Práticas para melhoria da participação de uma empresa em uma interação universidade-empresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos Junior, Pedro Silvino de, 1980-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69905
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ricardo Mendes Junior
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spelling Campos Junior, Pedro Silvino de, 1980-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da InformaçãoMendes Junior, Ricardo, 1958-2021-03-25T16:16:12Z2021-03-25T16:16:12Z2020https://hdl.handle.net/1884/69905Orientador: Prof. Dr. Ricardo Mendes JuniorDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação. Defesa : Curitiba, 18/06/2020Inclui referências: p. 116-127Resumo: A interação universidade-empresa no âmbito da inovação é uma questão importante. Para a comunidade científica é relevante pelo intercâmbio de conhecimento e referência para futuros projetos. Para as empresas, contribui para o desenvolvimento do setor produtivo, que por sua vez tem como principal objetivo atender às demandas do mercado consumidor a partir do fornecimento de produtos e serviços que atendam às necessidades da sociedade. Esta pesquisa tem como objetivo identificar quais práticas podem melhorar a participação de uma empresa em uma interação universidade-empresa. A pesquisa inclui a busca de referências relacionadas à inovação aberta, à interação universidade-empresa e às práticas de colaboração e inovação. E se baseia em um estudo de caso na Universidade Federal do Paraná - UFPR para a definição dos principais motivos que uma empresa procura uma instituição de ensino para participar de uma interação universidade-empresa visando a inovação de seus processos. O estudo fundamenta-se em entrevistas e documentos, nos quais se busca identificar as formas de interação, os motivadores, as barreiras e os facilitadores de um processo de interação universidade-empresa. No contexto desta pesquisa verifica-se que a maioria das práticas de inovação aberta não são comuns, encontrando-se alguma prática de relação entre empresas e o sistema de Ciência e Tecnologia e desenvolvimento de produtos por licenciamento de patentes desenvolvidas na universidade. Embora os regramentos da UFPR estimulem a inovação interna e as parcerias estas interações são reduzidas e não se verifica processos identificados como inovadores na literatura, como o design thinking. Entre as práticas relatadas as principais são: o contato direto entre pesquisador e colaboradores das empresas e o desenvolvimento de patentes. A maioria dos entrevistados considera a participação de entidades facilitadoras bastante relevantes, como é o caso da Agência de Inovação na UFPR, mas também núcleos de inovação tecnológica e fundações de fomento. O perfil do pesquisador é a característica mais relevante como fator motivador de interações universidade-empresa. E entre as barreiras, a burocracia do processo é a mais citada. Outras duas barreiras são o desconhecimento das regras do processo e as linguagens diferentes entre os atores participantes. Todas confirmadas pela literatura. Entre os fatores facilitadores, os processos empresariais foram os mais citados, seguido dos processos dentro da universidade e da rede de contatos que os profissionais e pesquisadores possuem. Os resultados indicam a importância e a possibilidade de utilização de técnicas de colaboração e de inovação para a geração de ideias entre universidades e empresas. Sem poder generalizar os resultados, no universo pesquisado as práticas mais promissoras para melhorar a participação de uma empresa em uma interação universidade-empresa são as relacionadas a alterações de processos dentro da universidade, que devem estar alinhados à preparação do perfil do pesquisador, à divulgação ampla e à participação da Agência de Inovação da UFPR. E seguida de novas formas de gerenciamento e divulgação da rede de pesquisadores para as empresas interessadas. Palavras-chave: Inovação aberta. Fatores influenciadores. Colaboração.Abstract: University-enterprise interaction in the innovation scope is an important issue. For the scientific community, it is relevant the knowledge exchange and reference for future projects. For companies, it contributes to the productive sector development, which in its turn has as main objective to meet the of the consumer market demands through the products and services supply that meet the society needs. This research aims to identify which practices can improve the enterprise participation in a universityenterprise interaction. The research includes the search for references related to open innovation, university-enterprise interaction and collaboration and innovation practices. And it is based on a case study at the Federal University of Paraná - UFPR to define the main reasons that an enterprise seeks an educational institution to participate in a university-enterprise interaction aimed at innovating its processes. The study is based on interviews and documents, in which it seeks to identify the interaction forms, the motivators, the barriers and the university-enterprise interaction process facilitators. In the context of this research, it appears that the open innovation practices majority are not common, with some relation practice between enterprise and the Science and Technology system and product development through patent licensing developed at the university. Although UFPR rules encourage internal innovation and partnerships, these interactions are reduced and there are no processes identified as innovative in the literature, such as design thinking. Among the practices reported, the main ones are direct contact between researchers and enterprise collaborators and the patents development. Most of the interviewees consider the facilitating entities participation to be very relevant, as is the Innovation Agency at UFPR case, but also centers for technological innovation and foundations for promotion. The researcher's profile is the most relevant characteristic as a motivating factor for university-enterprise interactions. And among the barriers, the process bureaucracy is the most cited. Two other barriers are the process rules ignorance and the different languages between the participating actors. All confirmed by the literature. Among the facilitating factors, business processes were the most cited, followed by university internal processes and the professionals and researchers contacts network. The results indicate the collaboration and innovation techniques importance and their use possibility to generate ideas between universities and companies. Without being able to generalize the results, in the universe researched the most promising practices to improve the enterprise participation in a university-enterprise interaction are related to changes in university internal processes, which must be prepared for the researcher's profile elaboration, for disclosure broad and Innovation Agency at UFPR participation. And followed by new managing and disseminating ways the researchers' network to interested enterprise. Keywords: Open innovation. Motivational Factors. Collaboration.147 p. : il. (algumas color.).application/pdfDifusão de inovaçõesEmpresas - Inovações tecnológicasCiência da InformaçãoEmpresas - Cooperaçao universitariaPráticas para melhoria da participação de uma empresa em uma interação universidade-empresainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - PEDRO SILVINO DE CAMPOS JUNIOR.pdfapplication/pdf4961158https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69905/1/R%20-%20D%20-%20PEDRO%20SILVINO%20DE%20CAMPOS%20JUNIOR.pdf993a7bfedbfee7765c01893748031e04MD51open access1884/699052021-03-25 13:16:12.429open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69905Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-03-25T16:16:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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