O Ensino e Aprendizagem da História em Livros Didáticos do Novo Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Verônica
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7377
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.
id UNIL_cf130977e6984c0b5361ade0ae5a28a3
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7377
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling O Ensino e Aprendizagem da História em Livros Didáticos do Novo Ensino Médionovo ensino médio; ensino de história; material didático; Jorn RüsenTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.Este trabalho tem como objetivo analisar a reforma curricular implementada no Novo Ensino Médio no Brasil a partir de 2022, focando na análise de um dos volumes da coleção de material didático "Identidade Em Ação", produzida pela Editora Moderna e selecionada pelo PNLD 2021. Além disso, é apresentada uma breve contextualização do novo modelo de Ensino Médio que está sendo implantado. A investigação do material é embasada nos estudos de Jörn Rüsen sobre a Didática da História, que enfatiza o papel da História na vida prática dos estudantes e estabelece como objetivo da aprendizagem histórica a formação humanista. Os critérios utilizados para analisar o livro didático seguem os tópicos propostos por Rüsen no artigo "O Livro Didático Ideal" (2010). Após a análise, conclui-se que o volume analisado, destinado aos estudantes do Novo Ensino Médio, apresenta de acordo com a perspectiva ruseniana, poucas contribuições para uma reflexão aprofundada sobre os acontecimentos históricos, limitando o processo de construção da consciência histórica.2023info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfMARQUES, Verônica. O ensino e aprendizagem da História em livros didáticos do Novo Ensino Médio, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7377porinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Verônicareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:45:30Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7377Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:45:30Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino e Aprendizagem da História em Livros Didáticos do Novo Ensino Médio
title O Ensino e Aprendizagem da História em Livros Didáticos do Novo Ensino Médio
spellingShingle O Ensino e Aprendizagem da História em Livros Didáticos do Novo Ensino Médio
Marques, Verônica
novo ensino médio; ensino de história; material didático; Jorn Rüsen
title_short O Ensino e Aprendizagem da História em Livros Didáticos do Novo Ensino Médio
title_full O Ensino e Aprendizagem da História em Livros Didáticos do Novo Ensino Médio
title_fullStr O Ensino e Aprendizagem da História em Livros Didáticos do Novo Ensino Médio
title_full_unstemmed O Ensino e Aprendizagem da História em Livros Didáticos do Novo Ensino Médio
title_sort O Ensino e Aprendizagem da História em Livros Didáticos do Novo Ensino Médio
author Marques, Verônica
author_facet Marques, Verônica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Verônica
dc.subject.por.fl_str_mv novo ensino médio; ensino de história; material didático; Jorn Rüsen
topic novo ensino médio; ensino de história; material didático; Jorn Rüsen
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARQUES, Verônica. O ensino e aprendizagem da História em livros didáticos do Novo Ensino Médio, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2023
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7377
identifier_str_mv MARQUES, Verônica. O ensino e aprendizagem da História em livros didáticos do Novo Ensino Médio, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2023
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285238664855552