Sequência didática e cartilha educativa sobre fungos para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Fernanda Teresinha Dario
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/76620
Resumo: Orientador(a): Profa. Dra. Patricia do Rocio Dalzoto
id UFPR_ba5540a544bddc1dcb586589c0f4e72d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/76620
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Borba, Fernanda Teresinha DarioUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalDalzoto, Patricia do Rocio, 1972-2022-07-08T21:51:58Z2022-07-08T21:51:58Z2022https://hdl.handle.net/1884/76620Orientador(a): Profa. Dra. Patricia do Rocio DalzotoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO. Defesa : Curitiba, 13/05/2022Inclui referênciasÁrea de concentração: Ensino de BiologiaResumo: A metodologia pela qual os professores da educação básica trabalham o Reino Fungi apresenta inúmeras falhas no processo de ensino-aprendizagem. As aulas caracterizam um caráter expositivo, restrito à sua classificação, morfologia e reprodução, desconsiderando a sua importância ecológica. Assim, o presente trabalho tem a finalidade de verificar como a educação básica aborda o Reino Fungi analisando a produção acadêmica sobre o tema. Portanto, este trabalho consistiu na elaboração e aplicação de uma sequência didática para trabalhar o conteúdo de fungos no ensino médio, objetivando a efetivação de uma aprendizagem científica e investigativa. A metodologia empregada foi elaborada por meio de aulas teóricas e práticas e uma saída de campo. A pesquisa foi desenvolvida com base nas avaliações da sequência didática executada. Para obtenção dos dados, foram aplicados questionários para que os educandos expressassem suas ideias e saberes, estes baseados nos conteúdos referentes aos fungos. Qualitativamente, levando-se em conta o pequeno número amostral, foi possível observar maior número de acertos no questionário aplicado após a sequência didática. Por fim, foi elaborada uma cartilha educativa para trabalhar o conteúdo de fungos no ensino médio. Outros aspectos podem ser destacados, como a participação ativa dos estudantes, na execução dos roteiros, na confecção dos mapas mentais, nas discussões, pesquisas e apresentações e nas atividades elaboradas baseadas no método investigativo. No decorrer de todas as atividades realizadas, pode-se evidenciar uma abordagem comunicativa dialogada, proporcionando ao ensino um processo de construção compartilhada de significados.Abstract: The methodology by which basic education teachers work at Reino Fungi has numerous flaws in the teaching-learning process. Classes feature an expository character, restricted to their classification, morphology and reproduction, disregarding their ecological importance. Thus, the present work aims to verify how basic education approaches the Fungi Kingdom by analyzing the academic production on the subject. Therefore, this work consisted in the elaboration and application of a didactic sequence to work the content of fungi in high school, aiming at the effectiveness of a scientific and investigative learning. The methodology used was developed through theoretical and practical classes and a field trip. The research was developed based on the evaluations of the didactic sequence performed. To obtain the data, questionnaires were applied so that the students could express their ideas and knowledge, based on the contents related to fungi. Qualitatively, talking into account the small sample size, it was possible to observe a greater number of correct answers in the questionnaire applied after the didactic sequence. Finally, an educational booklet was prepared to work on the content of fungi in high school. Other aspects can be highlighted, such as the active participation of students, in the execution of the scripts, in the making of mental maps, in the discussions, research and presentations and in the activities elaborated based on the investigative method. In the course of all the activities carried out, a dialogic communicative approach can be evidenced, providing teaching with a process of shared construction of meanings.1 recurso online : PDF.application/pdfFungosEnsino médioMaterial didáticoSequência didática e cartilha educativa sobre fungos para o ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FERNANDA TERESINHA DARIO BORBA.pdfapplication/pdf5087042https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76620/1/R%20-%20D%20-%20FERNANDA%20TERESINHA%20DARIO%20BORBA.pdfe719468ca0ec737ac360827315c94f0bMD51open access1884/766202022-07-08 18:51:58.308open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76620Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-08T21:51:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sequência didática e cartilha educativa sobre fungos para o ensino médio
title Sequência didática e cartilha educativa sobre fungos para o ensino médio
spellingShingle Sequência didática e cartilha educativa sobre fungos para o ensino médio
Borba, Fernanda Teresinha Dario
Fungos
Ensino médio
Material didático
title_short Sequência didática e cartilha educativa sobre fungos para o ensino médio
title_full Sequência didática e cartilha educativa sobre fungos para o ensino médio
title_fullStr Sequência didática e cartilha educativa sobre fungos para o ensino médio
title_full_unstemmed Sequência didática e cartilha educativa sobre fungos para o ensino médio
title_sort Sequência didática e cartilha educativa sobre fungos para o ensino médio
author Borba, Fernanda Teresinha Dario
author_facet Borba, Fernanda Teresinha Dario
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Fernanda Teresinha Dario
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalzoto, Patricia do Rocio, 1972-
contributor_str_mv Dalzoto, Patricia do Rocio, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Fungos
Ensino médio
Material didático
topic Fungos
Ensino médio
Material didático
description Orientador(a): Profa. Dra. Patricia do Rocio Dalzoto
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-08T21:51:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-08T21:51:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/76620
url https://hdl.handle.net/1884/76620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76620/1/R%20-%20D%20-%20FERNANDA%20TERESINHA%20DARIO%20BORBA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e719468ca0ec737ac360827315c94f0b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860305177804800