Análise e proposta de sugestões em relação ao módulo projeto de aprendizagem (PA) no Portal Zelda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriana Rangel da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/53383
Resumo: Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Informática e Cidadania
id UFPR_b6b5d32da9e616577fd8ec5d64c20794
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53383
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Adriana Rangel daUniversidade Federal do Paraná. Bacharelado em Informática e cidadaniaGraziola Junior, Paulo Gaspar2018-02-08T18:58:19Z2018-02-08T18:58:19Z2017http://hdl.handle.net/1884/53383Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Informática e CidadaniaInclui referênciasOs cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Federal do Paraná Setor Litoral foram criados para contribuir com o crescimento social e econômico regional, trazendo um projeto de expansão institucional de caráter inovador, sustentado por fundamentos emancipatórios de desenvolvimento da aprendizagem, com um currículo diferenciado, formado por três grandes eixos: Fundamentos Teóricos Práticos (FTPs); Interações Culturais e Humanísticas (ICHs) e os Projetos de Aprendizagem (PAs). Os PAs serviram como recorte nessa pesquisa, pois são obrigatórios para todos os cursos do Setor Litoral, fazendo parte do seu Projeto Politico Pedagógico (PPP). Entretanto, é clara a dificuldade que uma grande parcela dos estudantes tem para desenvolver seu projeto. Assim, este trabalho tem como objetivo geral, analisar e propor sugestões em relação ao módulo Projeto de Aprendizagem (PA) no Portal Zelda (portal esse que começou a ser estruturado em meados de 2012 através de um levantamento de requisitos pela equipe de TI, com objetivo de atender FTPs, ICHs e PAs). E como objetivos específicos: contextualizar o local da pesquisa e realizar um levantamento de como funciona o Portal Zelda com a equipe de desenvolvimento; pesquisar na literatura sobre educação à distância e ambientes virtuais de aprendizagem, buscando possibilidades de ferramentas para o ambiente; realizar um diagnóstico do Portal Zelda, além de analisar e propor sugestões. Como metodologia foi realizada uma abordagem exploratória qualitativa através de questionários on-line, onde busquei descobrir as dúvidas e as necessidades dos docentes e discentes quanto ao ambiente Zelda. Como principais resultados, é notada a necessidade de recursos específicos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para apoiar os PAs, para que todos os estudantes e professores possam desenvolver seus projetos, catalogar, interagir com a comunidade acadêmica, desenvolvendo assim um trabalho em equipe e visível a todos. Pretende-se ainda, como trabalhos futuros, apresentar este projeto de pesquisa para a equipe de TI como ferramenta de apoio para o desenvolvimento e implementação dessas funcionalidades72 p.application/pdfEnsino a distânciaTecnologia educacionalInformática e cidadania - Litoral do ParanáMonografias - Informática e cidadaniaAnálise e proposta de sugestões em relação ao módulo projeto de aprendizagem (PA) no Portal Zeldainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALADRIANA RANGEL DA SILVA.pdfapplication/pdf2217418https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53383/1/ADRIANA%20RANGEL%20DA%20SILVA.pdfdb05635d194e92912200674928822c8fMD51open access1884/533832018-02-08 16:58:19.625open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53383Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-02-08T18:58:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise e proposta de sugestões em relação ao módulo projeto de aprendizagem (PA) no Portal Zelda
title Análise e proposta de sugestões em relação ao módulo projeto de aprendizagem (PA) no Portal Zelda
spellingShingle Análise e proposta de sugestões em relação ao módulo projeto de aprendizagem (PA) no Portal Zelda
Silva, Adriana Rangel da
Ensino a distância
Tecnologia educacional
Informática e cidadania - Litoral do Paraná
Monografias - Informática e cidadania
title_short Análise e proposta de sugestões em relação ao módulo projeto de aprendizagem (PA) no Portal Zelda
title_full Análise e proposta de sugestões em relação ao módulo projeto de aprendizagem (PA) no Portal Zelda
title_fullStr Análise e proposta de sugestões em relação ao módulo projeto de aprendizagem (PA) no Portal Zelda
title_full_unstemmed Análise e proposta de sugestões em relação ao módulo projeto de aprendizagem (PA) no Portal Zelda
title_sort Análise e proposta de sugestões em relação ao módulo projeto de aprendizagem (PA) no Portal Zelda
author Silva, Adriana Rangel da
author_facet Silva, Adriana Rangel da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Bacharelado em Informática e cidadania
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriana Rangel da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Graziola Junior, Paulo Gaspar
contributor_str_mv Graziola Junior, Paulo Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Tecnologia educacional
Informática e cidadania - Litoral do Paraná
Monografias - Informática e cidadania
topic Ensino a distância
Tecnologia educacional
Informática e cidadania - Litoral do Paraná
Monografias - Informática e cidadania
description Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Informática e Cidadania
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-08T18:58:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-08T18:58:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/53383
url http://hdl.handle.net/1884/53383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 72 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53383/1/ADRIANA%20RANGEL%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv db05635d194e92912200674928822c8f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860594533400576