Metodologias ativas no ensino de ciências da natureza : uma análise de propostas em livros didáticos do novo ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/74793 |
Resumo: | Orientador: Tiago Venturi |
id |
UFPR_bf5e2e185fd3fd4015c2661ecde17b6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74793 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Costa, Leoni Ventura, 1997-Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências BiológicasVenturi, Tiago2022-04-04T13:53:03Z2022-04-04T13:53:03Z2021https://hdl.handle.net/1884/74793Orientador: Tiago VenturiMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.Inclui referênciasResumo : As Metodologias Ativas possuem como premissa possibilitar aos estudantes que sejam protagonistas em seu próprio processo de aprendizagem. Com a mudança do ensino médio e da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) as metodologias devem estar presentes no ensino médio a partir do ano de 2021. Levando em consideração que o Livro didático é o principal instrumento de ensino utilizado por professores, o objetivo deste trabalho é compreender como as abordagens de Metodologias Ativas estão presentes em livros didáticos de Ciências da Natureza do novo ensino médio, em fase de avaliação no PNLD de 2021. Tratase de uma pesquisa qualitativa com elementos da pesquisa descritiva documental. Os dados foram coletados através de análises de livros didáticos previamente selecionados que foram submetidos à dez critérios de análise. Após analisar os livros didáticos disponíveis on-line, constata-se que a principal metodologia utilizada é a Aprendizagem Baseada em Projetos, acompanhada de forma secundária pelas metodologias da Aprendizagem Baseada em Problemas e a investigação. Percebese também a utilização de temas cotidianos e relacionados a problemáticas sociais como forma de integrar as Ciências da Natureza com a realidade do estudante.1 recurso online : PDF.application/pdfLivro didáticoEnsinoBiologiaMetodologias ativas no ensino de ciências da natureza : uma análise de propostas em livros didáticos do novo ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLEONI VENTURA COSTA_BIOLOGIA_2021_1.pdfapplication/pdf959555https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74793/1/LEONI%20VENTURA%20COSTA_BIOLOGIA_2021_1.pdff28886c2969bfd754ac16d3284ccb241MD51open access1884/747932022-04-04 10:53:03.339open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74793Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-04T13:53:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Metodologias ativas no ensino de ciências da natureza : uma análise de propostas em livros didáticos do novo ensino médio |
title |
Metodologias ativas no ensino de ciências da natureza : uma análise de propostas em livros didáticos do novo ensino médio |
spellingShingle |
Metodologias ativas no ensino de ciências da natureza : uma análise de propostas em livros didáticos do novo ensino médio Costa, Leoni Ventura, 1997- Livro didático Ensino Biologia |
title_short |
Metodologias ativas no ensino de ciências da natureza : uma análise de propostas em livros didáticos do novo ensino médio |
title_full |
Metodologias ativas no ensino de ciências da natureza : uma análise de propostas em livros didáticos do novo ensino médio |
title_fullStr |
Metodologias ativas no ensino de ciências da natureza : uma análise de propostas em livros didáticos do novo ensino médio |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas no ensino de ciências da natureza : uma análise de propostas em livros didáticos do novo ensino médio |
title_sort |
Metodologias ativas no ensino de ciências da natureza : uma análise de propostas em livros didáticos do novo ensino médio |
author |
Costa, Leoni Ventura, 1997- |
author_facet |
Costa, Leoni Ventura, 1997- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Leoni Ventura, 1997- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Venturi, Tiago |
contributor_str_mv |
Venturi, Tiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Ensino Biologia |
topic |
Livro didático Ensino Biologia |
description |
Orientador: Tiago Venturi |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-04T13:53:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-04T13:53:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/74793 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/74793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74793/1/LEONI%20VENTURA%20COSTA_BIOLOGIA_2021_1.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f28886c2969bfd754ac16d3284ccb241 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898784931840000 |