Música e técnica : reflexão conceitual, mecanologia e criação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velloso, José Henrique Padovani, 1981-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621955
Resumo: Orientador: Silvio Ferraz Mello Filho
id UNICAMP-30_48e9a58f40d0ee8e0cb880c35c47be8b
oai_identifier_str oai::920713
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Música e técnica : reflexão conceitual, mecanologia e criação musicalMusic and technique : conceptual reflection, mecanology and musical creationSimondon, Gilbert, 1924-1989Composição (Música)Música - TécnicaMúsica e filosofiaSimondon, GilbertComposition (Music)Music - TechniqueMusic and philosophyOrientador: Silvio Ferraz Mello FilhoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O objetivo do trabalho é discutir a questão das técnicas nos processos criativos relacionados a práticas musicais e sonoras ao (1) realizar uma investigação reflexiva/conceitual; (2) ao realizar uma abordagem mecanológica de determinadas técnicas musicais/sonoras; e (3) ao apresentar trabalhos de criação realizados durante o doutorado. Essas três abordagens são apresentadas, respectivamente, nas três partes do trabalho - consideravelmente independentes entre si. A primeira apresenta criticamente diferentes apreensões sobre a técnica. A um fatalismo identificado, apesar de suas particularidades, no pensamento de Heidegger, Benjamin e Adorno é contraposto o pensamento de Gilbert Simondon. Recusando o hilemorfismo (que segrega forma e material), Simondon compreende a técnica como um artefato cultural que preserva em seu dinamismo gestos e pensamentos humanos. Ao ser aproximada dos processos criativos na música, tal perspectiva permite entrever uma relação menos conflituosa entre técnica e criação musical, compreendendo-se então a interação com as técnicas nesses contextos não mais a partir de um viés meramente utilitário ou instrumental, mas, antes, como um processo transdutivo de acoplagem entre expressões, gestos e pensamentos que emanam tanto do homem quanto da sua sedimentação no dinamismo dos mecanismos técnicos. Na segunda parte do trabalho é empreendida, a partir da exposição de determinadas técnicas e de suas utilizações em contextos musicais, uma mecanologia das técnicas musicais e sonoras e de práticas a elas relacionadas. Tal abordagem é realizada a partir do estudo de determinados objetos e mecanismos técnicos e a partir de uma interpretação das implicações dessas invenções em desenvolvimentos técnicos subsequentes assim como de sua apropriação e reinvenção em processos criativos específicos. A terceira parte do trabalho apresenta brevemente as composições realizadas durante o doutorado, cujas partituras foram incluídas aos apêndices do trabalhoAbstract: The thesis objective is to discuss the matter of technology in creative processes related to sound and musical practices by (1) undertaking a conceptual/theoretical inquiry; (2) by undertaking a mecanological approach of certain musical/sound technologies; (3) by presenting creative works produced during the doctorate studies. These three approaches are presented, respectively, in the three parts of the work - which are significantly independent from each other. The first section critically exposes different theoretical understandings of technology. Gilbert Simondon's outlook is counterposed to a sort of fatalism that may be perceived in the theoretical thought of Heidegger, Benjamin and Adorno, despite the very specific features of these philosophers' ideas. By refusing an hylomorphism (that segregates form and material), Simondon conceives technical things as a cultural artifacts which retain in their dynamism human gestures and thoughts. By relating these ideas to music and its creative processes, such a perspective allows us to glimpse a less quarrelsome relation between technology and musical creation, what allows us to understand the integration of technical things in these contexts not by an utilitarian and instrumental approach but rather as a transductive process of coupling between human expressions, gestures and thoughts and their sedimentation in the dynamic mechanisms of technical things. By exposing certain technologies and their use in musical contexts, the second part of the thesis enterprises what is here called a mecanology of musical/sound techniques and related practices. Such exposition comprises the study of certain technical mechanisms and an interpretation of such inventions including their subsequent technical developments as well as their appropriation and reinvention in specific creative processes. The third part of the work presents briefly compositions that were written during the doctorate studies. The scores of these compositions were included in the thesis' appendicesDoutoradoProcessos CriativosDoutor em Música[s.n.]Ferraz, Silvio, 1959-Gubernikoff, CaroleGarcia, Sergio FreireIazzetta, Fernando Henrique de OliveiraMannis, José AugustoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVelloso, José Henrique Padovani, 1981-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf399 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621955VELLOSO, José Henrique Padovani. Música e técnica: reflexão conceitual, mecanologia e criação musical. 2013. 399 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621955. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/920713porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:13:36Zoai::920713Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:13:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Música e técnica : reflexão conceitual, mecanologia e criação musical
Music and technique : conceptual reflection, mecanology and musical creation
title Música e técnica : reflexão conceitual, mecanologia e criação musical
spellingShingle Música e técnica : reflexão conceitual, mecanologia e criação musical
Velloso, José Henrique Padovani, 1981-
Simondon, Gilbert, 1924-1989
Composição (Música)
Música - Técnica
Música e filosofia
Simondon, Gilbert
Composition (Music)
Music - Technique
Music and philosophy
title_short Música e técnica : reflexão conceitual, mecanologia e criação musical
title_full Música e técnica : reflexão conceitual, mecanologia e criação musical
title_fullStr Música e técnica : reflexão conceitual, mecanologia e criação musical
title_full_unstemmed Música e técnica : reflexão conceitual, mecanologia e criação musical
title_sort Música e técnica : reflexão conceitual, mecanologia e criação musical
author Velloso, José Henrique Padovani, 1981-
author_facet Velloso, José Henrique Padovani, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferraz, Silvio, 1959-
Gubernikoff, Carole
Garcia, Sergio Freire
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira
Mannis, José Augusto
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Velloso, José Henrique Padovani, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Simondon, Gilbert, 1924-1989
Composição (Música)
Música - Técnica
Música e filosofia
Simondon, Gilbert
Composition (Music)
Music - Technique
Music and philosophy
topic Simondon, Gilbert, 1924-1989
Composição (Música)
Música - Técnica
Música e filosofia
Simondon, Gilbert
Composition (Music)
Music - Technique
Music and philosophy
description Orientador: Silvio Ferraz Mello Filho
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621955
VELLOSO, José Henrique Padovani. Música e técnica: reflexão conceitual, mecanologia e criação musical. 2013. 399 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621955. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621955
identifier_str_mv VELLOSO, José Henrique Padovani. Música e técnica: reflexão conceitual, mecanologia e criação musical. 2013. 399 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621955. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/920713
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
399 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138518087237632