Livro didático de matemática : perspectivas de sua criação pelos autores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vorpagel, Kary Simone
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/24315
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
id UFPR_bcd67eaac8a64befb578fc436ba0854f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24315
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Vorpagel, Kary SimoneUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVianna, Carlos Roberto, 1958-2022-09-22T19:00:26Z2022-09-22T19:00:26Z2008https://hdl.handle.net/1884/24315Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto ViannaDisertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/02/2008Bibliografia: fls. 188-194Resumo: Esse trabalho tem como objetivo construir fontes que permitam investigar os procedimentos utilizados por autores, no planejamento de suas coleções de livros didáticos de matemática para as séries finais do ensino fundamental. Em depoimentos, os autores descreveram o modo de seleção dos conteúdos e como estes são distribuídos nas diversas séries, além de falar sobre a estrutura (organização das seções) das unidades didáticas dos seus livros. Os autores entrevistados foram escolhidos tendo como critério a aprovação de suas obras no PNLD 2008, a eles foi enviado um questionário via e-mail e, posteriormente, foram convidados para entrevistas presenciais. As entrevistas foram textualizadas de acordo com critérios do Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM), constituindo fontes que podem ampliar a compreensão dos investigadores sobre os procedimentos utilizados por autores de livros didáticos no planejamento de suas obras, além de servirem de material para futuras pesquisas.Abstract: This work serves the purpose of gathering sources in order to enable researches on the procedures employed by authors in planning their Mathematics student’s textbooks series for the ending grades of high school. In interviews, authors describe their method of selecting and ordering contents throughout the grades and lecture on the structure (section organization) of their books’ didactical units. Interviewees have been chosen on the criterion of their works’ approval by PNLD 2008. A questionnaire was first sent to them by e-mail, and later they were invited for oral interviews. Interviews have been textualized according to the criteria of Oral History and Mathematical Education Group (GHOEM), constituting sources capable of increasing the understanding of procedures employed by authors of student’s textbooks in planning their works and enriching the available data for future researches.244 f. : il. [algumas color.], tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMatemática - Estudo e ensinoProfessores de matematicaLivros didáticos - MatemáticaRedação acadêmicaEducaçãoLivro didático de matemática : perspectivas de sua criação pelos autoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALkARY.pdfapplication/pdf1710078https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24315/1/kARY.pdf7ccb9aee2107f43b275a29a81661ab5dMD51open accessTEXTkARY.pdf.txtExtracted Texttext/plain496365https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24315/2/kARY.pdf.txtd5d6b873bfd184716ec5ded2edb1fac4MD52open accessTHUMBNAILkARY.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24315/3/kARY.pdf.jpg650b944c80bf375179eafaae4214d1caMD53open access1884/243152022-09-22 16:00:26.606open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24315Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-22T19:00:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Livro didático de matemática : perspectivas de sua criação pelos autores
title Livro didático de matemática : perspectivas de sua criação pelos autores
spellingShingle Livro didático de matemática : perspectivas de sua criação pelos autores
Vorpagel, Kary Simone
Matemática - Estudo e ensino
Professores de matematica
Livros didáticos - Matemática
Redação acadêmica
Educação
title_short Livro didático de matemática : perspectivas de sua criação pelos autores
title_full Livro didático de matemática : perspectivas de sua criação pelos autores
title_fullStr Livro didático de matemática : perspectivas de sua criação pelos autores
title_full_unstemmed Livro didático de matemática : perspectivas de sua criação pelos autores
title_sort Livro didático de matemática : perspectivas de sua criação pelos autores
author Vorpagel, Kary Simone
author_facet Vorpagel, Kary Simone
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Vorpagel, Kary Simone
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vianna, Carlos Roberto, 1958-
contributor_str_mv Vianna, Carlos Roberto, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Professores de matematica
Livros didáticos - Matemática
Redação acadêmica
Educação
topic Matemática - Estudo e ensino
Professores de matematica
Livros didáticos - Matemática
Redação acadêmica
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-22T19:00:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-22T19:00:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/24315
url https://hdl.handle.net/1884/24315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 244 f. : il. [algumas color.], tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24315/1/kARY.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24315/2/kARY.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24315/3/kARY.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ccb9aee2107f43b275a29a81661ab5d
d5d6b873bfd184716ec5ded2edb1fac4
650b944c80bf375179eafaae4214d1ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860295503642624