Processos de escolha de livros didáticos em escolas de assentamento : diálogos e tensões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borowicc, Roseli
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/45396
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Tânia Maria F. Braga Garcia
id UFPR_bc90b6d19426fca29f9f89ee1cc35d6f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/45396
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Borowicc, RoseliUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga2017-04-03T15:39:28Z2017-04-03T15:39:28Z2016http://hdl.handle.net/1884/45396Orientadora: Profª. Drª. Tânia Maria F. Braga GarciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/03/2016Inclui referências : f. 148-154Linha de pesquisa : Cultura, escola e ensinoResumo: Apresenta resultados da investigação sobre processos de escolha dos Livros Didáticos do PNLD Campo por educadores de escolas do campo localizadas em Assentamentos da Reforma Agrária. Assume as concepções de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST e da Educação do Campo a partir das experiências de educação construídas pelos movimentos sociais do campo. Reconhece a Educação do Campo e a Educação Rural como dois paradigmas distintos de educação para o campo brasileiro. Apresenta questões gerais sobre a luta pela terra e por educação no Brasil contemporâneo e a luta por escolas nos acampamentos e assentamentos do MST. Faz referências à escolarização e seus elementos em um caso particular, sustentando as análises em conceitos referenciais da Linha Cultura, Escola e Ensino que dialogam com as proposições da Educação do Campo, em particular com o conceito de escola como construção social. Traz elementos das teorias sobre as relações entre cultura escolar e os manuais escolares, sobre o Livro Didático, o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD - e sobre o PNLD Campo. Analisa os processos de escolha dos livros didáticos por educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas do campo, localizadas em áreas de assentamento da reforma agrária, discutindo as condições em que eles ocorrem e os critérios utilizados pelos educadores, na relação com o projeto de educação do MST e com os fundamentos teóricos da Educação do Campo. O trabalho empírico foi realizado em escolas do campo, por meio de questionários e entrevistas dirigidos a nove educadoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas localizadas em Assentamentos da Reforma Agrária, no município de Abelardo Luz (SC). Também foram utilizadas a análise documental e a observação participante, esta última como estratégia complementar. As análises foram articuladas em torno de duas categorias derivadas de conceituações de Freire (1981), que permitiram evidenciar os resultados da pesquisa: a) tensões entre autonomia e imposição nos processos de decisão sobre os livros didáticos; e b) diálogos e tensões entre propostas de educação coexistentes nas escolas de Assentamento. Palavras-chave: Escolas do Campo. Escolas de Assentamento. Livros Didáticos. PNLD e PNLD Campo. Processos de escolha. Critérios de escolha. Anos Iniciais do Ensino FundamentalAbstract: This study presents the results of an investigation about the selection process performed by educators from countryside schools in agrarian reform settlements to choose textbooks offered by the PNLD Campo. It incorporates the Landless Workers' Movement's (MST) conception of education and countryside education based on the experiences constructed by countryside social movements. The research considers the countryside education and the rural education as two different paradigms for countryside education in Brazil. It presents general questions about the fight for land, for education and the struggles inside the schools in MST settlements and camps. The work refers to schooling and its elements using a particular case, supporting the analyses about referential concepts developed by the research line Culture, School and Teaching, which relate to the propositions of the countryside education, in particular the idea of school as a social construction. It uses elements of the theory about meanings and relationships between school culture and textbooks, about textbooks, the National Textbooks Program (PNLD) and the PNLD Campo. The main objective is to analyze the selection processes of textbooks performed by educators from initial grades of elementary school in countryside schools located in agrarian reform settlements. The research analyzes the conditions for this process and the criteria used by the educators in relation to the educational project developed by the Landless Workers' Movement and the theoretical fundaments of countryside education. The empirical work was carried out in countryside schools, through surveys and interviews with nine educators from the first grades of elementary schools located in agrarian reform settlements in the municipality of Abelardo Luz (SC), Brazil. The analyses were organized around two categories based on Freire's theory (1981), which allowed the verification of the research results: a) tensions between autonomy and imposition in the decision-making processes to select textbooks; and b) dialogues and tensions between different educational proposals existing in the settlement schools. Keywords: Countryside schools. Settlement schools. Textbooks. PNLD and PNLD Campo. Selection processes. Selection criteria. Initial grades of elementary school.160 f. : il., algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoEnsino fundamentalEscolas do campoAssentamentos ruraisProcessos de escolha de livros didáticos em escolas de assentamento : diálogos e tensõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ROSELI BOROWICC.pdfapplication/pdf3294170https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45396/1/R%20-%20D%20-%20ROSELI%20BOROWICC.pdfe5692746e18c947a19550342b7e38711MD51open access1884/453962017-04-03 12:39:28.185open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/45396Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082017-04-03T15:39:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processos de escolha de livros didáticos em escolas de assentamento : diálogos e tensões
title Processos de escolha de livros didáticos em escolas de assentamento : diálogos e tensões
spellingShingle Processos de escolha de livros didáticos em escolas de assentamento : diálogos e tensões
Borowicc, Roseli
Educação
Ensino fundamental
Escolas do campo
Assentamentos rurais
title_short Processos de escolha de livros didáticos em escolas de assentamento : diálogos e tensões
title_full Processos de escolha de livros didáticos em escolas de assentamento : diálogos e tensões
title_fullStr Processos de escolha de livros didáticos em escolas de assentamento : diálogos e tensões
title_full_unstemmed Processos de escolha de livros didáticos em escolas de assentamento : diálogos e tensões
title_sort Processos de escolha de livros didáticos em escolas de assentamento : diálogos e tensões
author Borowicc, Roseli
author_facet Borowicc, Roseli
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Borowicc, Roseli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga
contributor_str_mv Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino fundamental
Escolas do campo
Assentamentos rurais
topic Educação
Ensino fundamental
Escolas do campo
Assentamentos rurais
description Orientadora: Profª. Drª. Tânia Maria F. Braga Garcia
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-03T15:39:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-04-03T15:39:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/45396
url http://hdl.handle.net/1884/45396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 160 f. : il., algumas color., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45396/1/R%20-%20D%20-%20ROSELI%20BOROWICC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e5692746e18c947a19550342b7e38711
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898900569849856