A complexidade do serviço social e o desafio interdisciplinar na relação sócio jurídica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Cléa Mara Dolenga
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53846
Resumo: Orientador : Ernesto Jacob Keim
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spelling Ramos, Cléa Mara DolengaKeim, Ernesto Jacob, 1947-Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar2020-09-09T20:36:27Z2020-09-09T20:36:27Z2016https://hdl.handle.net/1884/53846Orientador : Ernesto Jacob KeimMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social na Perspectiva InterdisciplinarInclui referênciasResumo : Este artigo apresenta uma reflexão sobre a abordagem dos contos de fadas na sala de aula. Partindo de experiências pessoais, surgiu a necessidade de refletir sobre as estratégias usadas atualmente por grande parte dos professores (as) para tratar o tema dos contos/histórias com as crianças da Educação Infantil. Por trás desse problema, visto pelos professores como um dos principais entraves da boa educação, há a falta de conhecimento sobre o tema e de adequação de estratégias de ensino. Assim foi realizada uma pesquisa bibliográfica para compreensão e entendimento mais aprofundado da questão. Ao final desta pesquisa pode-se concluir que os contos de fadas exercem influência na forma de pensar e agir das crianças, mas que atitudes autoritárias e retrógradas não adiantam de nada. Quando se tenta impor "normas" ou regras, a submissão e a revolta aparecem no comportamento de algumas crianças. Entretanto, mais do que reflexão contínua, diálogo e coerência nos procedimentos, os mediadores do processo de ensino - professores e escola - devem se pautar por ações transparentes e convictas, analisar o público que tem e, a partir de então, construírem uma abordagem coerente e adequada de ensino que possa ser a mescla de várias ações pedagógicas, selecionando o que de melhor cada conto tem para oferecer.31 p.application/pdfServiço social - Assistência socialServiço Social - EducaçãoA complexidade do serviço social e o desafio interdisciplinar na relação sócio jurídicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - CLEA MARA DOLENGA RAMOS.pdfapplication/pdf612192https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53846/1/R%20-%20E%20-%20CLEA%20MARA%20DOLENGA%20RAMOS.pdf567ce4016baaef6aedd3602561fafe72MD51open access1884/538462020-09-09 17:36:27.359open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53846Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-09T20:36:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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