Implicações do Programa Ensino Médio Inovador no ensino de Biologia, Física e Química nas escolas estaduais de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rauth, Viviane Maria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/37884
Resumo: Orientadora : Profª Drª Orliney M. Guimarães
id UFPR_bf0ef98f33590b195d9e1a7baadcbffb
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/37884
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaGuimarães, Orliney Maciel, 1964-Rauth, Viviane Maria2024-04-08T13:08:50Z2024-04-08T13:08:50Z2015https://hdl.handle.net/1884/37884Orientadora : Profª Drª Orliney M. GuimarãesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 27/02/2015Inclui referênciasResumo: Esta pesquisa tem por objetivo geral discutir as implicações do Programa Ensino Médio Inovador tendo em vista analisá-las a partir da investigação no ensino de Biologia, Física e Química nas escolas estaduais de Curitiba-Paraná. De forma consubstanciada pretendeu-se apreender os limites e possibilidades deste Programa na conformação de um novo Ensino Médio. Também foi de interesse discutir aspectos relacionados ao processo de inovação educacional no ensino de Biologia, Física e Química. Dessa maneira, com intuito de atender aos objetivos do Observatório da Educação, no projeto em rede denominado Inovações Educacionais e as Políticas Públicas de Avaliação e Melhoria da Educação no Brasil (IEPAM), levantou-se a seguinte problematização: Quais as implicações do Programa Ensino Médio Inovador no ensino de Biologia, Física e Química na rede estadual de Curitiba? A pesquisa teve cunho qualitativo e a constituição de dados se deu por meio de três técnicas: a análise documental, a entrevista e o questionário, tendo como sujeitos da pesquisa os gestores, professores de Biologia, Física e Química e os respectivos alunos que participaram das ações desenvolvidas no macrocampo Iniciação Científica e Pesquisa proporcionadas pelo Programa em questão. Para a construção do quadro teórico buscou-se elementos no campo de análise das políticas públicas, em especial as discussões relacionadas aos percursos metodológicos das pesquisas neste campo. Assim, optou-se pela Abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e colaboradores como abordagem metodológica proporcionando assim, uma análise mais abrangente e consistente com o campo de pesquisa em políticas educacionais. Para o tratamento dos dados foram utilizadas as contribuições da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2007). A partir da constituição e análise dos dados foi possível compreender, de modo geral, que houve reinterpretação da proposta inicial para que este Programa pudesse ser desenvolvido em âmbito estadual, sendo ofertado na forma de disciplinas extracurriculares de contraturno e que tiveram pouco impacto no que se refere ao redesenho curricular do Ensino Médio. É possível apontar ainda que os efeitos foram de primeira ordem, caracterizados por melhorias nas práticas estabelecidas no contraturno escolar e na infraestrutura física da escola. Houve mudanças superficiais em relação às práticas pedagógicas desenvolvidas no turno regular, ao currículo, nos padrões de acesso ou oportunidades, sendo estes elementos restritos e privilegiando poucos alunos. No entanto, ao que se refere ao ensino de Ciências foi possível identificar que o Programa possibilitou o desenvolvimento de abordagens potencialmente inovadoras que convergem para uma possível melhoria na qualidade de ensino ofertada nesta área do conhecimento, mas são restritas aos participantes das ações desenvolvidas no contraturno escolar.Abstract: This research has the objective to discuss the implications of the High School Program Innovator in order to analyze them from the research in teaching Biology, Physics and Chemistry in public schools in Curitiba, Paraná. We also intend to investigate the limits and possibilities of this Program in the conformation of a new high school. It was also of interest to discuss aspects related to the educational process innovation in teaching Biology, Physics and Chemistry. Thus, aiming to meet the objectives of the Centre for Education in network project called Educational Innovations and Public Policy Evaluation and Improving Education in Brazil (IEPAM) we question: what are the implications of the Program Innovative High School Education in Biology, Physics and Chemistry in the public school in Curitiba? The research was qualitative approach and the data constitution was through three techniques: documentary analysis, interviews and the questionnaire, as research subject's managers, Biology, Physics and Chemistry teachers and their students who participated in the actions within the pedagogical field of action called Scientific Initiation and Research offered by the Program in question. For the construction of the theoretical framework aimed to elements in the field of policy analysis, in specific the discussions related to the methodological paths of research in this field. So we opted for the Policy Cycle Approach, formulated by the English sociologist Stephen Ball, as a methodological approach thus providing a more comprehensive and consistent analysis with the search field in educational policies. For the treatment of the data we used the contributions of Discursive Textual Analysis of Moraes and Galiazzi (2007). From the constitution and analysis of the data was possible to understand, in general, there was reinterpretation of the original proposal for this Program could be developed at the state level, being offered as extracurricular disciplines after school activities and had little impact as relates to curriculum redesign of high school. There could be also that the effects were first order, characterized by changes only in established practices after school and in the school structure. Little has changed in relation to teaching practices in the classroom, the curriculum, the access patterns or opportunities, which are restricted elements and privileging few students. However, when it comes to Science Education, we found that the Program enabled the development of potentially innovative approaches that converge to a possible improvement in the quality of education offered in this area of knowledge, but are restricted to the participants of the actions taken in after school activities.334f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaEnsino médio - Curitiba (PR)Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoInovações educacionaisCiência - Estudo e ensinoImplicações do Programa Ensino Médio Inovador no ensino de Biologia, Física e Química nas escolas estaduais de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - VIVIANE MARIA RAUTH.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1102https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37884/1/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20MARIA%20RAUTH.pdf.jpgc50116b9874e7a6bcd032eedbc79fd3eMD51open accessTEXTR - D - VIVIANE MARIA RAUTH.pdf.txtExtracted Texttext/plain916316https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37884/2/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20MARIA%20RAUTH.pdf.txt75460ff63e364240afa61249186556bcMD52open accessORIGINALR - D - VIVIANE MARIA RAUTH.pdfapplication/pdf7622197https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37884/3/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20MARIA%20RAUTH.pdf96bce5cf5aa7b675112498245eca4a38MD53open access1884/378842024-04-08 10:08:50.301open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/37884Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-08T13:08:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implicações do Programa Ensino Médio Inovador no ensino de Biologia, Física e Química nas escolas estaduais de Curitiba
title Implicações do Programa Ensino Médio Inovador no ensino de Biologia, Física e Química nas escolas estaduais de Curitiba
spellingShingle Implicações do Programa Ensino Médio Inovador no ensino de Biologia, Física e Química nas escolas estaduais de Curitiba
Rauth, Viviane Maria
Matemática
Ensino médio - Curitiba (PR)
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Inovações educacionais
Ciência - Estudo e ensino
title_short Implicações do Programa Ensino Médio Inovador no ensino de Biologia, Física e Química nas escolas estaduais de Curitiba
title_full Implicações do Programa Ensino Médio Inovador no ensino de Biologia, Física e Química nas escolas estaduais de Curitiba
title_fullStr Implicações do Programa Ensino Médio Inovador no ensino de Biologia, Física e Química nas escolas estaduais de Curitiba
title_full_unstemmed Implicações do Programa Ensino Médio Inovador no ensino de Biologia, Física e Química nas escolas estaduais de Curitiba
title_sort Implicações do Programa Ensino Médio Inovador no ensino de Biologia, Física e Química nas escolas estaduais de Curitiba
author Rauth, Viviane Maria
author_facet Rauth, Viviane Maria
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guimarães, Orliney Maciel, 1964-
dc.contributor.author.fl_str_mv Rauth, Viviane Maria
contributor_str_mv Guimarães, Orliney Maciel, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino médio - Curitiba (PR)
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Inovações educacionais
Ciência - Estudo e ensino
topic Matemática
Ensino médio - Curitiba (PR)
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Inovações educacionais
Ciência - Estudo e ensino
description Orientadora : Profª Drª Orliney M. Guimarães
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-08T13:08:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-08T13:08:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/37884
url https://hdl.handle.net/1884/37884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 334f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37884/1/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20MARIA%20RAUTH.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37884/2/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20MARIA%20RAUTH.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37884/3/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20MARIA%20RAUTH.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c50116b9874e7a6bcd032eedbc79fd3e
75460ff63e364240afa61249186556bc
96bce5cf5aa7b675112498245eca4a38
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860428854198272