Educação superior inclusiva de surdocegos : cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Aldemar Balbino da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/81651
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Sonia Maria Chaves Haracemiv
id UFPR_bda8fe3cddeadce1db6a5ba6c7581c78
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/81651
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-Costa, Aldemar Balbino da2023-05-31T14:57:48Z2023-05-31T14:57:48Z2023https://hdl.handle.net/1884/81651Orientadora: Prof.ª Dr.ª Sonia Maria Chaves HaracemivTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 13/02/2023Inclui referênciasResumo: A Tese objetiva compreender de que forma ocorre a inclusão da educanda surdocega quanto a cognição e aprendizagem em diferentes espaços pedagógicos no Ensino Superior, local de práticas já estabelecidas de leitura e escrita, o que exige repensar as relações pedagógicas. Diversos trabalhos foram realizados a respeito das pessoas surdas ou cegas, no entanto, há escassez relativa ao campo do conhecimento envolvendo a surdocegueira, foco dessa pesquisa, que se fundamenta em autores que apresentam estudos quanto a condição da pessoa surdocega e a sua inserção social e educacional, como Keller (1902), Lagati (1995) e Maia e Araóz (2001). Em relação à escola e aos apoios contínuos e intensos ao currículo escolar, as contribuições de Godoi et al. (2006), Lima (2019), Araóz e Costa (2008), trazem muitos subsídios teóricos e práticos. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, com abordagem exploratório-descritiva, narrativa e documental. As análises partiram das Políticas Públicas quanto ao atendimento à inclusão frente às legislações Nacional e Institucional. A participante é uma acadêmica surdocega, com aprovação no vestibular da UFPR pelo sistema de cotas para pessoas com deficiências em 2019, no Curso de Pedagogia. Foram aplicados questionários às discentes da turma e à discente surdocega, às Coordenações do Curso de Pedagogia e Coordenação do SIPAD/NAPNE, Equipe Técnica-Pedagógica do SIPAD/NAPNE (Tradutores/as e Intérpretes) e os Professores/as que atuam junto a turma da discente foco da pesquisa. Foram realizados registros em Diário de Campo virtual das observações, diagnósticos e acompanhamentos junto a participante, em diferentes espaços e tempos, como na sala de aula, bem como a infraestrutura para execução de tarefas no domicílio. Foram analisados os atendimentos e materiais didático-pedagógicos como, as diagramações de textos para leituras e outros recursos didáticos. Os procedimentos de análise as respostas aos questionários tiveram como referencial teórico de Aguiar e Ozella (2006, 2013), dos Núcleos de Significação. Essa pesquisa revelou as circunstâncias que permeiam o ambiente acadêmico, os procedimentos educacionais e as relações de todos os envolvidos, de forma a repensar a inclusão não só da acadêmica surdocega, mas a todos os acadêmicos com deficiênciasAbstract: The Thesis aims to understand how the inclusion of deafblind students in terms of cognition and learning occurs in different pedagogical spaces in Higher Education, where already established practices of reading and writing occur, which requires rethinking pedagogical relationships. Several works have been carried out regarding deaf or blind people, however, there is a relative scarcity in the field of knowledge involving deafblindness, the focus of this research, which is based on authors who present studies regarding the condition of the deafblind person and their social insertion and educational, such as Keller (1902), Lagati (1995) and Maia and Araóz (2001). Regarding the school and the continuous and intense support to the school curriculum, the contributions of Godoi et al. (2006), Lima (2019), Araóz and Costa (2008), bring many theoretical and practical subsidies. The research is of a qualitative nature, of the case study type, with an exploratory-descriptive, narrative and documental approach. The analysis started with the Public Policies regarding the attendance to the inclusion in front of the National and Institutional legislation. The participant is a deaf-blind academic, with approval in the UFPR entrance exam by the quota system for people with disabilities in 2019, in the Pedagogy Course. Questionnaires were applied to the students in the class and to the deaf-blind student, to the Coordination of the Pedagogy Course and Coordination of SIPAD/NAPNE, the Technical-Pedagogical Team of SIPAD/NAPNE (Translators and Interpreters) and the Teachers who work with the class of the research focus student. Records were made in a virtual Field Diary of observations, diagnoses and follow-ups with the participant, in different spaces and times, such as in the classroom, as well as the infrastructure for performing tasks at home. Attendances and didacticpedagogical materials were analyzed, such as text layouts for readings and other didactic resources. The analysis procedures for the answers to the questionnaires had as a theoretical reference Aguiar and Ozella (2006, 2013), from the Meaning Nuclei. This research revealed the circumstances that permeate the academic environment, the educational procedures and the relationships of all those involved, in order to rethink the inclusion not only of the deafblind academic, but of all academics with deficiency.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEducação inclusiva - BrasilEstudantes surdosCegos - EducaçãoEnsino superiorEducaçãoEducação superior inclusiva de surdocegos : cognição, aprendizagem e desenvolvimento humanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ALDEMAR BALBINO DA COSTA.pdfapplication/pdf3342931https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81651/1/R%20-%20T%20-%20ALDEMAR%20BALBINO%20DA%20COSTA.pdfd57f4c43e4529ffe6b11ab3f12a3aea2MD51open access1884/816512023-05-31 11:57:49.045open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/81651Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-05-31T14:57:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação superior inclusiva de surdocegos : cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano
title Educação superior inclusiva de surdocegos : cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano
spellingShingle Educação superior inclusiva de surdocegos : cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano
Costa, Aldemar Balbino da
Educação - Estudo e ensino
Educação inclusiva - Brasil
Estudantes surdos
Cegos - Educação
Ensino superior
Educação
title_short Educação superior inclusiva de surdocegos : cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano
title_full Educação superior inclusiva de surdocegos : cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano
title_fullStr Educação superior inclusiva de surdocegos : cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano
title_full_unstemmed Educação superior inclusiva de surdocegos : cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano
title_sort Educação superior inclusiva de surdocegos : cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano
author Costa, Aldemar Balbino da
author_facet Costa, Aldemar Balbino da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Haracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Aldemar Balbino da
contributor_str_mv Haracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Educação inclusiva - Brasil
Estudantes surdos
Cegos - Educação
Ensino superior
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Educação inclusiva - Brasil
Estudantes surdos
Cegos - Educação
Ensino superior
Educação
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Sonia Maria Chaves Haracemiv
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-31T14:57:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-31T14:57:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/81651
url https://hdl.handle.net/1884/81651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81651/1/R%20-%20T%20-%20ALDEMAR%20BALBINO%20DA%20COSTA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d57f4c43e4529ffe6b11ab3f12a3aea2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860741312020480