Interpretação em Henrique Oswald : transformações entre o Allegro Agitato da sonata op. 21 e a Sonata-Fantasia op. 44 para violoncelo e piano
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591547 |
Resumo: | Orientador: Mauricy Matos Martin |
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Interpretação em Henrique Oswald : transformações entre o Allegro Agitato da sonata op. 21 e a Sonata-Fantasia op. 44 para violoncelo e pianoOswald, Henrique, 1852-1931Música - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc.)Música - Análise, apreciaçãoMúsica de câmaraMúsica - BrasilOrientador: Mauricy Matos MartinDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa de mestrado teve como objetivos analisar aspectos que caracterizaram transformações entre o Allegro Agitato da Sonata op. 21 (1898) e a Sonata-Fantasia op. 44 (1916) para violoncelo e piano de Henrique Oswald, para concluir sobre a interpretação dessas obras e sobre elementos da composição de Henrique Oswald. Este trabalho se justifica pela necessidade de estudar a obra de compositores brasileiros, analisar seus elementos composicionais e fornecer subsídios para a interpretação. Na metodologia foram abordados: leitura de bibliografia sobre história da música; análise motívica, harmônica e estrutural da obra; tratamento dado a cada instrumento e direcionamento para a interpretação. Em anexo, constam: lista de discografia; lista de obras editadas e manuscritas; entrevista com Luli Oswald, neta do compositor; partitura das obras e CD contendo a gravação das Sonatas. Este estudo procura contribuir para pesquisa sobre análise e interpretação musical assim como divulgar a obra de compositores brasileirosAbstract: The objective of this research is to analyze the transformation process in the Allegro Agitato of the Sonata op. 21 (1898) and Sonata-Fantasia op. 44 (1916) for violoncello and piano of Henrique Oswald in order to come to some conclusions about their interpretation and the composer's compositional aspects. In the methodology, the following aspects were used: music history bibliography; motivic, structural and harmonic analysis; treatment of the instruments (violoncello and piano) and directions for interpretation. Enclosed is also a discography; list of works; an interview with his granddaughter Ms. Luli Oswald; scores of the sonatas as well as a CD recording of them. This research attempts to contribute to the study, analysis and interpretation, as well as to disclose Brazilian composersMestradoMestre em Artes[s.n.]Martin, Mauricy Matos, 1955-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCervini, Lucia20012001-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf application/x-compressed215 p. : il. + + 1 CD-ROM.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591547CERVINI, Lucia. Interpretação em Henrique Oswald: transformações entre o Allegro Agitato da sonata op. 21 e a Sonata-Fantasia op. 44 para violoncelo e piano. 2001. 215 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591547. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/226321https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/226321porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-03T09:00:19Zoai::226321Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-03T09:00:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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