Roteiros de sequências didáticas com metodologias ativas para o ensino de anatomia e histologia animal no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/74002 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Carla Wanderer |
id |
UFPR_b8ba8c6bd9aa69be31bd00f9f072eb30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74002 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Hofmann, João Erlei, 1981-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalWanderer, Carla, 1964-2022-03-23T21:31:29Z2022-03-23T21:31:29Z2021https://hdl.handle.net/1884/74002Orientadora: Profa. Dra. Carla WandererDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional – PROFBIO. Defesa : Curitiba, 29/06/2021Inclui referências: p. 55-60Área de concentração: Ensino de BiologiaResumo: As metodologias ativas, sobretudo na perspectiva investigativa, se apresentam como possíveis caminhos para superar obstáculos no processo de ensino/aprendizagem, até então intransponíveis. Os conteúdos selecionados neste TCM, para a abordagem alternativa às aulas exclusivamente expositivas e rotineiras de Biologia para o Ensino Médio, foram Anatomia e Histologia Animal. Ambos os conteúdos foram trabalhados de forma integrada e não compartimentalizada em tópicos separados. Foram criados roteiros de aulas práticas com tecidos animais, com baixo risco de contaminação, consecução simples e não onerosa. O objetivo foi viabilizar a aplicação das técnicas de metodologias ativas, denominadas de "Sala de Aula Invertida" e "Rotação por Estações de Trabalho", disponibilizando roteiros, material biológico e material de pesquisa virtual apropriados aos estudantes de três turmas da segunda série do Ensino Médio (2º "A", 2º "B" e 2º "C") do Colégio Estadual do Campo da Colônia Malhada, de São José dos Pinhais, Paraná, totalizando 71 (setenta e um) estudantes. Em paralelo, foi realizada a análise dos conteúdos de Anatomia e Histologia Animal no livro didático de Biologia do PNLD – 2018, pelo professor. Também foram desenvolvidos procedimentos para a montagem de um esqueleto de galinha. A utilização de material biológico e de metodologias ativas e inovadoras, que favoreceram a descoberta e a investigação pelos estudantes, tornaram as aulas de Anatomia e Histologia Animal diferentes da estrutura das aulas expositivas tradicionais, pois as aulas fundamentadas na ação interativa dos discentes ficaram mais atrativas e mobilizadoras para os estudantes.Abstract: Active methodologies, especially from the investigative perspective, are presented as possible ways to overcome the teaching/learning process, which until then was insurmountable. The contents selected in this TCM, for the alternative approach to exclusively expository and routine classes of Biology for High School, were Animal Anatomy and Histology. Both contents were worked in an integrated way and not compartmentalized in separate topics. Scripts of practical classes were created with animal tissues, with low risk of contamination, simple and inexpensive to achieve. The objective was to enable the application of the techniques of active methodologies, called "Flipped Classroom" and "Rotation by Workstations", providing scripts, biological material and virtual research material appropriate to students in three classes of the second grade of Education. Medium (2nd "A", 2nd "B" and 2nd "C") at the Colégio Estadual do Campo da Colônia Malhada, from São José dos Pinhais, Paraná, totaling 71 (seventy-one) students. In parallel, the teacher analyzed the contents of Animal Anatomy and Histology in the PNLD Biology textbook - 2018. Procedures were also developed for the assembly of a chicken skeleton. The use of biological material and active and innovative methodologies, which favored the discovery and investigation by the students, made the Anatomy and Animal Histology classes different from the structure of the traditional expository classes, because the classes based on the interactive action of the students became more attractive and mobilizing for students.1 arquivo (131 p.) : PDF.application/pdfBiologia - Estudo e ensinoAnatomiaHistologiaPrática de ensinoEnsino médioRoteiros de sequências didáticas com metodologias ativas para o ensino de anatomia e histologia animal no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JOAO ERLEI HOFMANN.pdfapplication/pdf6320745https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74002/1/R%20-%20D%20-%20JOAO%20ERLEI%20HOFMANN.pdfcd2d3aa6028d6f4de82977b4278af640MD51open access1884/740022022-03-23 18:31:29.831open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74002Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-03-23T21:31:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Roteiros de sequências didáticas com metodologias ativas para o ensino de anatomia e histologia animal no ensino médio |
title |
Roteiros de sequências didáticas com metodologias ativas para o ensino de anatomia e histologia animal no ensino médio |
spellingShingle |
Roteiros de sequências didáticas com metodologias ativas para o ensino de anatomia e histologia animal no ensino médio Hofmann, João Erlei, 1981- Biologia - Estudo e ensino Anatomia Histologia Prática de ensino Ensino médio |
title_short |
Roteiros de sequências didáticas com metodologias ativas para o ensino de anatomia e histologia animal no ensino médio |
title_full |
Roteiros de sequências didáticas com metodologias ativas para o ensino de anatomia e histologia animal no ensino médio |
title_fullStr |
Roteiros de sequências didáticas com metodologias ativas para o ensino de anatomia e histologia animal no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Roteiros de sequências didáticas com metodologias ativas para o ensino de anatomia e histologia animal no ensino médio |
title_sort |
Roteiros de sequências didáticas com metodologias ativas para o ensino de anatomia e histologia animal no ensino médio |
author |
Hofmann, João Erlei, 1981- |
author_facet |
Hofmann, João Erlei, 1981- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hofmann, João Erlei, 1981- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wanderer, Carla, 1964- |
contributor_str_mv |
Wanderer, Carla, 1964- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia - Estudo e ensino Anatomia Histologia Prática de ensino Ensino médio |
topic |
Biologia - Estudo e ensino Anatomia Histologia Prática de ensino Ensino médio |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Carla Wanderer |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-23T21:31:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-23T21:31:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/74002 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/74002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (131 p.) : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74002/1/R%20-%20D%20-%20JOAO%20ERLEI%20HOFMANN.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cd2d3aa6028d6f4de82977b4278af640 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898862456209408 |