Uma experiência com o ensino da dança breaking com alunos surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/69892 |
Resumo: | Orientação: Marcelo S. da Silva |
id |
UFPR_b5e05956e79daa8456311566254a07b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69892 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Fonseca, Fabricio da, 1994-Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Educação FísicaSilva, Marcelo Silva da, 1972-2021-03-18T22:58:49Z2021-03-18T22:58:49Z2017https://hdl.handle.net/1884/69892Orientação: Marcelo S. da SilvaMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Educação FísicaEste artigo apresenta o estudo realizado durante o processo de formação acadêmica em Licenciatura em Educação Física, destacando em especial minha trajetória com a Dança Breaking e, nos últimos semestres do curso, a experiência com o ensino dessa dança com estudantes Surdos. Nosso objetivo ao desenvolver a experiência de ensino foi: verificar as possibilidades e dificuldades de uma experiência de ensino da Dança Breaking para alunos surdos em uma escola estadual bilíngue na cidade de Paranaguá, PR. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação ou pesquisa formação, onde ao mesmo tempo que fomos planejando e implementando as atividades do estágio realizamos os registros de campo para a análise subsequente da experiência. A partir dos elementos encontrados dividimos nossa análise em quatro categorias: A Implementação da Proposta; Conhecimentos adquiridos; Dificuldades para Implementação do Ensino da Dança e Benefícios e Possibilidades da dança breaking para o aluno surdo. Como principais resultados podemos encontrar as seguintes questões: Ter uma proposta de ensino planejada, conhecendo as estruturas do local, os funcionários e o público alvo. Cada aula é um conhecimento adquirido diferenciado, seja na forma de se comunicar, quanto no ensino prático da dança que passou ao entendimento que somente vendo os movimentos, não significa que o aluno realmente aprendeu e entendeu. Dificuldades de trabalhar com um público não ouvinte com faixas etárias diferentes com coordenação motora distinta, bem como a falta de fluência em Libras. Benefícios e possibilidades da dança breaking para esse público que está diretamente ligada ao método em que o professor organizará as aulas e sua aproximação com essa modalidade de dança, com tópicos importantes que geraram um estágio supervisionado com alunos surdos, com sucesso.32 p.application/pdfDisponível em formato digitalExigências do sistema: Adobe Acrobat ReaderDança para crianças com deficiênciaDança na educaçãoPessoas com deficiência auditiva - EducaçãoUma experiência com o ensino da dança breaking com alunos surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFABRICIO DA FONSECA.pdfapplication/pdf425955https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69892/1/FABRICIO%20DA%20FONSECA.pdfbe079819ad74650920e91832205d431dMD51open access1884/698922021-03-18 19:58:49.355open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69892Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-03-18T22:58:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma experiência com o ensino da dança breaking com alunos surdos |
title |
Uma experiência com o ensino da dança breaking com alunos surdos |
spellingShingle |
Uma experiência com o ensino da dança breaking com alunos surdos Fonseca, Fabricio da, 1994- Dança para crianças com deficiência Dança na educação Pessoas com deficiência auditiva - Educação |
title_short |
Uma experiência com o ensino da dança breaking com alunos surdos |
title_full |
Uma experiência com o ensino da dança breaking com alunos surdos |
title_fullStr |
Uma experiência com o ensino da dança breaking com alunos surdos |
title_full_unstemmed |
Uma experiência com o ensino da dança breaking com alunos surdos |
title_sort |
Uma experiência com o ensino da dança breaking com alunos surdos |
author |
Fonseca, Fabricio da, 1994- |
author_facet |
Fonseca, Fabricio da, 1994- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Educação Física |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Fabricio da, 1994- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Marcelo Silva da, 1972- |
contributor_str_mv |
Silva, Marcelo Silva da, 1972- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança para crianças com deficiência Dança na educação Pessoas com deficiência auditiva - Educação |
topic |
Dança para crianças com deficiência Dança na educação Pessoas com deficiência auditiva - Educação |
description |
Orientação: Marcelo S. da Silva |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-18T22:58:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-18T22:58:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/69892 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/69892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
32 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69892/1/FABRICIO%20DA%20FONSECA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
be079819ad74650920e91832205d431d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898739769671680 |