Ciência e poesia : uma abordagem na formação inicial de professores de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Monikeli Wippel da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/55993
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Camila Silveira da Silva
id UFPR_bc1f7f82d7ee071139d3d16aaff78132
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55993
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Monikeli Wippel daSilva, Camila Silveira da, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática2021-05-05T21:03:41Z2021-05-05T21:03:41Z2018https://hdl.handle.net/1884/55993Orientadora: Prof.ª Dr.ª Camila Silveira da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 26/01/2018Inclui referências: p.107-112Resumo: A presente investigação teve como objetivo geral analisar os aspectos didáticos e formativos de uma abordagem entre Ciência e Poesia na formação de licenciandos em Física. A fundamentação teórica foi aportada em ideias de Moisés (1968; 1977), Paixão (1982), Lyra (1986), Moriconi (2002), Mecke (2004), Perissé (2006), Wilson (2009), Woods (2009), Paz (2012), Rangel e Rojas (2014), entre outros. A pesquisa teve a participação de dois acadêmicos de licenciatura em Física e um em Letras, de uma Universidade Pública localizada em Curitiba/PR, e contemplando oo planejamento e elaboração de uma performance artística-científica e sua apresentação em um Sarau temático sobre Ciência e Arte. Nesse contexto, a pesquisa se caracterizou como predominantemente qualitativa, com delineamento de pesquisa participante. No percurso da investigação, os dados foram constituídos por meio de gravações em áudios dos encontros semanais de planejamento e preparação da apresentação - sete ao total - e de uma entrevista semi-estruturada realizada com os licenciandos em Física depois do Sarau. A análise pautou-se na Análise de Conteúdo Categorial Temática. Os resultados apontaram para contribuições na Formação Inicial dos licenciandos, revelando que entre os aspectos didáticos da abordagem se destacaram a associação de diferentes linguagens possibilitada pela Poesia para se falar sobre Ciência; o contato dos licenciandos com Poesia e poemas refletindo sobre relações entre Ciência e Arte e a importância do trabalho colaborativo e de aspectos subjetivos que permitem o questinamento pessoal em abordagens como a realizada. Já os aspectos formativos indicaram contribuições para a reflexão e pensamento estratégico dos licenciandos quanto a inserção de Poesia e Arte em aulas de Física de maneira crítica, interesse por Pesquisa em Ensino e retomada de conceitos científicos e possibilidade de aprender e rever conceitos científicos de maneiras além das tradicionais. Palavras-chave: Ciência e Arte. Física e Poesia. Poema. Performance. Formação Inicial de Professores de Física. Sarau.Abstract: The present research had as general objective to analyze the didactic and formative aspects of an approach between Science and Poetry in the initial formation of Physics teachers. The theoretical basis was provided in the ideas of Moisés (1968, 1977), Paixão (1982), Lyra (1986), Moriconi (2002), Mecke (2004), Perissé (2006), Wilson Paz (2012), Rangel and Rojas (2014), among others. The research was carried out with two undergraduate students in Physics and one in Letters, from a Public University located in Curitiba, and was guided in the planning and elaboration of an artistic-scientific performance and its presentation in a thematic event on Science and Art. This event occurs annually in the Department of Chemistry of a Public University of Parana. In this context, the research was characterized as predominantly qualitative, with a participatory research design. In the course of the research, the data were recorded through the audio recordings of the weekly meetings of planning and preparation of the presentation - seven to the total - and a semi-structured interview conducted with the physicist graduates. The analysis of the transcriptions that constituted the data was made from the assumptions of the Content Analysis. The results point to contributions in the initial formation of Physics teachers, revealing that among the didactic aspects of the approach are the association of different languages made possible by Poetry to talk about Science; the contact with Poetry and poems reflecting on the relations between Science and Art and the importance of the collaborative work and of subjective aspects that allow the personal questioning in approaches like the realized one. On the other hand, the formative aspects of the approach revealed contributions to the reflection and strategic thinking as well as the insertion of Poetry and Art into critical classes of Physics, interest in Research in Teaching and resumption of scientific concepts and the possibility of learning and reviewing scientific concepts of ways than traditional ones. Key-words: Science and Art. Physics and Poetry. Poetry. Performance. Initial Formation of Physics Teachers.120 p. : il. (algumas color.).application/pdfFormação de professoresMatemáticaProfessores de fisica - FormaçãoArte e cienciaCiência e poesia : uma abordagem na formação inicial de professores de físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MONIKELI WIPPEL DA SILVA.pdfapplication/pdf26178725https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55993/1/R%20-%20D%20-%20MONIKELI%20WIPPEL%20DA%20SILVA.pdf947754f5690c7d7ac802303d5f8daa19MD51open access1884/559932021-05-05 18:03:41.98open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55993Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-05T21:03:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ciência e poesia : uma abordagem na formação inicial de professores de física
title Ciência e poesia : uma abordagem na formação inicial de professores de física
spellingShingle Ciência e poesia : uma abordagem na formação inicial de professores de física
Silva, Monikeli Wippel da
Formação de professores
Matemática
Professores de fisica - Formação
Arte e ciencia
title_short Ciência e poesia : uma abordagem na formação inicial de professores de física
title_full Ciência e poesia : uma abordagem na formação inicial de professores de física
title_fullStr Ciência e poesia : uma abordagem na formação inicial de professores de física
title_full_unstemmed Ciência e poesia : uma abordagem na formação inicial de professores de física
title_sort Ciência e poesia : uma abordagem na formação inicial de professores de física
author Silva, Monikeli Wippel da
author_facet Silva, Monikeli Wippel da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Silva, Camila Silveira da, 1983-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Monikeli Wippel da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Matemática
Professores de fisica - Formação
Arte e ciencia
topic Formação de professores
Matemática
Professores de fisica - Formação
Arte e ciencia
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Camila Silveira da Silva
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-05T21:03:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-05T21:03:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/55993
url https://hdl.handle.net/1884/55993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 120 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55993/1/R%20-%20D%20-%20MONIKELI%20WIPPEL%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 947754f5690c7d7ac802303d5f8daa19
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860434345590784