Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas em destaque

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kasai, Paula Mika
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima, Ivan Gimenes, Prodócimo, Elaine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Desidades
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar ações educativas envolvendo jogos e brincadeiras no primeiro ciclo do Ensino Fundamental com base em estudos empíricos publicados em revistas especializadas da área de Educação e na base de dados SciELO. Realizamos revisão bibliográfica usando como termos de busca: jogo(s), jogar, brincadeira(s), brincar, brinquedo(s), ludicidade, lúdico(s), lúdica(s) e ensino fundamental. Foram obtidos 15 artigos. A forma como o jogo é tratado a partir dos estudos publicados foi organizada em 3 categorias: ensinar conteúdos (10 artigos); desenvolver habilidades e capacidades (3 artigos); ou com um fim em si mesmo (2 artigos). Os resultados apontaram que, no contexto escolar brasileiro, os jogos e as brincadeiras são introduzidos na prática pedagógica principalmente com fins utilitários, correndo o risco de transformarem-se em trabalho, perdendo seu caráter lúdico.
id UFRJ-20_4b8e73a3aa56d9f5568aea04df7c4676
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46237
network_acronym_str UFRJ-20
network_name_str Desidades
repository_id_str
spelling Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas em destaquejogosprática pedagógicaensino fundamentalcriançasO presente trabalho tem como objetivo analisar ações educativas envolvendo jogos e brincadeiras no primeiro ciclo do Ensino Fundamental com base em estudos empíricos publicados em revistas especializadas da área de Educação e na base de dados SciELO. Realizamos revisão bibliográfica usando como termos de busca: jogo(s), jogar, brincadeira(s), brincar, brinquedo(s), ludicidade, lúdico(s), lúdica(s) e ensino fundamental. Foram obtidos 15 artigos. A forma como o jogo é tratado a partir dos estudos publicados foi organizada em 3 categorias: ensinar conteúdos (10 artigos); desenvolver habilidades e capacidades (3 artigos); ou com um fim em si mesmo (2 artigos). Os resultados apontaram que, no contexto escolar brasileiro, os jogos e as brincadeiras são introduzidos na prática pedagógica principalmente com fins utilitários, correndo o risco de transformarem-se em trabalho, perdendo seu caráter lúdico.Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/4623710.54948/desidades.v0i32.46237DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 86-104DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 86-1042318-928210.54948/desidades.v0i32reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/28812https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38590https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38591https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38592https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38593https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38594https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38595https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38596https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/3859710.54948/desidades.v0i32.46237.g2881210.54948/desidades.v0i32.46237.g3859010.54948/desidades.v0i32.46237.g3859110.54948/desidades.v0i32.46237.g3859210.54948/desidades.v0i32.46237.g3859310.54948/desidades.v0i32.46237.g3859410.54948/desidades.v0i32.46237.g3859510.54948/desidades.v0i32.46237.g3859610.54948/desidades.v0i32.46237.g38597Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudeinfo:eu-repo/semantics/openAccessKasai, Paula MikaLima, Ivan GimenesProdócimo, Elaine2023-10-08T03:19:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46237Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/oairevistadesidades@gmail.com||2318-92822318-9282opendoar:2023-10-08T03:19:35Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas em destaque
title Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas em destaque
spellingShingle Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas em destaque
Kasai, Paula Mika
jogos
prática pedagógica
ensino fundamental
crianças
title_short Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas em destaque
title_full Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas em destaque
title_fullStr Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas em destaque
title_full_unstemmed Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas em destaque
title_sort Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas em destaque
author Kasai, Paula Mika
author_facet Kasai, Paula Mika
Lima, Ivan Gimenes
Prodócimo, Elaine
author_role author
author2 Lima, Ivan Gimenes
Prodócimo, Elaine
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kasai, Paula Mika
Lima, Ivan Gimenes
Prodócimo, Elaine
dc.subject.por.fl_str_mv jogos
prática pedagógica
ensino fundamental
crianças
topic jogos
prática pedagógica
ensino fundamental
crianças
description O presente trabalho tem como objetivo analisar ações educativas envolvendo jogos e brincadeiras no primeiro ciclo do Ensino Fundamental com base em estudos empíricos publicados em revistas especializadas da área de Educação e na base de dados SciELO. Realizamos revisão bibliográfica usando como termos de busca: jogo(s), jogar, brincadeira(s), brincar, brinquedo(s), ludicidade, lúdico(s), lúdica(s) e ensino fundamental. Foram obtidos 15 artigos. A forma como o jogo é tratado a partir dos estudos publicados foi organizada em 3 categorias: ensinar conteúdos (10 artigos); desenvolver habilidades e capacidades (3 artigos); ou com um fim em si mesmo (2 artigos). Os resultados apontaram que, no contexto escolar brasileiro, os jogos e as brincadeiras são introduzidos na prática pedagógica principalmente com fins utilitários, correndo o risco de transformarem-se em trabalho, perdendo seu caráter lúdico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237
10.54948/desidades.v0i32.46237
url https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237
identifier_str_mv 10.54948/desidades.v0i32.46237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/28812
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38590
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38591
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38592
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38593
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38594
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38595
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38596
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38597
10.54948/desidades.v0i32.46237.g28812
10.54948/desidades.v0i32.46237.g38590
10.54948/desidades.v0i32.46237.g38591
10.54948/desidades.v0i32.46237.g38592
10.54948/desidades.v0i32.46237.g38593
10.54948/desidades.v0i32.46237.g38594
10.54948/desidades.v0i32.46237.g38595
10.54948/desidades.v0i32.46237.g38596
10.54948/desidades.v0i32.46237.g38597
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 86-104
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 86-104
2318-9282
10.54948/desidades.v0i32
reponame:Desidades
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Desidades
collection Desidades
repository.name.fl_str_mv Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv revistadesidades@gmail.com||
_version_ 1797067693279412224