A relação conflituosa entre o exercício do marketing e a ética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco Junior, Walter
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/39713
Resumo: Orientador : Romeu Rossler Telma.
id UFPR_b8b839073ebc1a9448fa463f0f6ebde4
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/39713
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Pacheco Junior, WalterUniversidade Federal do Paraná.Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em MarketingTelma, Romeu Rössler, 1944-2021-05-05T17:05:57Z2021-05-05T17:05:57Z2012https://hdl.handle.net/1884/39713Orientador : Romeu Rossler Telma.Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em MarketingInclui referênciasResumo : O presente estudo aborda a relevância dos valores e princípios éticos dentro do marketing no ambiente das empresas, focando o uso da ética no planejamento de estratégias de marketing, e qual deve ser a postura a ser adotada pelo profissional atuante nesta área ao se deparar com o embate de valores e princípios éticos, os quais se constituem como diferencial na administração de sucesso em grandes empresas que conseguem traçar suas estratégias considerando tais princípios. Sempre que se aborda o tema ética diversos fatores estão envolvidos, pois há que se considerar circunstâncias históricas e sociais. Uma empresa pratica seu marketing de maneira boa quando atende aos desejos e necessidades de seu consumidor, e esses são pontos focados nesse trabalho, ao lado da natureza da ética no marketing e a analise dos diferentes aspectos causados pelos seus impactos, baseada nas teorias e estudos de teóricos do tema. A boa prática de marketing comumente é confundida com o próprio significado de ética dentro do marketing, aí se visualiza como existe um conflito para o profissional atuar nessa área. No âmbito do marketing, a ética compreende os princípios e padrões norteadores da conduta correta das instituições. No desenvolvimento desse estudo se demonstra que atuar de maneira ética dentro do marketing não se mostra como uma tarefa fácil, também pelas muitas variáveis envolvidas em tais ações. Nesse momento surge o conflito para o profissional, que sabe a importância primordial da ética em sua atuação, mas ainda necessita de mais clareza em como poder aplica-la na persecução de seus objetivos, das finalidades de mercado que o marketing se preocupa. Desse aspecto este estudo se ocupou, em trazer parâmetros mais claros para o profissional de marketing atuar de maneira ética, demonstrando a ligação desta com o ramo atuante da administração dentro da empresa e quanto a instituição que investe e se utiliza dessa prática se destaca no mercado.1 arquivo (54 p.).application/pdfMarketing - EticaA relação conflituosa entre o exercício do marketing e a éticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - WALTER PACHECO JUNIOR.pdfapplication/pdf395373https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39713/1/R%20-%20E%20-%20WALTER%20PACHECO%20JUNIOR.pdf58fba377159dad10920ce311ba395430MD51open accessTEXTR - E - WALTER PACHECO JUNIOR.pdf.txtExtracted Texttext/plain95021https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39713/2/R%20-%20E%20-%20WALTER%20PACHECO%20JUNIOR.pdf.txt4c75811ad1ae52ebc659a6f324f0374bMD52open accessTHUMBNAILR - E - WALTER PACHECO JUNIOR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1302https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39713/3/R%20-%20E%20-%20WALTER%20PACHECO%20JUNIOR.pdf.jpgf984abd8bdad9cdccd07a852b0b0ef51MD53open access1884/397132021-05-05 14:05:57.598open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/39713Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-05T17:05:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação conflituosa entre o exercício do marketing e a ética
title A relação conflituosa entre o exercício do marketing e a ética
spellingShingle A relação conflituosa entre o exercício do marketing e a ética
Pacheco Junior, Walter
Marketing - Etica
title_short A relação conflituosa entre o exercício do marketing e a ética
title_full A relação conflituosa entre o exercício do marketing e a ética
title_fullStr A relação conflituosa entre o exercício do marketing e a ética
title_full_unstemmed A relação conflituosa entre o exercício do marketing e a ética
title_sort A relação conflituosa entre o exercício do marketing e a ética
author Pacheco Junior, Walter
author_facet Pacheco Junior, Walter
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná.Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco Junior, Walter
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Telma, Romeu Rössler, 1944-
contributor_str_mv Telma, Romeu Rössler, 1944-
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing - Etica
topic Marketing - Etica
description Orientador : Romeu Rossler Telma.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-05T17:05:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-05T17:05:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/39713
url https://hdl.handle.net/1884/39713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (54 p.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39713/1/R%20-%20E%20-%20WALTER%20PACHECO%20JUNIOR.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39713/2/R%20-%20E%20-%20WALTER%20PACHECO%20JUNIOR.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39713/3/R%20-%20E%20-%20WALTER%20PACHECO%20JUNIOR.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 58fba377159dad10920ce311ba395430
4c75811ad1ae52ebc659a6f324f0374b
f984abd8bdad9cdccd07a852b0b0ef51
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699196032122880