessoas com deficiência auditiva - Educação
topic Dança para crianças com deficiência
Dança na educação
Pessoas com deficiência auditiva - Educação
description Orientação: Marcelo S. da Silva
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-18T22:58:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-18T22:58:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69892
url https://hdl.handle.net/1884/69892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 32 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69892/1/FABRICIO%20DA%20FONSECA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv be079819ad74650920e91832205d431d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898739769671680