Trabalho, educação e escola no contexto do campo : localidade de São Bento e Assentamento Contestado - Lapa/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Adriana Almeida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/86420
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Sônia Fátima Schwendler
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSchwendler, Sonia Fátima, 1967-Veiga, Adriana Almeida2024-02-09T14:06:11Z2024-02-09T14:06:11Z2023https://hdl.handle.net/1884/86420Orientadora: Profa. Dra. Sônia Fátima SchwendlerTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/06/2023Inclui referênciasResumo: A presente pesquisa analisou a relação entre trabalho, educação e escola do campo no município da Lapa, Paraná: localidades de São Bento e Assentamento Contestado, a partir dos indicadores (formação política, organização coletiva, processos metodológicos e político-pedagógicos) desenvolvidos tanto na escola de São Bento quanto na escola do Assentamento Contestado. O estudo examinou em que medida a educação escolar influencia na formação para o trabalho em ambas as localidades rurais do município da Lapa/PR e como a prática pedagógica escolar é influenciada pelas formas e experiências de trabalho desenvolvidas no campo. Para responder a essa questão de pesquisa, buscou-se: compreender e analisar as localidades de São Bento e Assentamento Contestado em seus aspectos sociais, culturais e econômicos, as formas de trabalho junto ao modelo de produção desenvolvidos no uso da terra; verificar que relações são estabelecidas entre as formas de trabalho e o modelo de produção das localidades com a educação na Escola Municipal do Campo Nossa Senhora de Lourdes, em São Bento, e Escola Municipal do Campo Contestado, no Assentamento Contestado; averiguar em que medida e como o Movimento de Educação do Campo contribui e se insere nas práticas pedagógicas nas escolas do campo em análise. A fundamentação teóricometodológica vinculou-se ao método materialista histórico e dialético, a partir das categorias da totalidade, mediação e contradição, as quais se apresentam condicionadas a estruturas condicionantes tensionadas por movimentos sociais conjunturais. A partir da pesquisa participante, do uso da história oral, em diálogo com os interlocutores e as interlocutoras da pesquisa, pode-se concluir que as duas escolas do campo influenciam e são influenciadas, na formação para o trabalho em ambas as localidades, a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas. Um ponto crucial que foi constatado é a importância dos conhecimentos escolares no trabalho realizado no campo. Percebeu-se também o quanto a forma de trabalho e o modelo de agricultura adotados pelas comunidades - convencional, agroecológico - têm contribuído com o direcionamento dado pelas escolas aos conteúdos escolares. A formação docente e o vínculo da escola com a Pedagogia do movimento social e os princípios da Educação do Campo também têm contribuído para que os/as docentes elaborem com mais autonomia seu Projeto-Político Pedagógico. Pode-se afirmar que o que difere as duas escolas pesquisadas na relação educação e trabalho passa significativamente pela influência organizativa, política e pedagógica do movimento social sobre a prática pedagógica escolar. Embora haja um esforço de ambas as escolas em efetivar práticas pedagógicas vinculadas com uma formação politécnica, inserida na cultura e nos processos produtivos da comunidade, pode-se evidenciar que o vínculo da Escola Municipal do Campo Contestado com os processos sociais, políticos, econômicos, culturais e organizativos da comunidade têm contribuído para que a prática pedagógica seja organizada a partir dos princípios da Educação do Campo e do trabalho agroecológico. Já a prática pedagógica da Escola Municipal do Campo Nossa Senhora de Lourdes tem oscilado entre uma aproximação com a pedagogia adotada na Educação do Campo e a concepção de Educação Rural, que fortalece as práticas da agricultura convencional no campo.Abstract: This study analyzes the relationship between work, education, and rural schools in the municipality of Lapa, Paraná, Brazil, more specifically São Bento and the Contestado Settlement, based on the indicators (political formation, collective organization, and methodological and political-pedagogical processes) developed in the municipal schools of São Bento and the Contestado Settlement. The study examines the extent to which schooling influences vocational training in both rural areas of the municipality of Lapa, and how the school's pedagogical practice is influenced by the work forms and experiences developed in the countryside. To address this research question, we sought to understand and analyze the social, cultural, and economic aspects of São Bento and the Contestado Settlement, including the forms of work in relation to the production model developed in land use; examine the relationships established between the forms of work and the production model of the locales with the education at the Municipal Rural School Nossa Senhora de Lourdes in São Bento and the Municipal Rural School Contestado in the Contestado Settlement; investigate to what extent and how the Movement for Countryside Education contributes to and integrates into the pedagogical practices in the rural schools under analysis. The theoretical and methodological framework turned to the historical and dialectical materialist method, based on the categories of totality, mediation, and contradiction, which are conditioned by constraining structures exercised by conjunctural social movements. Through participatory research and oral history, in dialogue with the research participants, we conclude that both rural schools influence and are influenced in vocational training in both locales through the pedagogical practices developed. We highlight the importance of knowledge acquired in school for the work carried out in the countryside. We also draw attention to how the form of work and the farming model adopted by the communities - conventional and agroecological - have contributed to the direction given by the schools for their curricula. Teacher training and the connection of the school with the Pedagogy of the social movement and the principles of Countryside Education have also contributed to teachers developing their Political-Pedagogical Project more autonomously. What significantly distinguishes the two schools in the relationship between education and work is the organizational, political, and pedagogical influence of social movements on the schools' pedagogical practice. While both schools seek to implement pedagogical practices linked to a polytechnic education, integrated with the culture and productive processes of the community, the connection of the Municipal Rural School Contestado with the community's social, political, economic, cultural, and organizational processes has contributed to the organization of a pedagogical practice based on the principles of Countryside Education and agroecological work. On the other hand, the pedagogical practice of the Municipal Rural School Nossa Senhora de Lourdes has swayed between an approach to the pedagogy adopted in Countryside Education and the concept of Rural Education that strengthens conventional farming practices in the countryside.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEducação rural - ParanáEscolas ruraisProfessores - Escolas ruraisEducação para o trabalho - ParanáAssentamentos humanos - ParanáEducaçãoTrabalho, educação e escola no contexto do campo : localidade de São Bento e Assentamento Contestado - Lapa/PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ADRIANA ALMEIDA VEIGA.pdfapplication/pdf9704538https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/86420/1/R%20-%20T%20-%20ADRIANA%20ALMEIDA%20VEIGA.pdf18188fc76e32daae1bea9dd9648ceac9MD51open access1884/864202024-02-09 11:06:11.955open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/86420Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-02-09T14:06:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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