Teoria e método em história : implicações didático-pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horn, Geraldo Balduíno
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68264
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Acácia Zeneida Kuenzer
id UFPR_d9e7ff9b977a2bfdd5f8dbcc090747d7
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68264
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKuenzer, Acácia ZeneidaHorn, Geraldo Balduíno2022-11-30T17:49:16Z2022-11-30T17:49:16Z1995https://hdl.handle.net/1884/68264Orientadora: Prof.ª Dr.ª Acácia Zeneida KuenzerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 188-195Área de Concentração: CurrículoResumo: A problematização da teoria e do método do ensino de História na rede municipal de ensino de Curitiba foi o desígnio desta pesquisa. Sob o arcabouço materialista histórico renovado, através das categorias poder, cultura e trabalho, o encontro se deu de modo a explicitar as dissensões que ocorrem entre a proposta de ensino, sistematizada no Currículo Básico de 1991, e o cotidiano escolar. Esse documento, apesar de assumir um discurso marxista, propondo a se constituir em superação da Pedagogia-Histórico-Crítica, foi operacionalizado em seus baldios, retrocedendo à concepção da História fragmentada em etapas, conforme a mais arraigada tradição oitocentista. O emergir de tal resposta elaborou a demanda por novas abordagens para método, história e currículo, o que foi realizado a partir do próprio currículo e dos depoimentos dos professores e profissionais da área, buscando-se perscrutar o objeto da história, a noção de tempo e processo histórico. Assim, identificou-se a necessidade da prática social como ponto de partida, vivência que permite tanto construir a história, como olhar seus registros enquanto expressão desse processo.195 f.application/pdfDisponível em formato digitalTesesHistória - MetodologiaHistória - Estudo e ensino - Curitiba (PR)Ensino de primeiro grau - Curitiba (PR) - CurriculosProfessores de historiaEscolas públicas - Curitiba (PR)Redação acadêmicaEducaçãoTeoria e método em história : implicações didático-pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - GERALDO BALDUINO HORN.pdfapplication/pdf6628966https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68264/1/D%20-%20GERALDO%20BALDUINO%20HORN.pdf98d542fb0fc50abe8adeac1337ade397MD51open access1884/682642022-11-30 14:49:16.405open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68264Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-30T17:49:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teoria e método em história : implicações didático-pedagógicas
title Teoria e método em história : implicações didático-pedagógicas
spellingShingle Teoria e método em história : implicações didático-pedagógicas
Horn, Geraldo Balduíno
Teses
História - Metodologia
História - Estudo e ensino - Curitiba (PR)
Ensino de primeiro grau - Curitiba (PR) - Curriculos
Professores de historia
Escolas públicas - Curitiba (PR)
Redação acadêmica
Educação
title_short Teoria e método em história : implicações didático-pedagógicas
title_full Teoria e método em história : implicações didático-pedagógicas
title_fullStr Teoria e método em história : implicações didático-pedagógicas
title_full_unstemmed Teoria e método em história : implicações didático-pedagógicas
title_sort Teoria e método em história : implicações didático-pedagógicas
author Horn, Geraldo Balduíno
author_facet Horn, Geraldo Balduíno
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kuenzer, Acácia Zeneida
dc.contributor.author.fl_str_mv Horn, Geraldo Balduíno
contributor_str_mv Kuenzer, Acácia Zeneida
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
História - Metodologia
História - Estudo e ensino - Curitiba (PR)
Ensino de primeiro grau - Curitiba (PR) - Curriculos
Professores de historia
Escolas públicas - Curitiba (PR)
Redação acadêmica
Educação
topic Teses
História - Metodologia
História - Estudo e ensino - Curitiba (PR)
Ensino de primeiro grau - Curitiba (PR) - Curriculos
Professores de historia
Escolas públicas - Curitiba (PR)
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Acácia Zeneida Kuenzer
publishDate 1995
dc.date.issued.fl_str_mv 1995
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-30T17:49:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-30T17:49:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/68264
url https://hdl.handle.net/1884/68264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 195 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68264/1/D%20-%20GERALDO%20BALDUINO%20HORN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 98d542fb0fc50abe8adeac1337ade397
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860308828946432