Holocausto : um tema gerador da educação em direitos humanos no ensino fundamental I em Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Luzilete Falavinha, 1978-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/77789
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Araci Asinelli-Luz
id UFPR_bff9679e91b5f1237c7d8213de588bcf
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77789
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ramos, Luzilete Falavinha, 1978-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoLuz, Araci Asinelli da, 1948-2022-08-22T19:23:19Z2022-08-22T19:23:19Z2022https://hdl.handle.net/1884/77789Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Araci Asinelli-LuzDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 28/02/2022Inclui referências: p. 126-131Resumo: Ao se verificar que em uma determinada escola da Rede Municipal de Educação de Curitiba, um grupo de professoras desenvolvia atividades relacionadas ao projeto de Educação em Direitos Humanos (EDH) fazendo uso de recortes da História do Holocausto como tema gerador, nasceu o desejo de investigar como se deu esse processo. Dessa forma, a presente dissertação tem por objetivo analisar como o uso do holocausto como tema gerador para a discussão sobre preconceito, racismo e violação aos direitos humanos, modifica a ação pedagógica escolar no tocante a Educação em Direitos Humanos no Ensino Fundamental I. Na tentativa de entender como se deu a escolha pelo tema holocausto e como tais práticas pedagógicas se desenvolveram, essa pesquisa de caráter qualitativo, exploratório, descritivo utilizou como instrumentos de coleta de dados entrevista e grupo focal, junto a seis professoras de uma unidade escolar que desenvolveu o projeto entre os anos de 2009 e 2019. Como referencial teórico tem-se Adorno (2012), Schurster (2016, 2017, 2018), Freire (1981, 1986,1987,1992, 1996, 2006) e demais documentos oficiais relacionados a Educação em Direitos Humanos. Além disso, os relatórios, contendo as atividades realizadas dentro do projeto de Educação em Direitos Humanos, enviados anualmente pela escola à Secretaria Municipal de Educação foram utilizados para fins de análise documental. A análise dos dados foi feita a partir de três Núcleos de Significação (Aguiar e Ozzela 2006, 2013), a implantação e consolidação do projeto de EDH na escola, a história do holocausto vinculada à EDH e o processo de formação e autoformação docente acerca da história do holocausto e seu ensino que permitiram compreender, a partir da perspectiva das participantes, o processo de consolidação da EDH na unidade escolar. Os resultados apontam para uma reformulação da compreensão do que é a EDH pelas professoras participantes a partir do momento em que se envolveram com a história do holocausto e passaram a utilizá-la como tema gerador para o desenvolvimento de práticas pedagógicas. O modo como cada uma se aproximou do tema se deu por distintos caminhos, e, embora a mantenedora tenha encerrado em 2014 as formações para professores acerca do ensino do holocausto e nenhuma das participantes tenha estado nessas formações, todas seguiram seus projetos com o tema ampliando cada vez mais as possibilidades. Perceberam nele um campo fértil para o trabalho com questões que atravessam os conteúdos programáticos e falam de aspectos da vida cotidiana tornando mais significativa a aprendizagem dos estudantes. Para elas, a importância do ensino da história do holocausto reside no fato de que aspectos que tornaram possível esse momento histórico ainda estão presentes na sociedade e precisam ser identificados e combatidos como forma de prevenir outras formas de barbáries.Abstract: When verifying that in a certain school of the Municipal Education Network of Curitiba, a group of teachers develops activities related to the Human Rights Education (HRE) project using clippings from the History of the Holocaust as a generating theme, the desire was born to investigate how gave this process. In this way, this dissertation aims to analyze how the use of the holocaust as a generating theme for the discussion about prejudice, racism and disrespect for human rights, modifies the school pedagogical action regarding Human Rights Education in Elementary School I. In an attempt to understand how the choice for the holocaust theme and how such pedagogical practices were developed, this qualitative, exploratory, descriptive research used as instruments for data collection an interview and a focus group, together with six teachers from a school unit that developed the project between the years 2009 and 2019. As a theoretical reference, Adorno (2012), Schurster (2016, 2017, 2018), Freire (1981, 1986, 1987, 1992, 1996, 2006) and other official documents related to Human Rights Education. In addition, the reports containing the activities carried out within the Human Rights Education project, sent annually by the school to the Municipal Department of Education, were used for document analysis purposes. Data analysis was carried out from three Meaning Centers (Aguiar and Ozzela 2006, 2013), the implementation and consolidation of the HRE project in the school, the history of the holocaust linked to the HRE and the process of teacher training and self-training on the subject of education. history of the holocaust and its teaching that allowed to understand, from the perspective of the participants, the process of consolidation of the HRE in the school unit. The results point to a reformulation of the understanding of what HRE is by the participating teachers from the moment they got involved with the history of the holocaust and started to use it as a generating theme for the development of pedagogical practices. The way in which each one approached the theme took different paths, and although the sponsor ended the training for teachers on the teaching of the holocaust in 2014 and none of the participants had been in these trainings, all followed their projects with the theme expanding more and more possibilities. They perceived it as a fertile field for working with issues that cross the syllabus and talk about aspects of everyday life, making student learning more meaningful. For them, the importance of teaching the history of the Holocaust lies in the fact that aspects that made this historic moment possible are still present in society and need to be identified and fought as a way of preventing other forms of barbarism.Resumen: Al verificar que en cierta escuela de la Red Municipal de Educación de Curitiba, un grupo de docentes desarrolla actividades relacionadas con el proyecto Educación en Derechos Humanos (EDH) utilizando recortes de la Historia del Holocausto como tema generador, el deseo de investigar cómo se llevó a cabo este proceso. De esta manera, esta tesis tiene como objetivo analizar cómo el uso del holocausto como tema generador de la discusión sobre el prejuicio, el racismo y el irrespeto a los derechos humanos, modifica la acción pedagógica escolar en cuanto a la Educación en Derechos Humanos en la Enseñanza Básica I. En un intento de comprender cómo la elección por la tema del holocausto y cómo se desarrollaron tales prácticas pedagógicas, esta investigación cualitativa, exploratoria, descriptiva, utilizó como instrumentos de recolección de datos la entrevista y el grupo focal, con seis docentes de una unidad escolar que desarrolló el proyecto entre los años 2009 y 2019. Adorno (2012), Schurster (2016, 2017, 2018), Freire (1981, 1986, 1987, 1992, 1996, 2006) y otros documentos oficiales relacionados con la Educación en Derechos Humanos se utilizan como referentes teóricos. Además, para el análisis documental se utilizaron los informes de las actividades realizadas dentro del proyecto Educación en Derechos Humanos, enviados anualmente por la escuela a la Secretaría Municipal de Educación. Se realizó el análisis de datos de tres Centros de Sentido (Aguiar y Ozzela 2006, 2013), la implementación y consolidación del proyecto EDH en la escuela, la historia del holocausto vinculada a la EDH y el proceso de formación y autoformación docente sobre el tema de la educación historia del holocausto y su enseñanza que permitió comprender, desde la perspectiva de los participantes, el proceso de consolidación de la EDH en la unidad escolar. Los resultados apuntan a una reformulación de la comprensión de lo que es la EDH por parte de los docentes participantes desde el momento en que se involucraron con la historia del holocausto y pasaron a utilizarla como tema generador para el desarrollo de prácticas pedagógicas. La forma en que cada uno abordó el tema tomó caminos diferentes, y aunque el patrocinador finalizó la capacitación para docentes sobre la enseñanza del holocausto en 2014 y ninguno de los participantes había estado en estas capacitaciones, todos siguieron sus proyectos con el tema ampliándose más. y más posibilidades. Lo percibieron como un campo fértil para trabajar temas que atraviesan el programa de estudios y hablan de aspectos de la vida cotidiana, haciendo más significativo el aprendizaje de los estudiantes. Para ellos, la importancia de enseñar la historia del Holocausto radica en que los aspectos que hicieron posible este momento histórico aún están presentes en la sociedad y necesitan ser identificados y combatidos como una forma de prevenir otras formas de barbarie.1 recurso online : PDF.application/pdfDireitos humanos - EducaçãoDireitos humanos - Estudo e ensinoHolocaustoEnsino fundamentalPedagogia - MetodologiaHolocausto : um tema gerador da educação em direitos humanos no ensino fundamental I em Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUZILETE FALAVINHA RAMOS.pdfapplication/pdf2737625https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77789/1/R%20-%20D%20-%20LUZILETE%20FALAVINHA%20RAMOS.pdf677babaad25629a35679287184794a1cMD51open access1884/777892022-08-22 16:23:19.187open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77789Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-22T19:23:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Holocausto : um tema gerador da educação em direitos humanos no ensino fundamental I em Curitiba
title Holocausto : um tema gerador da educação em direitos humanos no ensino fundamental I em Curitiba
spellingShingle Holocausto : um tema gerador da educação em direitos humanos no ensino fundamental I em Curitiba
Ramos, Luzilete Falavinha, 1978-
Direitos humanos - Educação
Direitos humanos - Estudo e ensino
Holocausto
Ensino fundamental
Pedagogia - Metodologia
title_short Holocausto : um tema gerador da educação em direitos humanos no ensino fundamental I em Curitiba
title_full Holocausto : um tema gerador da educação em direitos humanos no ensino fundamental I em Curitiba
title_fullStr Holocausto : um tema gerador da educação em direitos humanos no ensino fundamental I em Curitiba
title_full_unstemmed Holocausto : um tema gerador da educação em direitos humanos no ensino fundamental I em Curitiba
title_sort Holocausto : um tema gerador da educação em direitos humanos no ensino fundamental I em Curitiba
author Ramos, Luzilete Falavinha, 1978-
author_facet Ramos, Luzilete Falavinha, 1978-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Luzilete Falavinha, 1978-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luz, Araci Asinelli da, 1948-
contributor_str_mv Luz, Araci Asinelli da, 1948-
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos humanos - Educação
Direitos humanos - Estudo e ensino
Holocausto
Ensino fundamental
Pedagogia - Metodologia
topic Direitos humanos - Educação
Direitos humanos - Estudo e ensino
Holocausto
Ensino fundamental
Pedagogia - Metodologia
description Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Araci Asinelli-Luz
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-22T19:23:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-22T19:23:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/77789
url https://hdl.handle.net/1884/77789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77789/1/R%20-%20D%20-%20LUZILETE%20FALAVINHA%20RAMOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 677babaad25629a35679287184794a1c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898777688276992