O Ensino e Aprendizagem da História em Livros Didáticos do Novo Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7377 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura. |
id |
UNIL_cf130977e6984c0b5361ade0ae5a28a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7377 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
O Ensino e Aprendizagem da História em Livros Didáticos do Novo Ensino Médionovo ensino médio; ensino de história; material didático; Jorn RüsenTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.Este trabalho tem como objetivo analisar a reforma curricular implementada no Novo Ensino Médio no Brasil a partir de 2022, focando na análise de um dos volumes da coleção de material didático "Identidade Em Ação", produzida pela Editora Moderna e selecionada pelo PNLD 2021. Além disso, é apresentada uma breve contextualização do novo modelo de Ensino Médio que está sendo implantado. A investigação do material é embasada nos estudos de Jörn Rüsen sobre a Didática da História, que enfatiza o papel da História na vida prática dos estudantes e estabelece como objetivo da aprendizagem histórica a formação humanista. Os critérios utilizados para analisar o livro didático seguem os tópicos propostos por Rüsen no artigo "O Livro Didático Ideal" (2010). Após a análise, conclui-se que o volume analisado, destinado aos estudantes do Novo Ensino Médio, apresenta de acordo com a perspectiva ruseniana, poucas contribuições para uma reflexão aprofundada sobre os acontecimentos históricos, limitando o processo de construção da consciência histórica.2023info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfMARQUES, Verônica. O ensino e aprendizagem da História em livros didáticos do Novo Ensino Médio, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7377porinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Verônicareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:45:30Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7377Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:45:30Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino e Aprendizagem da História em Livros Didáticos do Novo Ensino Médio |
title |
O Ensino e Aprendizagem da História em Livros Didáticos do Novo Ensino Médio |
spellingShingle |
O Ensino e Aprendizagem da História em Livros Didáticos do Novo Ensino Médio Marques, Verônica novo ensino médio; ensino de história; material didático; Jorn Rüsen |
title_short |
O Ensino e Aprendizagem da História em Livros Didáticos do Novo Ensino Médio |
title_full |
O Ensino e Aprendizagem da História em Livros Didáticos do Novo Ensino Médio |
title_fullStr |
O Ensino e Aprendizagem da História em Livros Didáticos do Novo Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
O Ensino e Aprendizagem da História em Livros Didáticos do Novo Ensino Médio |
title_sort |
O Ensino e Aprendizagem da História em Livros Didáticos do Novo Ensino Médio |
author |
Marques, Verônica |
author_facet |
Marques, Verônica |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Verônica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
novo ensino médio; ensino de história; material didático; Jorn Rüsen |
topic |
novo ensino médio; ensino de história; material didático; Jorn Rüsen |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARQUES, Verônica. O ensino e aprendizagem da História em livros didáticos do Novo Ensino Médio, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2023 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7377 |
identifier_str_mv |
MARQUES, Verônica. O ensino e aprendizagem da História em livros didáticos do Novo Ensino Médio, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2023 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285238664855552 |