Gestão democrática, formação humana e emancipação política : uma escola pública municipal de Araucária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burnagui, Hector Paulo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/83169
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Maurício Cesar Vitória Fagundes
id UFPR_be4a4608e026fa4643bf74e653f38d5b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/83169
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoFagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961-Burnagui, Hector Paulo2023-06-26T18:18:42Z2023-06-26T18:18:42Z2023https://hdl.handle.net/1884/83169Orientador: Prof. Dr. Maurício Cesar Vitória FagundesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 27/02/2023Inclui referências: p. 138-143Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar e compreender as possibilidades e limites de um processo educacional emancipatório, desenvolvido em uma Escola Pública Municipal de Araucária. Contou com o aporte teórico das obras de Vitor Henrique Paro e Paulo Freire entre outros educadores e pensadores progressistas contemporâneos, que apresentam reflexões sobre os processos de gestão democrática de unidades escolares e processos de emancipação humana. Buscamos compreender a centralidade do papel do Conselho Escolar, das Assembleias e da representatividade estudantil na horizontalidade das relações de poder. Para isso, essa investigação de cunho qualitativo e do tipo estudo de caso, valendo-se de elementos da pesquisa participante na construção dos caminhos metodológicos, empreendeu uma pesquisa preparatória que buscou compreender o histórico da localidade onde encontra-se a escola, sua ocupação demográfica e a correlação desta com o que ocorria no município e no país no mesmo período. Metodológica e formalmente, dividimos a investigação em três frentes: análise documental, observação participante e círculo de diálogo que, no campo empírico da pesquisa, por se tratar da análise da divisão do poder nas relações humanas, ocorreram em concomitância, construindo, assim, os dados para análise. A partir do Círculo de Diálogos, conversamos, trocamos impressões e experiências com 6 participantes que foram ou são Conselheiros Escolares nesta escola. Desse modo, o tecido deste estudo se entrelaça, demonstrando ser esta escola singular em seu processo de organização no campo da gestão e ratificando, em partes, os pressupostos da pesquisa de que quanto mais horizontais as relações de poder, no exercício da gestão das escolas públicas, mais democráticos e emancipatórios são os processos de formação social, humana e política das pessoas envolvidas.Abstract: This research was developed with the objective of analyzing and understanding the possibilities and limits of an emancipatory process developed in a Municipal Public School in Araucária. It was supported by the theoretical works of Vitor Henrique Paro and Paulo Freire, among other progressive educators and thinkers, who present reflections on the processes of democratic management of school units and processes of human emancipation. We sought to understand the centrality of the role of the School Council, the Assemblies, and student representation in the horizontality of power relationships. To do this, this qualitative research, using elements of participatory research in the construction of methodological paths, conducted preliminary research that sought to understand the history of the location where the school is located, its demographic occupation, and its correlation with what was happening in the municipality and the country at the same time. Methodologically and formally, we divided the research into three fronts: documentary analysis, participatory observation, and dialogue circle that, in the empirical field of the research, because it is the analysis of the division of power in human relationships, occurred simultaneously, thus constructing the data for analysis. It is from the Dialogue Circle, where we talked, exchanged impressions, and experiences with 6 participants who were or are School Councilors in this school, that the fabric of this study is interwoven, demonstrating that this school is unique in its organization processes in the field of management and confirming, in part, the assumptions of the research that the more horizontal the power relationships, in the exercise of democratic management of public schools, the more developed the processes of social and human formation, of emancipatory action, and political participation of all involved.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEducação e EstadoEscolas públicas - Araucária (PR)Gestão democráticaGestão democrática, formação humana e emancipação política : uma escola pública municipal de Araucáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - HECTOR PAULO BURNAGUI.pdfapplication/pdf6803891https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83169/1/R%20-%20D%20-%20HECTOR%20PAULO%20BURNAGUI.pdfbd52d030fbf8b14667681ba7e29466ddMD51open access1884/831692023-06-26 15:18:42.172open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83169Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-26T18:18:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão democrática, formação humana e emancipação política : uma escola pública municipal de Araucária
title Gestão democrática, formação humana e emancipação política : uma escola pública municipal de Araucária
spellingShingle Gestão democrática, formação humana e emancipação política : uma escola pública municipal de Araucária
Burnagui, Hector Paulo
Educação - Estudo e ensino
Educação e Estado
Escolas públicas - Araucária (PR)
Gestão democrática
title_short Gestão democrática, formação humana e emancipação política : uma escola pública municipal de Araucária
title_full Gestão democrática, formação humana e emancipação política : uma escola pública municipal de Araucária
title_fullStr Gestão democrática, formação humana e emancipação política : uma escola pública municipal de Araucária
title_full_unstemmed Gestão democrática, formação humana e emancipação política : uma escola pública municipal de Araucária
title_sort Gestão democrática, formação humana e emancipação política : uma escola pública municipal de Araucária
author Burnagui, Hector Paulo
author_facet Burnagui, Hector Paulo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961-
dc.contributor.author.fl_str_mv Burnagui, Hector Paulo
contributor_str_mv Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Educação e Estado
Escolas públicas - Araucária (PR)
Gestão democrática
topic Educação - Estudo e ensino
Educação e Estado
Escolas públicas - Araucária (PR)
Gestão democrática
description Orientador: Prof. Dr. Maurício Cesar Vitória Fagundes
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-26T18:18:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-26T18:18:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/83169
url https://hdl.handle.net/1884/83169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83169/1/R%20-%20D%20-%20HECTOR%20PAULO%20BURNAGUI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bd52d030fbf8b14667681ba7e29466dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860353520304128