Análise e proposta de sugestões em relação ao módulo projeto de aprendizagem (PA) no Portal Zelda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/53383 |
Resumo: | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Informática e Cidadania |
id |
UFPR_b6b5d32da9e616577fd8ec5d64c20794 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53383 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Silva, Adriana Rangel daUniversidade Federal do Paraná. Bacharelado em Informática e cidadaniaGraziola Junior, Paulo Gaspar2018-02-08T18:58:19Z2018-02-08T18:58:19Z2017http://hdl.handle.net/1884/53383Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Informática e CidadaniaInclui referênciasOs cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Federal do Paraná Setor Litoral foram criados para contribuir com o crescimento social e econômico regional, trazendo um projeto de expansão institucional de caráter inovador, sustentado por fundamentos emancipatórios de desenvolvimento da aprendizagem, com um currículo diferenciado, formado por três grandes eixos: Fundamentos Teóricos Práticos (FTPs); Interações Culturais e Humanísticas (ICHs) e os Projetos de Aprendizagem (PAs). Os PAs serviram como recorte nessa pesquisa, pois são obrigatórios para todos os cursos do Setor Litoral, fazendo parte do seu Projeto Politico Pedagógico (PPP). Entretanto, é clara a dificuldade que uma grande parcela dos estudantes tem para desenvolver seu projeto. Assim, este trabalho tem como objetivo geral, analisar e propor sugestões em relação ao módulo Projeto de Aprendizagem (PA) no Portal Zelda (portal esse que começou a ser estruturado em meados de 2012 através de um levantamento de requisitos pela equipe de TI, com objetivo de atender FTPs, ICHs e PAs). E como objetivos específicos: contextualizar o local da pesquisa e realizar um levantamento de como funciona o Portal Zelda com a equipe de desenvolvimento; pesquisar na literatura sobre educação à distância e ambientes virtuais de aprendizagem, buscando possibilidades de ferramentas para o ambiente; realizar um diagnóstico do Portal Zelda, além de analisar e propor sugestões. Como metodologia foi realizada uma abordagem exploratória qualitativa através de questionários on-line, onde busquei descobrir as dúvidas e as necessidades dos docentes e discentes quanto ao ambiente Zelda. Como principais resultados, é notada a necessidade de recursos específicos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para apoiar os PAs, para que todos os estudantes e professores possam desenvolver seus projetos, catalogar, interagir com a comunidade acadêmica, desenvolvendo assim um trabalho em equipe e visível a todos. Pretende-se ainda, como trabalhos futuros, apresentar este projeto de pesquisa para a equipe de TI como ferramenta de apoio para o desenvolvimento e implementação dessas funcionalidades72 p.application/pdfEnsino a distânciaTecnologia educacionalInformática e cidadania - Litoral do ParanáMonografias - Informática e cidadaniaAnálise e proposta de sugestões em relação ao módulo projeto de aprendizagem (PA) no Portal Zeldainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALADRIANA RANGEL DA SILVA.pdfapplication/pdf2217418https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53383/1/ADRIANA%20RANGEL%20DA%20SILVA.pdfdb05635d194e92912200674928822c8fMD51open access1884/533832018-02-08 16:58:19.625open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53383Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-02-08T18:58:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise e proposta de sugestões em relação ao módulo projeto de aprendizagem (PA) no Portal Zelda |
title |
Análise e proposta de sugestões em relação ao módulo projeto de aprendizagem (PA) no Portal Zelda |
spellingShingle |
Análise e proposta de sugestões em relação ao módulo projeto de aprendizagem (PA) no Portal Zelda Silva, Adriana Rangel da Ensino a distância Tecnologia educacional Informática e cidadania - Litoral do Paraná Monografias - Informática e cidadania |
title_short |
Análise e proposta de sugestões em relação ao módulo projeto de aprendizagem (PA) no Portal Zelda |
title_full |
Análise e proposta de sugestões em relação ao módulo projeto de aprendizagem (PA) no Portal Zelda |
title_fullStr |
Análise e proposta de sugestões em relação ao módulo projeto de aprendizagem (PA) no Portal Zelda |
title_full_unstemmed |
Análise e proposta de sugestões em relação ao módulo projeto de aprendizagem (PA) no Portal Zelda |
title_sort |
Análise e proposta de sugestões em relação ao módulo projeto de aprendizagem (PA) no Portal Zelda |
author |
Silva, Adriana Rangel da |
author_facet |
Silva, Adriana Rangel da |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Bacharelado em Informática e cidadania |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Adriana Rangel da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Graziola Junior, Paulo Gaspar |
contributor_str_mv |
Graziola Junior, Paulo Gaspar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Tecnologia educacional Informática e cidadania - Litoral do Paraná Monografias - Informática e cidadania |
topic |
Ensino a distância Tecnologia educacional Informática e cidadania - Litoral do Paraná Monografias - Informática e cidadania |
description |
Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Informática e Cidadania |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-02-08T18:58:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-02-08T18:58:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/53383 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/53383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
72 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53383/1/ADRIANA%20RANGEL%20DA%20SILVA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
db05635d194e92912200674928822c8f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898798884192256 |