A relação conflituosa entre o exercício do marketing e a ética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/39713 |
Resumo: | Orientador : Romeu Rossler Telma. |
id |
UFPR_b8b839073ebc1a9448fa463f0f6ebde4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/39713 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Pacheco Junior, WalterUniversidade Federal do Paraná.Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em MarketingTelma, Romeu Rössler, 1944-2021-05-05T17:05:57Z2021-05-05T17:05:57Z2012https://hdl.handle.net/1884/39713Orientador : Romeu Rossler Telma.Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em MarketingInclui referênciasResumo : O presente estudo aborda a relevância dos valores e princípios éticos dentro do marketing no ambiente das empresas, focando o uso da ética no planejamento de estratégias de marketing, e qual deve ser a postura a ser adotada pelo profissional atuante nesta área ao se deparar com o embate de valores e princípios éticos, os quais se constituem como diferencial na administração de sucesso em grandes empresas que conseguem traçar suas estratégias considerando tais princípios. Sempre que se aborda o tema ética diversos fatores estão envolvidos, pois há que se considerar circunstâncias históricas e sociais. Uma empresa pratica seu marketing de maneira boa quando atende aos desejos e necessidades de seu consumidor, e esses são pontos focados nesse trabalho, ao lado da natureza da ética no marketing e a analise dos diferentes aspectos causados pelos seus impactos, baseada nas teorias e estudos de teóricos do tema. A boa prática de marketing comumente é confundida com o próprio significado de ética dentro do marketing, aí se visualiza como existe um conflito para o profissional atuar nessa área. No âmbito do marketing, a ética compreende os princípios e padrões norteadores da conduta correta das instituições. No desenvolvimento desse estudo se demonstra que atuar de maneira ética dentro do marketing não se mostra como uma tarefa fácil, também pelas muitas variáveis envolvidas em tais ações. Nesse momento surge o conflito para o profissional, que sabe a importância primordial da ética em sua atuação, mas ainda necessita de mais clareza em como poder aplica-la na persecução de seus objetivos, das finalidades de mercado que o marketing se preocupa. Desse aspecto este estudo se ocupou, em trazer parâmetros mais claros para o profissional de marketing atuar de maneira ética, demonstrando a ligação desta com o ramo atuante da administração dentro da empresa e quanto a instituição que investe e se utiliza dessa prática se destaca no mercado.1 arquivo (54 p.).application/pdfMarketing - EticaA relação conflituosa entre o exercício do marketing e a éticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - WALTER PACHECO JUNIOR.pdfapplication/pdf395373https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39713/1/R%20-%20E%20-%20WALTER%20PACHECO%20JUNIOR.pdf58fba377159dad10920ce311ba395430MD51open accessTEXTR - E - WALTER PACHECO JUNIOR.pdf.txtExtracted Texttext/plain95021https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39713/2/R%20-%20E%20-%20WALTER%20PACHECO%20JUNIOR.pdf.txt4c75811ad1ae52ebc659a6f324f0374bMD52open accessTHUMBNAILR - E - WALTER PACHECO JUNIOR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1302https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39713/3/R%20-%20E%20-%20WALTER%20PACHECO%20JUNIOR.pdf.jpgf984abd8bdad9cdccd07a852b0b0ef51MD53open access1884/397132021-05-05 14:05:57.598open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/39713Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-05T17:05:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A relação conflituosa entre o exercício do marketing e a ética |
title |
A relação conflituosa entre o exercício do marketing e a ética |
spellingShingle |
A relação conflituosa entre o exercício do marketing e a ética Pacheco Junior, Walter Marketing - Etica |
title_short |
A relação conflituosa entre o exercício do marketing e a ética |
title_full |
A relação conflituosa entre o exercício do marketing e a ética |
title_fullStr |
A relação conflituosa entre o exercício do marketing e a ética |
title_full_unstemmed |
A relação conflituosa entre o exercício do marketing e a ética |
title_sort |
A relação conflituosa entre o exercício do marketing e a ética |
author |
Pacheco Junior, Walter |
author_facet |
Pacheco Junior, Walter |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná.Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco Junior, Walter |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Telma, Romeu Rössler, 1944- |
contributor_str_mv |
Telma, Romeu Rössler, 1944- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing - Etica |
topic |
Marketing - Etica |
description |
Orientador : Romeu Rossler Telma. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-05T17:05:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-05T17:05:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/39713 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/39713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (54 p.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39713/1/R%20-%20E%20-%20WALTER%20PACHECO%20JUNIOR.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39713/2/R%20-%20E%20-%20WALTER%20PACHECO%20JUNIOR.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39713/3/R%20-%20E%20-%20WALTER%20PACHECO%20JUNIOR.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
58fba377159dad10920ce311ba395430 4c75811ad1ae52ebc659a6f324f0374b f984abd8bdad9cdccd07a852b0b0ef51 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898886641614848 |