A sincronia no subjetivo : interação entre pianista e cantor na preparação e na performance das canções de Oswaldo de Souza
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/72316 |
Resumo: | Orientadora: Prof. Drª. Zélia Chueke |
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Ruivo, Cinthia, 1983-Chueke, Zélia, 1961-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música2021-12-20T17:38:16Z2021-12-20T17:38:16Z2021https://hdl.handle.net/1884/72316Orientadora: Prof. Drª. Zélia ChuekeTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 22/03/2021Inclui referências: p. 143-154Resumo: Nesta pesquisa, investigamos os aspectos de sincronia em passagens em que fica evidente a liberdade de decisões interpretativas das canções de câmara do compositor Oswaldo de Souza (1904-1995). Em busca desta sincronia (duas abordagens que precisam se fundir em uma única interpretação), emergem considerações em torno dos aspectos objetivos e subjetivos do fazer musical. Partindo-se da notação musical, no processo de construção de uma versão consistente e coerente da obra, a utilização do gesto de execução como ferramenta no direcionamento do discurso musical (gesto musical) é de vital importância para o resultado final, mas, antes disso, representa o fator imprescindível para o estabelecimento da interação entre os intérpretes na música de câmara. Desta forma, a metodologia adotada para este trabalho divide-se em quatro etapas: 1) Análise musical visando: inserção das canções na categorização proposta pelo compositor (GALVÃO, 1988, p.104), que norteou a definição de pontos capitais para o bom estabelecimento da sincronia desejada; 2) Entrevistas com pianistas que tenham executado pelo menos alguma das canções em público em busca de tais pontos; 3) Entrevistas com os cantores que trabalharam com os pianistas participantes da pesquisa em busca dos mesmos pontos que novamente podem não coincidir com aqueles sinalizados nas duas etapas anteriores; 4) Através dos dados obtidos, determinamos as coincidências e divergências, considerando-se a possibilidade de contribuir na construção de futuras performances. Com base nos aspectos que denotam a alma brasileira (GALVÃO, 1988), os quais, por mais subjetivos que sejam, são sugeridos pela notação, podemos observar a influência e a percepção do material musical - e, implicitamente, do caráter da obra - pelos intérpretes e, consequentemente, exigindo maior atenção na busca pela sincronia.Abstract: In this research, we investigate the aspects of synchrony in passages in which the freedom of interpretative decisions of the composer Oswaldo de Souza's chamber songs (1904-1995) is evident. In search of this synchrony (two approaches that need to merge in to a single interpretation), considerations emerge around the objective and subjective aspects of making music. Starting from musical notation, in the process of building a consistent and coherent version of the work, the use of the performance gesture as a tool in directing the musical discourse (musical gesture) is of vital importance for the final result, but, before that, it represents the essential factor for the establishment of the interaction between the interpreters in chamber music. Thus, the methodology adopted for this work is divided into four steps: 1) Musical analysis aiming: songs' insertion in the categorization proposed by the composer (GALVAO, 1988, p.104) that guided the definition of capital points for the good establishment of the desired synchrony; 2) Interviews with pianists who have performed at least one of the songs in public in search of such points; 3) Interviews with the singers who worked with the pianists participating in the research in search of the same points that again may not coincide with those indicated in the previous two steps; 4) Through the data obtained, we determine the coincidences and divergences, considering the possibility of contributing for the construction of future performances. Based on the aspects that denote the Brazilian soul (GALVAO, 1988) which, however, the most subjective they may be, they are suggested by the notation, so that we can observe the musical material's influence and perception - and, implicitly, the character of the work - by the interpreters and consequently, demanding greater attention in the search for synchrony.1 arquivo (195 p.) : PDF.application/pdfSouza, Oswaldo Câmara de, 1904-1995Música de câmaraMusica - Analise, apreciaçãoPianistasMúsicaA sincronia no subjetivo : interação entre pianista e cantor na preparação e na performance das canções de Oswaldo de Souzainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - CINTHIA RUIVO DA SILVA.pdfapplication/pdf65282927https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72316/1/R%20-%20T%20-%20CINTHIA%20RUIVO%20DA%20SILVA.pdf723c44aa82e91b11fde46fb5e2942b12MD51open access1884/723162021-12-20 14:38:16.112open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72316Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-20T17:38:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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