A importância da educação em tempo integral para o rendimento escolar dos alunos pertencentes ao Programa Bolsa Família no município de Cornélio Procópio - PR
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53669 |
Resumo: | Orientadora : Letícia Mara de Meira |
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Gobetti, ElizangelaMeira, Leticia Mara deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-08-04T16:39:04Z2021-08-04T16:39:04Z2016https://hdl.handle.net/1884/53669Orientadora : Letícia Mara de MeiraMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : O presente artigo investiga a importância da educação em tempo integral para os alunos que pertencem ao Programa Bolsa Família, no município de Cornélio Procópio-PR. Esta modalidade de ensino é assegurada por um currículo constituído pela Base Nacional Comum, complementado pela parte diversificada conforme expresso na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9394/96 em seu artigo 26, onde expressa que as atividades curriculares possibilitarão a articulação dos conhecimentos escolares assegurando a contextualização dos mesmos e promovendo uma aprendizagem significativa, que garanta a formação do aluno em sua integralidade, considerando suas múltiplas dimensões e necessidades educativas. O objetivo da educação em tempo integral é proporcionar ao aluno maior tempo de permanência na escola, pois a jornada de estudos é de no mínimo 08 (oito) horas diárias, sendo ofertadas atividades diferenciadas, que transcendem a sala de aula, por profissionais qualificados, aumentando o rendimento escolar e reduzindo a exposição destes a riscos sociais. No ano de 2008 iniciou, como projeto especial, o atendimento em tempo integral no município de Cornélio Procópio, já com a indicação de que o Ensino Fundamental fosse ministrado progressivamente em tempo integral, ampliando a jornada escolar e a organização curricular com a oferta de atividades complementares no período vespertino. Em 2011 foi sancionada e promulgada a Lei nº 726/11 que instituiu na Rede Municipal de Ensino do Município de Cornélio Procópio - Paraná a "Escola em Tempo Integral" nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em 15 (quinze) escolas municipais, sendo 09 (nove) que ofertam a educação integral e 06 (seis) que não possuem esta oferta. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário com o intuito de observar se realmente há uma importância significativa da educação integral para o rendimento escolar, nutrição e convívio social dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família no município de Cornélio Procópio/PR. Através desta pesquisa foi possível perceber que as escolas em tempo integral propiciam um ambiente favorável à aprendizagem, devido o maior tempo de permanência do aluno no âmbito escolar e o acesso a alimentação adequada, além das atividades de reforço escolar, tarefa orientada, atividades práticas e recreação. Foi possível perceber que entre todas as escolas municipais, somente unidades que ofertam educação integral conseguiram atingir a meta de rendimento estipulada pelo governo federal.1 arquivo (19 p.).application/pdfEducação integralRendimento escolarProgramas de sustentaçao de rendaA importância da educação em tempo integral para o rendimento escolar dos alunos pertencentes ao Programa Bolsa Família no município de Cornélio Procópio - PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ELIZANGELA GOBETTI.pdfapplication/pdf253042https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53669/1/R%20-%20E%20-%20ELIZANGELA%20GOBETTI.pdfbcaa0d9e75d6b91893fe1ae3b77425c6MD51open access1884/536692021-08-04 13:39:04.378open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53669Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-04T16:39:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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