Investigação matemática pelas vozes do PIBID/UFPR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Juliana da Cruz de, 1989-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/60349
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Luciane Ferreira Mocrosky
id UFPR_c315a5d23b9c2445b820083c5b6219a6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/60349
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Melo, Juliana da Cruz de, 1989-Mocrosky, Luciane FerreiraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática2021-05-06T16:57:49Z2021-05-06T16:57:49Z2019https://hdl.handle.net/1884/60349Orientadora: Profa. Dra. Luciane Ferreira MocroskyDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 27/02/2019Inclui referências: p.161-166Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo explicitar compreensões acerca da Investigação Matemática (IM) na formação inicial de professores que ensinam Matemática, no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica orientada pela interrogação "Como a Investigação Matemática tem se revelado em experiências de ensino pelas vozes do PIBID/UFPR?". O estudo foi desenvolvido em dois momentos, divididos em uma parte teórica e uma parte prática. Inicialmente são apresentados alguns estudos e documentos que fundamentam e regularizam o PIBID e, posteriormente, a organização e a estrutura do programa na UFPR. Também foi feito um levantamento teórico sobre a IM, destacando os principais autores e estudos desenvolvidos nessa área. Avançando na compreensão do tema, buscou-se, também, ouvir os professores coordenadores do PIBID/UFPR que desenvolvem projetos dos quais participam alunos do curso de licenciatura em Matemática. A fala dos coordenadores foi orientada pela seguinte pergunta: Como o professor, coordenador do PIBID, compreende a Investigação Matemática no processo de formação dos futuros professores? Procedeu-se, então, para uma análise ideográfica, destacando-se as ideias individuais da fala de cada depoente. Num momento seguinte, foi feita uma análise nomotética que revelou características gerais das falas dos depoentes, dando origem a três regiões de generalização: futuro professor em forma-ação; escola como campo formativo; e a IM na formação inicial do professor: o PIBID/UFPR. Essas regiões de generalização, também chamadas de "categorias", estruturam o fenômeno de estudo, isto é, a Investigação-Matemática-na-formação-do-professor, e foram interpretadas no diálogo da pesquisadora com os autores que tratam do tema e com o dito pelos depoentes. Por fim, foi apresentada uma síntese compreensiva do estudo, na qual se destacaram possibilidades de, através da IM, educar com a Matemática. Também se verificou que a IM se faz presente em todos os subprojetos do PIBID/UFPR que abarcam alunos do curso de Licenciatura em Matemática, cada um com suas particularidades e com diferentes entendimentos sobre a IM na formação do professor. Palavras-chave: Educação Matemática. Investigação Matemática. PIBID.Abstract: The purpose of this work is to elucidate some comprehensions on Mathematical Investigation ("Investigação Matemática" in Portuguese - IM) for the initial education of teachers who teach Mathematics, in the context of the Scholarship Institutional Program for Teaching Initiation (Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID) of the Federal University of Paraná (Universidade Federal do Paraná - UFPR). This work brings a qualitative research with phenomenological approach oriented by the inquiry: "How has Mathematical Investigation been revealed in teaching experiences through PIBID/UFPR voices?" This study was developed in two moments, a theoretical part and a practical one. Initially some studies and documents which ground and regularize the PIBID, according to the organization and the structure of this program at UFPR, were presented. It was also done a theoretical survey on IM, focusing on the referential authors and studies developed in the field. Advancing into the comprehension of the theme, it was also aimed to hear the professors who coordinate the PIBID/UFPR and develop projects students of the Mathematics Teaching course attend. The coordinators' reported discourse was oriented by the question: How does the professor, PIBID's coordinator, comprehend the Mathematical Investigation in the process of education of future teachers? Then, it was done an ideographic analysis, focusing on the individual ideas of each interviewee's speech. Afterwards, it was done a nomothetic analysis that revealed general features of the interviewees' speeches, which gave rise to three generalization areas: future teacher in form-a(c)tion; school as an educative field; and the IM in the initial teacher's education: PIBID/UFPR. These areas of generalization, also called "categories", form the structure of the studied phenomenon, that is, the Mathematical-Investigation-inthe- education-of-the-teacher, and were interpreted in the dialogue between the researcher and the authors who approach this theme and between the researcher and the interviewees. Finally, it was presented a comprehensive synthesis on the study, which highlighted possibilities of, through IM, educate with Mathematics. It was also realized the IM in all PIBID/UFPR subprojects that involve students of Mathematics Teaching course, each one with its particularities and with different understandings on the IM in the education of the teacher. Key-words: Mathematical Education. Mathematical Investigation. PIBID.256 p. : il.application/pdfMatemática - Estudo e ensinoProfessores de matematica - FormaçãoMatemáticaInvestigação matemática pelas vozes do PIBID/UFPRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JULIANA DA CRUZ DE MELO.pdfapplication/pdf2573100https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60349/1/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20DA%20CRUZ%20DE%20MELO.pdf130b1ee45e54f334864bbd8c8e118449MD51open access1884/603492021-05-06 13:57:49.638open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/60349Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-06T16:57:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Investigação matemática pelas vozes do PIBID/UFPR
title Investigação matemática pelas vozes do PIBID/UFPR
spellingShingle Investigação matemática pelas vozes do PIBID/UFPR
Melo, Juliana da Cruz de, 1989-
Matemática - Estudo e ensino
Professores de matematica - Formação
Matemática
title_short Investigação matemática pelas vozes do PIBID/UFPR
title_full Investigação matemática pelas vozes do PIBID/UFPR
title_fullStr Investigação matemática pelas vozes do PIBID/UFPR
title_full_unstemmed Investigação matemática pelas vozes do PIBID/UFPR
title_sort Investigação matemática pelas vozes do PIBID/UFPR
author Melo, Juliana da Cruz de, 1989-
author_facet Melo, Juliana da Cruz de, 1989-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Mocrosky, Luciane Ferreira
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Juliana da Cruz de, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Professores de matematica - Formação
Matemática
topic Matemática - Estudo e ensino
Professores de matematica - Formação
Matemática
description Orientadora: Profa. Dra. Luciane Ferreira Mocrosky
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-06T16:57:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-06T16:57:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/60349
url https://hdl.handle.net/1884/60349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 256 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60349/1/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20DA%20CRUZ%20DE%20MELO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 130b1ee45e54f334864bbd8c8e118449
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797698983904149504