Prova Brasil : atividade avaliativa para contribuir com a prática pedagógica em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cenci, Marieli Galvan Bocchese
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54767
Resumo: Orientadora : Msc Andréa Ceccatto
id UFPR_bfc234ed1c90b7baa532e9337b646af0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54767
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cenci, Marieli Galvan BoccheseCeccatto, Andréa de Paula, 1960-Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2020-01-08T14:43:56Z2020-01-08T14:43:56Z2016https://hdl.handle.net/1884/54767Orientadora : Msc Andréa CeccattoMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : As avaliações externas foram criadas no Brasil pelo governo federal para se conhecer estatisticamente como a educação está se desenvolvendo, e posteriormente com os índices apresentados ter condições de desenvolver estratégias para melhorar a educação no país. A presente pesquisa teve como objetivo compreender como os docentes de uma escola municipal da cidade de Pato Branco-PR, percebem a Prova Brasil como aliada para o direcionamento da prática pedagógica que se desenvolvem com os educandos em sala de aula. A cada nova aplicação que ocorre a cada dois anos, este instrumento pedagógico vem sendo aprimorado para se conseguir alcançar resultados mais próximos a real situação da educação brasileira. Para se chegar aos resultados foram aplicados 5 questionários, composto de 4 questões objetivas e uma discursiva a 5 professores de uma mesma escola municipal na cidade de Pato Branco/PR. Verifica-se na análise dos questionários aplicados, que todos os entrevistados acreditam que está avaliação é uma forma de contribuir de forma positiva para o desenvolvimento do processo de ensino, por permitir um olhar diferente ao que é trabalhado em sala de aula. Conclui-se então, que a avaliação permite o aperfeiçoamento dos métodos pedagógicos utilizados e que não caracteriza o fechamento de um ciclo, mas direciona estratégias para aprimorar e melhorar a educação.15 p.application/pdfAvaliação educacionalProva Brasil : atividade avaliativa para contribuir com a prática pedagógica em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARIELI GALVAN BOCCHESE CENCI.pdfapplication/pdf305906https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54767/1/R%20-%20E%20-%20MARIELI%20GALVAN%20BOCCHESE%20CENCI.pdf908389dbc9461c41d63b0a63367ce70eMD51open access1884/547672020-01-08 11:43:56.607open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54767Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-08T14:43:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Prova Brasil : atividade avaliativa para contribuir com a prática pedagógica em sala de aula
title Prova Brasil : atividade avaliativa para contribuir com a prática pedagógica em sala de aula
spellingShingle Prova Brasil : atividade avaliativa para contribuir com a prática pedagógica em sala de aula
Cenci, Marieli Galvan Bocchese
Avaliação educacional
title_short Prova Brasil : atividade avaliativa para contribuir com a prática pedagógica em sala de aula
title_full Prova Brasil : atividade avaliativa para contribuir com a prática pedagógica em sala de aula
title_fullStr Prova Brasil : atividade avaliativa para contribuir com a prática pedagógica em sala de aula
title_full_unstemmed Prova Brasil : atividade avaliativa para contribuir com a prática pedagógica em sala de aula
title_sort Prova Brasil : atividade avaliativa para contribuir com a prática pedagógica em sala de aula
author Cenci, Marieli Galvan Bocchese
author_facet Cenci, Marieli Galvan Bocchese
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ceccatto, Andréa de Paula, 1960-
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Cenci, Marieli Galvan Bocchese
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
topic Avaliação educacional
description Orientadora : Msc Andréa Ceccatto
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-08T14:43:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-08T14:43:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54767
url https://hdl.handle.net/1884/54767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 15 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54767/1/R%20-%20E%20-%20MARIELI%20GALVAN%20BOCCHESE%20CENCI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 908389dbc9461c41d63b0a63367ce70e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898763776819200