Análise da implantação da escola organizada em ciclos de aprendizagem na rede municipal de Curitiba - 1997/2004

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Aparecida da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/6592
Resumo: Orientadora: Regina Maria Michelotto
id UFPR_b93d0eb2c241855b473be3be34524b34
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/6592
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMichelotto, Regina Maria, 1941-Silva, Maria Aparecida da2022-11-18T11:21:21Z2022-11-18T11:21:21Z2006https://hdl.handle.net/1884/6592Orientadora: Regina Maria MichelottoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006Inclui bibliografia e anexosResumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a implantação da organização escolar em ciclos de aprendizagem, no município de Curitiba. Compreende-se que esta organização escolar está inserida num contexto contraditório, portanto pode estar a serviço da classe trabalhadora ou da classe dominante. Nesse sentido, procurou-se explicitar o caráter da política que direcionou a organização em ciclos em Curitiba, se conservador ou transformador. O materialismo histórico-dialético é a fundamentação teórica que orienta as análises neste trabalho. A organização escolar em ciclos foi enfocada, nesta pesquisa, no conjunto das idéias denominadas não-reprovação. Os pressupostos e antecedentes destas idéias foram buscados desde as origens da escola burguesa até a atualidade, procurando explicitar, em cada período estudado, as intenções implícitas nos argumentos pela superação das reprovações, se direcionadas aos interesses dos trabalhadores ou da classe dominante. Na reforma do Estado implementada a partir dos anos 1990, com o predomínio da ideologia neoliberal, buscou-se o delineamento conferido à educação nacional, que esteve presente nas reformas curriculares e nas legislações. Esta incursão aos anos 1990, levou à necessidade de verificar a concepção de Estado predominante no município de Curitiba, num longo período denominado como lernismo, pela característica conservadora do grupo a que se refere. O recorte de investigação, 1997-2000 e 2001-2004, corresponde ao período em que o prefeito Cássio Taniguchi assumiu a prefeitura de Curitiba e quando foi implantada esta que se anunciava como uma nova organização escolar, pautada em princípios como autonomia e gestão democrática do processo pedagógico. O trabalho destaca a gestão municipal como determinante da concepção mais ampla do Estado neoliberal, com uma política educacional centrada nos resultados, numa perspectiva conservadora.Abstract: The present work has as study object the implantation of the school organization in learning cycles, in the municipal district of Curitiba. It is understood that this school organization is inserted in a contradictory context, therefore it can be to service of the working class or of the dominant class. In that sense, it was investigated the character of the politics was sought that addressed the organization in cycles in Curitiba, if conservative or transformer. The materialism historical-dialético is the theory that guides the analyses in this work. The school organization in cycles was focused, in this research, in the group of the ideas denominated no-disapproval. The presuppositions and antecedents of these ideas were looked for from the origins of the bourgeois school to the present time, seeking investigated, in each studied period, the implicit intentions in the arguments for the overcoming of the disapprovals, if addressed to the workers' interests or of the dominant class. In the reform of the State implemented starting from the years 1990, with the prevalence of the neoliberal ideology, the form was looked for checked to the national education, that it was present in the reforms of the curriculos and in the legislations. This incursion a years 1990, took to the need of verifying the conception of predominant State in the municipal district of Curitiba, in a long period denominated as lernismo, for the conservative characteristic of the group the one that refers. The investigation cutting, 1997-2000 and 2001-2004, it corresponds to the period in that mayor Cássio Taniguchi assumed the city hall of Curitiba and when it was implanted this that announced her as a new school organization, ruled in beginnings as autonomy and democratic administration of the pedagogic process. The work detaches the municipal administration as determinant of the widest conception of the neoliberal State, with an education politics centered in the results, in a conservative perspective.215 f.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoCurrículos - Mudanças - 1997-2004 - Curitiba (PR)Ensino - Curriculos - 1997-2004 - Curitiba (PR)Repetência - Estudo e ensino - 1997-2004 - Curitiba (PR)Redação acadêmicaEducaçãoAnálise da implantação da escola organizada em ciclos de aprendizagem na rede municipal de Curitiba - 1997/2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação_Montada.pdfapplication/pdf4032935https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6592/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Montada.pdff2346e2364883a360f9b286d4344dff3MD51open accessTEXTDissertação_Montada.pdf.txtExtracted Texttext/plain438255https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6592/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Montada.pdf.txt83b2ce8edf634a3925f4104e8ba4c073MD52open accessTHUMBNAILDissertação_Montada.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1370https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6592/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Montada.pdf.jpg92d5157a9f1a39d3ef51805dd2c91e48MD53open access1884/65922022-11-18 08:21:21.175open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/6592Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-18T11:21:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da implantação da escola organizada em ciclos de aprendizagem na rede municipal de Curitiba - 1997/2004
title Análise da implantação da escola organizada em ciclos de aprendizagem na rede municipal de Curitiba - 1997/2004
spellingShingle Análise da implantação da escola organizada em ciclos de aprendizagem na rede municipal de Curitiba - 1997/2004
Silva, Maria Aparecida da
Educação
Currículos - Mudanças - 1997-2004 - Curitiba (PR)
Ensino - Curriculos - 1997-2004 - Curitiba (PR)
Repetência - Estudo e ensino - 1997-2004 - Curitiba (PR)
Redação acadêmica
Educação
title_short Análise da implantação da escola organizada em ciclos de aprendizagem na rede municipal de Curitiba - 1997/2004
title_full Análise da implantação da escola organizada em ciclos de aprendizagem na rede municipal de Curitiba - 1997/2004
title_fullStr Análise da implantação da escola organizada em ciclos de aprendizagem na rede municipal de Curitiba - 1997/2004
title_full_unstemmed Análise da implantação da escola organizada em ciclos de aprendizagem na rede municipal de Curitiba - 1997/2004
title_sort Análise da implantação da escola organizada em ciclos de aprendizagem na rede municipal de Curitiba - 1997/2004
author Silva, Maria Aparecida da
author_facet Silva, Maria Aparecida da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Michelotto, Regina Maria, 1941-
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Aparecida da
contributor_str_mv Michelotto, Regina Maria, 1941-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Currículos - Mudanças - 1997-2004 - Curitiba (PR)
Ensino - Curriculos - 1997-2004 - Curitiba (PR)
Repetência - Estudo e ensino - 1997-2004 - Curitiba (PR)
Redação acadêmica
Educação
topic Educação
Currículos - Mudanças - 1997-2004 - Curitiba (PR)
Ensino - Curriculos - 1997-2004 - Curitiba (PR)
Repetência - Estudo e ensino - 1997-2004 - Curitiba (PR)
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Regina Maria Michelotto
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-18T11:21:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-18T11:21:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/6592
url https://hdl.handle.net/1884/6592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 215 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6592/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Montada.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6592/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Montada.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6592/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Montada.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f2346e2364883a360f9b286d4344dff3
83b2ce8edf634a3925f4104e8ba4c073
92d5157a9f1a39d3ef51805dd2c91e48
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898729354166272