Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas em destaque
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Desidades |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar ações educativas envolvendo jogos e brincadeiras no primeiro ciclo do Ensino Fundamental com base em estudos empíricos publicados em revistas especializadas da área de Educação e na base de dados SciELO. Realizamos revisão bibliográfica usando como termos de busca: jogo(s), jogar, brincadeira(s), brincar, brinquedo(s), ludicidade, lúdico(s), lúdica(s) e ensino fundamental. Foram obtidos 15 artigos. A forma como o jogo é tratado a partir dos estudos publicados foi organizada em 3 categorias: ensinar conteúdos (10 artigos); desenvolver habilidades e capacidades (3 artigos); ou com um fim em si mesmo (2 artigos). Os resultados apontaram que, no contexto escolar brasileiro, os jogos e as brincadeiras são introduzidos na prática pedagógica principalmente com fins utilitários, correndo o risco de transformarem-se em trabalho, perdendo seu caráter lúdico. |
id |
UFRJ-20_4b8e73a3aa56d9f5568aea04df7c4676 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46237 |
network_acronym_str |
UFRJ-20 |
network_name_str |
Desidades |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas em destaquejogosprática pedagógicaensino fundamentalcriançasO presente trabalho tem como objetivo analisar ações educativas envolvendo jogos e brincadeiras no primeiro ciclo do Ensino Fundamental com base em estudos empíricos publicados em revistas especializadas da área de Educação e na base de dados SciELO. Realizamos revisão bibliográfica usando como termos de busca: jogo(s), jogar, brincadeira(s), brincar, brinquedo(s), ludicidade, lúdico(s), lúdica(s) e ensino fundamental. Foram obtidos 15 artigos. A forma como o jogo é tratado a partir dos estudos publicados foi organizada em 3 categorias: ensinar conteúdos (10 artigos); desenvolver habilidades e capacidades (3 artigos); ou com um fim em si mesmo (2 artigos). Os resultados apontaram que, no contexto escolar brasileiro, os jogos e as brincadeiras são introduzidos na prática pedagógica principalmente com fins utilitários, correndo o risco de transformarem-se em trabalho, perdendo seu caráter lúdico.Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/4623710.54948/desidades.v0i32.46237DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 86-104DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 86-1042318-928210.54948/desidades.v0i32reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/28812https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38590https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38591https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38592https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38593https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38594https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38595https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38596https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/3859710.54948/desidades.v0i32.46237.g2881210.54948/desidades.v0i32.46237.g3859010.54948/desidades.v0i32.46237.g3859110.54948/desidades.v0i32.46237.g3859210.54948/desidades.v0i32.46237.g3859310.54948/desidades.v0i32.46237.g3859410.54948/desidades.v0i32.46237.g3859510.54948/desidades.v0i32.46237.g3859610.54948/desidades.v0i32.46237.g38597Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudeinfo:eu-repo/semantics/openAccessKasai, Paula MikaLima, Ivan GimenesProdócimo, Elaine2023-10-08T03:19:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46237Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/oairevistadesidades@gmail.com||2318-92822318-9282opendoar:2023-10-08T03:19:35Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas em destaque |
title |
Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas em destaque |
spellingShingle |
Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas em destaque Kasai, Paula Mika jogos prática pedagógica ensino fundamental crianças |
title_short |
Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas em destaque |
title_full |
Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas em destaque |
title_fullStr |
Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas em destaque |
title_full_unstemmed |
Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas em destaque |
title_sort |
Jogos, brincadeiras e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas em destaque |
author |
Kasai, Paula Mika |
author_facet |
Kasai, Paula Mika Lima, Ivan Gimenes Prodócimo, Elaine |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Ivan Gimenes Prodócimo, Elaine |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kasai, Paula Mika Lima, Ivan Gimenes Prodócimo, Elaine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
jogos prática pedagógica ensino fundamental crianças |
topic |
jogos prática pedagógica ensino fundamental crianças |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar ações educativas envolvendo jogos e brincadeiras no primeiro ciclo do Ensino Fundamental com base em estudos empíricos publicados em revistas especializadas da área de Educação e na base de dados SciELO. Realizamos revisão bibliográfica usando como termos de busca: jogo(s), jogar, brincadeira(s), brincar, brinquedo(s), ludicidade, lúdico(s), lúdica(s) e ensino fundamental. Foram obtidos 15 artigos. A forma como o jogo é tratado a partir dos estudos publicados foi organizada em 3 categorias: ensinar conteúdos (10 artigos); desenvolver habilidades e capacidades (3 artigos); ou com um fim em si mesmo (2 artigos). Os resultados apontaram que, no contexto escolar brasileiro, os jogos e as brincadeiras são introduzidos na prática pedagógica principalmente com fins utilitários, correndo o risco de transformarem-se em trabalho, perdendo seu caráter lúdico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237 10.54948/desidades.v0i32.46237 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237 |
identifier_str_mv |
10.54948/desidades.v0i32.46237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/28812 https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38590 https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38591 https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38592 https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38593 https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38594 https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38595 https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38596 https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46237/38597 10.54948/desidades.v0i32.46237.g28812 10.54948/desidades.v0i32.46237.g38590 10.54948/desidades.v0i32.46237.g38591 10.54948/desidades.v0i32.46237.g38592 10.54948/desidades.v0i32.46237.g38593 10.54948/desidades.v0i32.46237.g38594 10.54948/desidades.v0i32.46237.g38595 10.54948/desidades.v0i32.46237.g38596 10.54948/desidades.v0i32.46237.g38597 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 86-104 DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 86-104 2318-9282 10.54948/desidades.v0i32 reponame:Desidades instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Desidades |
collection |
Desidades |
repository.name.fl_str_mv |
Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadesidades@gmail.com|| |
_version_ |
1797067693279412224 |