Prova Brasil : atividade avaliativa para contribuir com a prática pedagógica em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/54767 |
Resumo: | Orientadora : Msc Andréa Ceccatto |
id |
UFPR_bfc234ed1c90b7baa532e9337b646af0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54767 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Cenci, Marieli Galvan BoccheseCeccatto, Andréa de Paula, 1960-Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2020-01-08T14:43:56Z2020-01-08T14:43:56Z2016https://hdl.handle.net/1884/54767Orientadora : Msc Andréa CeccattoMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : As avaliações externas foram criadas no Brasil pelo governo federal para se conhecer estatisticamente como a educação está se desenvolvendo, e posteriormente com os índices apresentados ter condições de desenvolver estratégias para melhorar a educação no país. A presente pesquisa teve como objetivo compreender como os docentes de uma escola municipal da cidade de Pato Branco-PR, percebem a Prova Brasil como aliada para o direcionamento da prática pedagógica que se desenvolvem com os educandos em sala de aula. A cada nova aplicação que ocorre a cada dois anos, este instrumento pedagógico vem sendo aprimorado para se conseguir alcançar resultados mais próximos a real situação da educação brasileira. Para se chegar aos resultados foram aplicados 5 questionários, composto de 4 questões objetivas e uma discursiva a 5 professores de uma mesma escola municipal na cidade de Pato Branco/PR. Verifica-se na análise dos questionários aplicados, que todos os entrevistados acreditam que está avaliação é uma forma de contribuir de forma positiva para o desenvolvimento do processo de ensino, por permitir um olhar diferente ao que é trabalhado em sala de aula. Conclui-se então, que a avaliação permite o aperfeiçoamento dos métodos pedagógicos utilizados e que não caracteriza o fechamento de um ciclo, mas direciona estratégias para aprimorar e melhorar a educação.15 p.application/pdfAvaliação educacionalProva Brasil : atividade avaliativa para contribuir com a prática pedagógica em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARIELI GALVAN BOCCHESE CENCI.pdfapplication/pdf305906https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54767/1/R%20-%20E%20-%20MARIELI%20GALVAN%20BOCCHESE%20CENCI.pdf908389dbc9461c41d63b0a63367ce70eMD51open access1884/547672020-01-08 11:43:56.607open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54767Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-08T14:43:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Prova Brasil : atividade avaliativa para contribuir com a prática pedagógica em sala de aula |
title |
Prova Brasil : atividade avaliativa para contribuir com a prática pedagógica em sala de aula |
spellingShingle |
Prova Brasil : atividade avaliativa para contribuir com a prática pedagógica em sala de aula Cenci, Marieli Galvan Bocchese Avaliação educacional |
title_short |
Prova Brasil : atividade avaliativa para contribuir com a prática pedagógica em sala de aula |
title_full |
Prova Brasil : atividade avaliativa para contribuir com a prática pedagógica em sala de aula |
title_fullStr |
Prova Brasil : atividade avaliativa para contribuir com a prática pedagógica em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Prova Brasil : atividade avaliativa para contribuir com a prática pedagógica em sala de aula |
title_sort |
Prova Brasil : atividade avaliativa para contribuir com a prática pedagógica em sala de aula |
author |
Cenci, Marieli Galvan Bocchese |
author_facet |
Cenci, Marieli Galvan Bocchese |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ceccatto, Andréa de Paula, 1960- Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cenci, Marieli Galvan Bocchese |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional |
topic |
Avaliação educacional |
description |
Orientadora : Msc Andréa Ceccatto |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-08T14:43:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-08T14:43:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/54767 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/54767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
15 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54767/1/R%20-%20E%20-%20MARIELI%20GALVAN%20BOCCHESE%20CENCI.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
908389dbc9461c41d63b0a63367ce70e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898763776819200 |