Novas tecnologias e o ensino de filosofia : uma análise simondoniana dos smartphones e do aplicativo whatsapp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weffort, Patrícia Maria, 1983-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69959
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ronei Clécio Mocellin
id UFPR_b840c077c8d4f16c8c4269969059aecb
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69959
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Weffort, Patrícia Maria, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em FilosofiaMocellin, Ronei Clécio, 1973-2021-04-15T23:28:43Z2021-04-15T23:28:43Z2020https://hdl.handle.net/1884/69959Orientador: Prof. Dr. Ronei Clécio MocellinDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 08/10/2020Inclui referências: p. 133-145Resumo: Este estudo parte de experiências e observações como professora regente na educação básica em escolas públicas paranaenses, na cidade de Londrina, especialmente nas aulas de Filosofia no Ensino Médio regular, no que tange à utilização dos dispositivos de comunicação - smartphones e o aplicativo WhatsApp - durante as aulas, na maioria das vezes, sem finalidade didática e ou pedagógica. Percebemos nos relatos e nos hábitos comunicativos dos estudantes um demasiado encantamento por esses objetos técnicos, porém sem, de fato, conhecê-los tecnicamente. Propomos, então, uma tomada de consciência destes objetos técnicos aos moldes da filosofia de Gilbert Simondon, que perpassa por um modelo de educação para a técnica, a fim de combater a alienação tecnológica que, segundo o filósofo, é fruto do desconhecimento da máquina. E, ao mesmo tempo, apresentamos uma proposta pedagógica que visa ao uso didático desses equipamentos e do aplicativo WhatsApp, por meio do ensino híbrido, nas aulas de Filosofia no Ensino Médio. Palavras-chave: Gilbert Simondon, Filosofia, Ensino, Smartphone, WhatsApp.Abstract: This research is based on experiences and observations as teacher regent in basic education in public schools in Paraná, in the city of Londrina, focusing on high school philosophy classes with regard to the use of communication devices - smartphones and the WhatsApp application use beyond the didactic and or pedagogical purposes. In the students' reports and communicative habits we perceive a great enchantment with these objects, but without actually knowing them technically. Therefore, we propose an awareness of these objects based on the philosophy of Gilbert Simondon, that proposes an education for the technique in order to combat the technological alienation that, according to him, is the result of unawareness of the machine. And, at the same time, we present a pedagogical proposal aimed at the didactic use of this equipment and the WhatsApp app through hybrid teaching, in the High School Philosophy classes. Keywords: Gilbert Simondon, Philosophy, Teaching, Smartphones, WhatsApp145 p. : il. (algumas color.).application/pdfSimondon, Gilbert, 1924-1989SmartphonesAmbiente de sala de aulaFilosofiaNovas tecnologias e o ensino de filosofia : uma análise simondoniana dos smartphones e do aplicativo whatsappinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - PATRICIA MARIA WEFFORT TEIXEIRA.pdfapplication/pdf3181442https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69959/1/R%20-%20D%20-%20PATRICIA%20MARIA%20WEFFORT%20TEIXEIRA.pdf88c3f676a856d8cb0aa8f06f9e1e8254MD51open access1884/699592021-04-15 20:28:44.067open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69959Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-04-15T23:28:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Novas tecnologias e o ensino de filosofia : uma análise simondoniana dos smartphones e do aplicativo whatsapp
title Novas tecnologias e o ensino de filosofia : uma análise simondoniana dos smartphones e do aplicativo whatsapp
spellingShingle Novas tecnologias e o ensino de filosofia : uma análise simondoniana dos smartphones e do aplicativo whatsapp
Weffort, Patrícia Maria, 1983-
Simondon, Gilbert, 1924-1989
Smartphones
Ambiente de sala de aula
Filosofia
title_short Novas tecnologias e o ensino de filosofia : uma análise simondoniana dos smartphones e do aplicativo whatsapp
title_full Novas tecnologias e o ensino de filosofia : uma análise simondoniana dos smartphones e do aplicativo whatsapp
title_fullStr Novas tecnologias e o ensino de filosofia : uma análise simondoniana dos smartphones e do aplicativo whatsapp
title_full_unstemmed Novas tecnologias e o ensino de filosofia : uma análise simondoniana dos smartphones e do aplicativo whatsapp
title_sort Novas tecnologias e o ensino de filosofia : uma análise simondoniana dos smartphones e do aplicativo whatsapp
author Weffort, Patrícia Maria, 1983-
author_facet Weffort, Patrícia Maria, 1983-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.contributor.author.fl_str_mv Weffort, Patrícia Maria, 1983-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mocellin, Ronei Clécio, 1973-
contributor_str_mv Mocellin, Ronei Clécio, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Simondon, Gilbert, 1924-1989
Smartphones
Ambiente de sala de aula
Filosofia
topic Simondon, Gilbert, 1924-1989
Smartphones
Ambiente de sala de aula
Filosofia
description Orientador: Prof. Dr. Ronei Clécio Mocellin
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-15T23:28:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-15T23:28:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69959
url https://hdl.handle.net/1884/69959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 145 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69959/1/R%20-%20D%20-%20PATRICIA%20MARIA%20WEFFORT%20TEIXEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 88c3f676a856d8cb0aa8f06f9e1e8254
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860924141731840