Mídia e escola : um estudo de recepção de reportagens de telejornal em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Everton Luiz Renaud de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/41133
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Rosa Maria Cardoso Dalla Costa
id UFPR_c26560ec315b8846f60ccc7084ef8844
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41133
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Paula, Everton Luiz Renaud deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoDalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-2022-09-02T17:06:07Z2022-09-02T17:06:07Z2015https://hdl.handle.net/1884/41133Orientadora: Profª. Drª. Rosa Maria Cardoso Dalla CostaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/09/2015Inclui referências : f. 188-191Resumo: Este trabalho é um estudo de recepção de reportagens de telejornal em sala de aula sob a perspectiva da teoria das mediações, sustentada por Jesus Martins Barbero e Guillermo Orozco Gomez. Na esteira das teorias de Paulo Freire, a educação é compreendida como prática de liberdade, criadora de sentidos e possibilidades. Desenvolvida sob a perspectiva da pesquisa qualitativa e sustentada nas sistematizações de Michelle Lessard-Hérbert, Gabriel Goyette e Geráld Boutin, a investigação objetiva compreender e explicar o processo de recepção de reportagens de telejornal que ocorre em sala de aula entre alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, mediado pela ação institucional da escola e pela ação pedagógica do professor. O trabalho empírico foi realizado no contexto do projeto de comunicação e educação Televisando o Futuro, tendo como mediadores o professor e a escola. A principal questão que orienta a pesquisa é: "como os alunos recebem as reportagens do telejornal quando mediados pela escola e pelo professor? ". Dessa forma, a interface entre comunicação e educação se caracteriza como base epistemológica que permite conhecer o contexto e as características do emissor, das audiências e das mensagens. A análise da recepção que ocorre em sala de aula passa pela compreensão do processo mediador construído pela ação institucional da escola e pela ação pedagógica do professor. Nesta perspectiva, os estudantes são caracterizados como alunos-audiência e encontram-se condicionados individual e coletivamente aos processos adotados pela escola e pelo docente. Ainda assim, são receptores das reportagens do telejornal, contudo mais passivos do que ativos uma vez que a pela cultura escolar e cultura da escola é possível perceber que aos alunos é dada pouca possibilidade de escolha e influência no processo de exibição das reportagens e reinterpretação. Palavras-chave: estudo de recepção, telejornal em sala de aula, escola, televisão e educação.Abstract: This research is a reception study of television news in the classroom from the perspective of the theory of mediations, supported by Jesus Martin Barbero and Guillermo Orozco Gomez. According to Paulo Freire theories, education is understood in this search as a practice of freedom, creator of meanings and possibilities. Developed from the perspective of qualitative and sustained on the research of Michelle Lessard-Herbert, Gabriel Goyette and Gerald Boutin, the objective is to understand and explain the reception process of television news that occurs in the classroom with students of 4th year of fundamentally education, mediated by institutional action of the school and the teacher's pedagogic action. The empirical work was carried out in the context of communication and education project called Televisando o Futuro, with the mediators of the teacher and the school. The main question guiding the research is: "how students receive television news reports when mediated by the school and the teacher? ". Thus, the interface between communication and education is characterized as an epistemological basis for knowing the context, the characteristics of audiences, the characteristics of the editor and the messages. The reception analysis that occurs in the classroom involves the understanding of the mediating process built by institutional action of the school and the teacher's pedagogic action. In this perspective, students are characterized as student-audience and are conditioned individually and collectively to the processes adopted by the school and by the teacher. Still, they are audiences of television news, but more passive than active since the scholar culture and the culture of the school is possible to see that students are given little choice possibilities and influence in the reception process. Keywords: reception studies, television news in the classroom, school, television and education.330 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoMídia - EducaçãoComunicação de massa na educaçãoMídia e escola : um estudo de recepção de reportagens de telejornal em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - EVERTON LUIZ RENAUD DE PAULA.pdf.txtExtracted Texttext/plain538966https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41133/1/R%20-%20D%20-%20EVERTON%20LUIZ%20RENAUD%20DE%20PAULA.pdf.txt93e6ed3eff71b60995d05a756b85379aMD51open accessORIGINALR - D - EVERTON LUIZ RENAUD DE PAULA.pdfapplication/pdf8891715https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41133/2/R%20-%20D%20-%20EVERTON%20LUIZ%20RENAUD%20DE%20PAULA.pdf2a904e8cc80a5faeebff4bb20f7a982dMD52open accessTHUMBNAILR - D - EVERTON LUIZ RENAUD DE PAULA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41133/3/R%20-%20D%20-%20EVERTON%20LUIZ%20RENAUD%20DE%20PAULA.pdf.jpgc7ed547c21a8d6257fa4b38e1a926f8aMD53open access1884/411332022-09-02 14:06:07.221open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41133Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-02T17:06:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mídia e escola : um estudo de recepção de reportagens de telejornal em sala de aula
title Mídia e escola : um estudo de recepção de reportagens de telejornal em sala de aula
spellingShingle Mídia e escola : um estudo de recepção de reportagens de telejornal em sala de aula
Paula, Everton Luiz Renaud de
Educação
Mídia - Educação
Comunicação de massa na educação
title_short Mídia e escola : um estudo de recepção de reportagens de telejornal em sala de aula
title_full Mídia e escola : um estudo de recepção de reportagens de telejornal em sala de aula
title_fullStr Mídia e escola : um estudo de recepção de reportagens de telejornal em sala de aula
title_full_unstemmed Mídia e escola : um estudo de recepção de reportagens de telejornal em sala de aula
title_sort Mídia e escola : um estudo de recepção de reportagens de telejornal em sala de aula
author Paula, Everton Luiz Renaud de
author_facet Paula, Everton Luiz Renaud de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Everton Luiz Renaud de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-
contributor_str_mv Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Mídia - Educação
Comunicação de massa na educação
topic Educação
Mídia - Educação
Comunicação de massa na educação
description Orientadora: Profª. Drª. Rosa Maria Cardoso Dalla Costa
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-02T17:06:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-02T17:06:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/41133
url https://hdl.handle.net/1884/41133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 330 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41133/1/R%20-%20D%20-%20EVERTON%20LUIZ%20RENAUD%20DE%20PAULA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41133/2/R%20-%20D%20-%20EVERTON%20LUIZ%20RENAUD%20DE%20PAULA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41133/3/R%20-%20D%20-%20EVERTON%20LUIZ%20RENAUD%20DE%20PAULA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 93e6ed3eff71b60995d05a756b85379a
2a904e8cc80a5faeebff4bb20f7a982d
c7ed547c21a8d6257fa4b38e1a926f8a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898776105975808