Criatividade nos anos iniciais do ensino fundamental : práticas docentes e instrumentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/88637 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Tania Stoltz |
id |
UFPR_bf7739ae7aabaf8e223bbc3aef101bcb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/88637 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoStoltz, Tania, 1963-Menezes, Ana Terra2024-06-20T21:04:47Z2024-06-20T21:04:47Z2024https://hdl.handle.net/1884/88637Orientadora: Profª Drª Tania StoltzDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 20/03/2024Inclui referênciasResumo: A criatividade, na educação, é tema globalmente discutido há mais de setenta anos, por pesquisadores de diferentes países e áreas de atuação. No entanto, um levantamento bibliográfico de pesquisas publicadas nos últimos cinco anos, revela que não basta reconhecer cientificamente quão importante é a criatividade para o desenvolvimento da aprendizagem, da cognição, das emoções e da vida humana, é necessário investigar profundamente a criatividade como fenômeno e os fatores que influenciam na sua inibição e no seu favorecimento nas escolas. Este estudo, de caráter teórico-bibliográfico, tem como objetivo geral compreender o desenvolvimento da criatividade na escola de estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Nesse sentido, inicialmente foi realizada uma revisão integrativa da literatura sobre o modo como as práticas docentes se relacionam ao desenvolvimento da criatividade dos estudantes. Na sequência, foi realizada uma revisão sistemática sobre pesquisas voltadas à mensuração de fatores relacionados ao desenvolvimento da criatividade discente do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Como resultados observa-se que as práticas docentes estão relacionadas ao desenvolvimento da criatividade de estudantes na medida em que contribuem para o desenvolvimento de características relacionadas ao ato criativo, como a confiança para expor ideias e a curiosidade para buscar conhecimento, estimulando e exercitando essas características através do processo de ensino e aprendizagem. Na revisão sistemática foi possível evidenciar o uso de instrumentos relevantes para investigar fatores facilitadores de um clima de sala de aula para a criatividade; fatores que apontam para a relação entre criatividade e habilidades socioemocionais; instrumentos que mensuram fatores que contribuem para a geração de ideias criativas na resolução de problemas em práticas de ensino, bem como instrumentos que avaliam práticas de incentivo à curiosidade e à criatividade de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Conclui-se que o desenvolvimento da criatividade de estudantes dos anos iniciais pode ser realizado por meio de práticas docentes, sendo fundamental familiarizar os professores quanto às práticas favoráveis ao desenvolvimento criativo. Destaca-se a importância de considerar fatores não só cognitivos e comumente atrelados à resolução de problemas, mas também afetivos e de origem intrínseca aos sujeitos na pesquisa sobre a criatividade na escola de estudantes dos anos iniciais.Abstract: Creativity in education has been a globally discussed topic for over seventy years by researchers from different countries and fields. However, a bibliographic survey of research published in the last five years reveals that merely recognizing scientifically how important creativity is for the development of learning, cognition, emotions, and human life is not sufficient. It is necessary to deeply investigate creativity as a phenomenon and the factors that influence its inhibition and facilitation in schools. This theoretical and bibliographic study aims to comprehensively understand the development of creativity in students from 1st to 5th grade of Elementary Education. In this regard, an integrative literature review was initially conducted on how teaching practices relate to students' creativity development. Subsequently, a systematic review focused on research measuring factors associated with the development of student creativity from 1st to 5th grade of Elementary Education was carried out. Results indicate that teaching practices are linked to students' creativity development as they contribute to fostering characteristics related to creative acts, such as confidence to express ideas and curiosity to seek knowledge, stimulating and exercising these traits through the teaching and learning process. The systematic review highlighted the use of relevant instruments to investigate facilitators of a classroom climate for creativity, factors pointing to the relationship between creativity and socio-emotional skills, tools measuring factors contributing to the generation of creative ideas in problem-solving teaching practices, as well as instruments assessing practices encouraging curiosity and creativity among students in the early years of elementary education. It is concluded that the development of creativity in early years students can be achieved through teaching practices, emphasizing the importance of familiarizing teachers with practices conducive to creative development. It is essential to consider not only cognitive factors commonly associated with problem-solving but also affective factors intrinsic to individuals in research on creativity in early years students' school settings.1 recurso online : PDF.application/pdfPrática de ensinoCriatividade em criançasCrianças - DesenvolvimentoEnsino fundamentalEducaçãoCriatividade nos anos iniciais do ensino fundamental : práticas docentes e instrumentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANA TERRA MENEZES.pdfapplication/pdf2007576https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/88637/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20TERRA%20MENEZES.pdf79c0300dc52af11c19eacda7f26188dfMD51open access1884/886372024-06-20 18:04:47.786open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/88637Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-06-20T21:04:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Criatividade nos anos iniciais do ensino fundamental : práticas docentes e instrumentos |
title |
Criatividade nos anos iniciais do ensino fundamental : práticas docentes e instrumentos |
spellingShingle |
Criatividade nos anos iniciais do ensino fundamental : práticas docentes e instrumentos Menezes, Ana Terra Prática de ensino Criatividade em crianças Crianças - Desenvolvimento Ensino fundamental Educação |
title_short |
Criatividade nos anos iniciais do ensino fundamental : práticas docentes e instrumentos |
title_full |
Criatividade nos anos iniciais do ensino fundamental : práticas docentes e instrumentos |
title_fullStr |
Criatividade nos anos iniciais do ensino fundamental : práticas docentes e instrumentos |
title_full_unstemmed |
Criatividade nos anos iniciais do ensino fundamental : práticas docentes e instrumentos |
title_sort |
Criatividade nos anos iniciais do ensino fundamental : práticas docentes e instrumentos |
author |
Menezes, Ana Terra |
author_facet |
Menezes, Ana Terra |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stoltz, Tania, 1963- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Ana Terra |
contributor_str_mv |
Stoltz, Tania, 1963- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino Criatividade em crianças Crianças - Desenvolvimento Ensino fundamental Educação |
topic |
Prática de ensino Criatividade em crianças Crianças - Desenvolvimento Ensino fundamental Educação |
description |
Orientadora: Profª Drª Tania Stoltz |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-06-20T21:04:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-06-20T21:04:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/88637 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/88637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/88637/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20TERRA%20MENEZES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
79c0300dc52af11c19eacda7f26188df |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898889682485248 |