Livro didático de matemática : perspectivas de sua criação pelos autores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/24315 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna |
id |
UFPR_bcd67eaac8a64befb578fc436ba0854f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24315 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Vorpagel, Kary SimoneUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVianna, Carlos Roberto, 1958-2022-09-22T19:00:26Z2022-09-22T19:00:26Z2008https://hdl.handle.net/1884/24315Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto ViannaDisertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/02/2008Bibliografia: fls. 188-194Resumo: Esse trabalho tem como objetivo construir fontes que permitam investigar os procedimentos utilizados por autores, no planejamento de suas coleções de livros didáticos de matemática para as séries finais do ensino fundamental. Em depoimentos, os autores descreveram o modo de seleção dos conteúdos e como estes são distribuídos nas diversas séries, além de falar sobre a estrutura (organização das seções) das unidades didáticas dos seus livros. Os autores entrevistados foram escolhidos tendo como critério a aprovação de suas obras no PNLD 2008, a eles foi enviado um questionário via e-mail e, posteriormente, foram convidados para entrevistas presenciais. As entrevistas foram textualizadas de acordo com critérios do Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM), constituindo fontes que podem ampliar a compreensão dos investigadores sobre os procedimentos utilizados por autores de livros didáticos no planejamento de suas obras, além de servirem de material para futuras pesquisas.Abstract: This work serves the purpose of gathering sources in order to enable researches on the procedures employed by authors in planning their Mathematics student’s textbooks series for the ending grades of high school. In interviews, authors describe their method of selecting and ordering contents throughout the grades and lecture on the structure (section organization) of their books’ didactical units. Interviewees have been chosen on the criterion of their works’ approval by PNLD 2008. A questionnaire was first sent to them by e-mail, and later they were invited for oral interviews. Interviews have been textualized according to the criteria of Oral History and Mathematical Education Group (GHOEM), constituting sources capable of increasing the understanding of procedures employed by authors of student’s textbooks in planning their works and enriching the available data for future researches.244 f. : il. [algumas color.], tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMatemática - Estudo e ensinoProfessores de matematicaLivros didáticos - MatemáticaRedação acadêmicaEducaçãoLivro didático de matemática : perspectivas de sua criação pelos autoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALkARY.pdfapplication/pdf1710078https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24315/1/kARY.pdf7ccb9aee2107f43b275a29a81661ab5dMD51open accessTEXTkARY.pdf.txtExtracted Texttext/plain496365https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24315/2/kARY.pdf.txtd5d6b873bfd184716ec5ded2edb1fac4MD52open accessTHUMBNAILkARY.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24315/3/kARY.pdf.jpg650b944c80bf375179eafaae4214d1caMD53open access1884/243152022-09-22 16:00:26.606open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24315Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-22T19:00:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Livro didático de matemática : perspectivas de sua criação pelos autores |
title |
Livro didático de matemática : perspectivas de sua criação pelos autores |
spellingShingle |
Livro didático de matemática : perspectivas de sua criação pelos autores Vorpagel, Kary Simone Matemática - Estudo e ensino Professores de matematica Livros didáticos - Matemática Redação acadêmica Educação |
title_short |
Livro didático de matemática : perspectivas de sua criação pelos autores |
title_full |
Livro didático de matemática : perspectivas de sua criação pelos autores |
title_fullStr |
Livro didático de matemática : perspectivas de sua criação pelos autores |
title_full_unstemmed |
Livro didático de matemática : perspectivas de sua criação pelos autores |
title_sort |
Livro didático de matemática : perspectivas de sua criação pelos autores |
author |
Vorpagel, Kary Simone |
author_facet |
Vorpagel, Kary Simone |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vorpagel, Kary Simone |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vianna, Carlos Roberto, 1958- |
contributor_str_mv |
Vianna, Carlos Roberto, 1958- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Professores de matematica Livros didáticos - Matemática Redação acadêmica Educação |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Professores de matematica Livros didáticos - Matemática Redação acadêmica Educação |
description |
Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-22T19:00:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-22T19:00:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/24315 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/24315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
244 f. : il. [algumas color.], tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24315/1/kARY.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24315/2/kARY.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24315/3/kARY.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ccb9aee2107f43b275a29a81661ab5d d5d6b873bfd184716ec5ded2edb1fac4 650b944c80bf375179eafaae4214d1ca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860295503642624 |