Novas tecnologias e o ensino de filosofia : uma análise simondoniana dos smartphones e do aplicativo whatsapp
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/69959 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Ronei Clécio Mocellin |
id |
UFPR_b840c077c8d4f16c8c4269969059aecb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69959 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Weffort, Patrícia Maria, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em FilosofiaMocellin, Ronei Clécio, 1973-2021-04-15T23:28:43Z2021-04-15T23:28:43Z2020https://hdl.handle.net/1884/69959Orientador: Prof. Dr. Ronei Clécio MocellinDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 08/10/2020Inclui referências: p. 133-145Resumo: Este estudo parte de experiências e observações como professora regente na educação básica em escolas públicas paranaenses, na cidade de Londrina, especialmente nas aulas de Filosofia no Ensino Médio regular, no que tange à utilização dos dispositivos de comunicação - smartphones e o aplicativo WhatsApp - durante as aulas, na maioria das vezes, sem finalidade didática e ou pedagógica. Percebemos nos relatos e nos hábitos comunicativos dos estudantes um demasiado encantamento por esses objetos técnicos, porém sem, de fato, conhecê-los tecnicamente. Propomos, então, uma tomada de consciência destes objetos técnicos aos moldes da filosofia de Gilbert Simondon, que perpassa por um modelo de educação para a técnica, a fim de combater a alienação tecnológica que, segundo o filósofo, é fruto do desconhecimento da máquina. E, ao mesmo tempo, apresentamos uma proposta pedagógica que visa ao uso didático desses equipamentos e do aplicativo WhatsApp, por meio do ensino híbrido, nas aulas de Filosofia no Ensino Médio. Palavras-chave: Gilbert Simondon, Filosofia, Ensino, Smartphone, WhatsApp.Abstract: This research is based on experiences and observations as teacher regent in basic education in public schools in Paraná, in the city of Londrina, focusing on high school philosophy classes with regard to the use of communication devices - smartphones and the WhatsApp application use beyond the didactic and or pedagogical purposes. In the students' reports and communicative habits we perceive a great enchantment with these objects, but without actually knowing them technically. Therefore, we propose an awareness of these objects based on the philosophy of Gilbert Simondon, that proposes an education for the technique in order to combat the technological alienation that, according to him, is the result of unawareness of the machine. And, at the same time, we present a pedagogical proposal aimed at the didactic use of this equipment and the WhatsApp app through hybrid teaching, in the High School Philosophy classes. Keywords: Gilbert Simondon, Philosophy, Teaching, Smartphones, WhatsApp145 p. : il. (algumas color.).application/pdfSimondon, Gilbert, 1924-1989SmartphonesAmbiente de sala de aulaFilosofiaNovas tecnologias e o ensino de filosofia : uma análise simondoniana dos smartphones e do aplicativo whatsappinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - PATRICIA MARIA WEFFORT TEIXEIRA.pdfapplication/pdf3181442https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69959/1/R%20-%20D%20-%20PATRICIA%20MARIA%20WEFFORT%20TEIXEIRA.pdf88c3f676a856d8cb0aa8f06f9e1e8254MD51open access1884/699592021-04-15 20:28:44.067open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69959Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-04-15T23:28:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Novas tecnologias e o ensino de filosofia : uma análise simondoniana dos smartphones e do aplicativo whatsapp |
title |
Novas tecnologias e o ensino de filosofia : uma análise simondoniana dos smartphones e do aplicativo whatsapp |
spellingShingle |
Novas tecnologias e o ensino de filosofia : uma análise simondoniana dos smartphones e do aplicativo whatsapp Weffort, Patrícia Maria, 1983- Simondon, Gilbert, 1924-1989 Smartphones Ambiente de sala de aula Filosofia |
title_short |
Novas tecnologias e o ensino de filosofia : uma análise simondoniana dos smartphones e do aplicativo whatsapp |
title_full |
Novas tecnologias e o ensino de filosofia : uma análise simondoniana dos smartphones e do aplicativo whatsapp |
title_fullStr |
Novas tecnologias e o ensino de filosofia : uma análise simondoniana dos smartphones e do aplicativo whatsapp |
title_full_unstemmed |
Novas tecnologias e o ensino de filosofia : uma análise simondoniana dos smartphones e do aplicativo whatsapp |
title_sort |
Novas tecnologias e o ensino de filosofia : uma análise simondoniana dos smartphones e do aplicativo whatsapp |
author |
Weffort, Patrícia Maria, 1983- |
author_facet |
Weffort, Patrícia Maria, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weffort, Patrícia Maria, 1983- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mocellin, Ronei Clécio, 1973- |
contributor_str_mv |
Mocellin, Ronei Clécio, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Simondon, Gilbert, 1924-1989 Smartphones Ambiente de sala de aula Filosofia |
topic |
Simondon, Gilbert, 1924-1989 Smartphones Ambiente de sala de aula Filosofia |
description |
Orientador: Prof. Dr. Ronei Clécio Mocellin |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-15T23:28:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-15T23:28:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/69959 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/69959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
145 p. : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69959/1/R%20-%20D%20-%20PATRICIA%20MARIA%20WEFFORT%20TEIXEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
88c3f676a856d8cb0aa8f06f9e1e8254 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860924141731840 |