Capacidades relacionais e a educação para a sustentabilidade : um estudo multicaso em instituições de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Singh, Ananda Silva, 1984-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/65973
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Andréa Paula Segatto
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spelling Singh, Ananda Silva, 1984-Segatto, Andrea PaulaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração2020-03-03T18:57:33Z2020-03-03T18:57:33Z2019https://hdl.handle.net/1884/65973Orientadora: Profa. Dra. Andréa Paula SegattoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 31/10/2019Inclui referências: p. 259-272Área de concentração: Inovação e TecnologiaResumo: A crescente preocupação das organizações para com o impacto que causam na sociedade e no meio ambiente demanda que seus líderes e colaboradores tenham a preocupação com a sustentabilidade no cerne de seus negócios. Diante disto, as Instituições de Ensino Superior (IES), mais especificamente os cursos de Administração, consistem em importantes catalisadores da formação destes atores sociais, podendo incluir a Educação para a Sustentabilidade (EpS) em suas matrizes curriculares e abordagens de ensino. Tal inclusão é complexa e demanda a superação de desafios para que a implementação da EpS seja inserida com sucesso nas IES. Dentre os elementos facilitadores para a superação desses desafios, destacam-se as parcerias desenvolvidas por cursos de graduação em Administração com outros atores sociais externos, voltadas à EpS. No entanto, não só o desenvolvimento de parcerias é importante, mas também a sua gestão, de forma a promover maiores chances de absorção de contribuições externas. É neste contexto que esta tese se insere, uma vez que busca analisar como cursos de graduação em Administração desenvolvem as capacidades relacionais (CR), nas parcerias realizadas com atores sociais externos, voltadas à EpS. Para isso, realizou-se um estudo de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e cuja estratégia de pesquisa foi o estudo multicaso. Foram analisadas oito IES/escolas de negócios, sendo quatro delas particulares e quatro públicas. A triangulação dos dados foi assegurada pela utilização de múltiplas fontes de coleta de dados, sendo elas, entrevistas semiestruturadas com os participantes da pesquisa, observação direta de eventos em que práticas de EpS foram tratadas e documentos. Após coletados, os dados foram analisados pela técnica da análise de conteúdo, de forma a realizar inferências a partir dos dados empíricos e da base teórica apresentada. Os resultados foram apresentados a partir de quatro pontos: ações para EpS, parcerias para a EpS, desafios enfrentados pelos cursos de Administração na implementação da EpS e capacidades relacionais identificadas nos referidos cursos. As evidências permitiram propor (i) quatro frentes para a superação de desafios para a implementação da EpS; (ii) parcerias como sendo elementos facilitadores para a superação de desafios das quatro frentes; (iii) utilização da CR como perspectiva teórica para se analisar como se desenvolvem as parcerias realizadas por cursos de graduação em Administração com atores sociais externos; e (iv) recomendação de componentes das dimensões da CR, para o caso específico de IES e escolas de negócios. Com isso, proposições foram delineadas com o intuito de contribuir com o avanço da teoria, bem como com insights aos líderes acadêmicos e agentes de mudança no processo de implementação da EpS nos cursos de graduação em Administração de IES e escolas de negócios. Os resultados permitiram evidenciar a relevância da gestão das parcerias realizadas por IES, voltadas à EpS, através do desenvolvimento de capacidades relacionais, para a obtenção de ganhos como: adequada seleção de parceiros, desenvolvimento de confiança entre as partes que se relacionam, a ausência de ruídos na parceria, obtenção e acesso a recursos dos parceiros, utilização de estruturas e métodos para compartilhar o conhecimento na parceria, dente outros. Palavras-chave: Educação para a Sustentabilidade. Escolas de Negócios.Parcerias. Capacidades Relacionais. Instituições de Ensino Superior.Abstract: The increasing concern of organizations towards the impact they cause in society and in the environment requires leaders and employees to consider sustainability in the core of their business. Therefore, Higher Education Institutions (HEI), more specifically Business Administration courses, consist of important catalysts in the formation of these social actors. Thus, they should include Education for Sustainability (EfS) in their curriculum matrices and teaching approaches. This inclusion is complex and requires overcoming challenges for the implementation of EpS. Among the facilitating elements for overcoming these challenges, partnerships held among undergraduate courses in Administration and other external social actors, focused on EfS, are highlighted. However, not only the development of partnerships is important, but also their management, in order to promote greater chances of absorption of external contributions. It is in this context that this thesis is held, as it seeks to analyze how undergraduate Business Administration courses develop relational capabilities (RC) in the partnerships developed with external social actors, focused on EfS.To do so, a qualitative study was conducted, exploratory in nature and with a multicase study research strategy was held. Eight HEIs / business schools were analyzed, four of them private and four public. Data triangulation was ensured by the use of multiple data collection sources, such as semi-structured interviews with research participants, direct observation of events in which EfS practices were addressed and documents. After collected, the data were analyzed by the content analysis' technique, in order to make inferences from the empirical data and the theoretical basis presented. The results were presented from four points: actions for EfS, partnerships for EfS, challenges faced by Business Administration courses in the implementation of EfS and relational capabilities identified in those courses. The evidences allowed the proposition of: (i) four fronts to overcome challenges for the implementation of EfS; (ii) partnerships as facilitating elements for overcoming challenges of all fronts; (iii) use of RC as a theoretical perspective to analyze how partnerships developed by undergraduate Business Administration with external social actors are developed; and (iv) recommendation of CR dimension components for the specific case of HEIs and business schools. Thus, propositions were outlined in order to contribute to the advancement of the theory of this research domain, as well as providing insights to academic leaders and change agents in the processo of EfS implementation in undergraduate course of Business Administration of HEIs and business schools. The results showed the relevance of managing partnerships HEIs develop, towards EfS, through developing relational capabilites to obtain benefits such as: appropriate partner selection, developing mutual trust between the parties, the absence of missinterpreted information in the partnership, obtaining and accessing of partners' resources, using structures and methods for knowledge sharing in the partnership, among others. Key words: Education for Sustainability. Business Schools. Partnerships. Relational Capabilities. Higher Education Institutions.276 p. : il. 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