Criatividade nos anos iniciais do ensino fundamental : práticas docentes e instrumentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Ana Terra
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/88637
Resumo: Orientadora: Profª Drª Tania Stoltz
id UFPR_bf7739ae7aabaf8e223bbc3aef101bcb
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/88637
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoStoltz, Tania, 1963-Menezes, Ana Terra2024-06-20T21:04:47Z2024-06-20T21:04:47Z2024https://hdl.handle.net/1884/88637Orientadora: Profª Drª Tania StoltzDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 20/03/2024Inclui referênciasResumo: A criatividade, na educação, é tema globalmente discutido há mais de setenta anos, por pesquisadores de diferentes países e áreas de atuação. No entanto, um levantamento bibliográfico de pesquisas publicadas nos últimos cinco anos, revela que não basta reconhecer cientificamente quão importante é a criatividade para o desenvolvimento da aprendizagem, da cognição, das emoções e da vida humana, é necessário investigar profundamente a criatividade como fenômeno e os fatores que influenciam na sua inibição e no seu favorecimento nas escolas. Este estudo, de caráter teórico-bibliográfico, tem como objetivo geral compreender o desenvolvimento da criatividade na escola de estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Nesse sentido, inicialmente foi realizada uma revisão integrativa da literatura sobre o modo como as práticas docentes se relacionam ao desenvolvimento da criatividade dos estudantes. Na sequência, foi realizada uma revisão sistemática sobre pesquisas voltadas à mensuração de fatores relacionados ao desenvolvimento da criatividade discente do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Como resultados observa-se que as práticas docentes estão relacionadas ao desenvolvimento da criatividade de estudantes na medida em que contribuem para o desenvolvimento de características relacionadas ao ato criativo, como a confiança para expor ideias e a curiosidade para buscar conhecimento, estimulando e exercitando essas características através do processo de ensino e aprendizagem. Na revisão sistemática foi possível evidenciar o uso de instrumentos relevantes para investigar fatores facilitadores de um clima de sala de aula para a criatividade; fatores que apontam para a relação entre criatividade e habilidades socioemocionais; instrumentos que mensuram fatores que contribuem para a geração de ideias criativas na resolução de problemas em práticas de ensino, bem como instrumentos que avaliam práticas de incentivo à curiosidade e à criatividade de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Conclui-se que o desenvolvimento da criatividade de estudantes dos anos iniciais pode ser realizado por meio de práticas docentes, sendo fundamental familiarizar os professores quanto às práticas favoráveis ao desenvolvimento criativo. Destaca-se a importância de considerar fatores não só cognitivos e comumente atrelados à resolução de problemas, mas também afetivos e de origem intrínseca aos sujeitos na pesquisa sobre a criatividade na escola de estudantes dos anos iniciais.Abstract: Creativity in education has been a globally discussed topic for over seventy years by researchers from different countries and fields. However, a bibliographic survey of research published in the last five years reveals that merely recognizing scientifically how important creativity is for the development of learning, cognition, emotions, and human life is not sufficient. It is necessary to deeply investigate creativity as a phenomenon and the factors that influence its inhibition and facilitation in schools. This theoretical and bibliographic study aims to comprehensively understand the development of creativity in students from 1st to 5th grade of Elementary Education. In this regard, an integrative literature review was initially conducted on how teaching practices relate to students' creativity development. Subsequently, a systematic review focused on research measuring factors associated with the development of student creativity from 1st to 5th grade of Elementary Education was carried out. Results indicate that teaching practices are linked to students' creativity development as they contribute to fostering characteristics related to creative acts, such as confidence to express ideas and curiosity to seek knowledge, stimulating and exercising these traits through the teaching and learning process. The systematic review highlighted the use of relevant instruments to investigate facilitators of a classroom climate for creativity, factors pointing to the relationship between creativity and socio-emotional skills, tools measuring factors contributing to the generation of creative ideas in problem-solving teaching practices, as well as instruments assessing practices encouraging curiosity and creativity among students in the early years of elementary education. It is concluded that the development of creativity in early years students can be achieved through teaching practices, emphasizing the importance of familiarizing teachers with practices conducive to creative development. It is essential to consider not only cognitive factors commonly associated with problem-solving but also affective factors intrinsic to individuals in research on creativity in early years students' school settings.1 recurso online : PDF.application/pdfPrática de ensinoCriatividade em criançasCrianças - DesenvolvimentoEnsino fundamentalEducaçãoCriatividade nos anos iniciais do ensino fundamental : práticas docentes e instrumentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANA TERRA MENEZES.pdfapplication/pdf2007576https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/88637/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20TERRA%20MENEZES.pdf79c0300dc52af11c19eacda7f26188dfMD51open access1884/886372024-06-20 18:04:47.786open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/88637Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-06-20T21:04:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Criatividade nos anos iniciais do ensino fundamental : práticas docentes e instrumentos
title Criatividade nos anos iniciais do ensino fundamental : práticas docentes e instrumentos
spellingShingle Criatividade nos anos iniciais do ensino fundamental : práticas docentes e instrumentos
Menezes, Ana Terra
Prática de ensino
Criatividade em crianças
Crianças - Desenvolvimento
Ensino fundamental
Educação
title_short Criatividade nos anos iniciais do ensino fundamental : práticas docentes e instrumentos
title_full Criatividade nos anos iniciais do ensino fundamental : práticas docentes e instrumentos
title_fullStr Criatividade nos anos iniciais do ensino fundamental : práticas docentes e instrumentos
title_full_unstemmed Criatividade nos anos iniciais do ensino fundamental : práticas docentes e instrumentos
title_sort Criatividade nos anos iniciais do ensino fundamental : práticas docentes e instrumentos
author Menezes, Ana Terra
author_facet Menezes, Ana Terra
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stoltz, Tania, 1963-
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Ana Terra
contributor_str_mv Stoltz, Tania, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino
Criatividade em crianças
Crianças - Desenvolvimento
Ensino fundamental
Educação
topic Prática de ensino
Criatividade em crianças
Crianças - Desenvolvimento
Ensino fundamental
Educação
description Orientadora: Profª Drª Tania Stoltz
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-06-20T21:04:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-06-20T21:04:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/88637
url https://hdl.handle.net/1884/88637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/88637/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20TERRA%20MENEZES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 79c0300dc52af11c19eacda7f26188df
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898889682485248