Compreensões de professores supervisores do PIBID quanto ao seu papel na construção de saberes docentes de futuros professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Enderson Lopes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/45448
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Emerson Rolkouski
id UFPR_d09bb68397afba9e227d29842b5ea79a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/45448
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaRolkouski, Emerson, 1975-Guimarães, Enderson Lopes2024-04-19T18:54:59Z2024-04-19T18:54:59Z2016https://hdl.handle.net/1884/45448Orientador : Prof. Dr. Emerson RolkouskiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 18/08/2016Inclui referências : f. 136-137Resumo: O objetivo desse trabalho é detectar as compreensões dos supervisores do PIBID sobre seu papel na formação inicial de professores de Matemática. O PIBID é um programa institucional de iniciação à docência, iniciado em 2007 pela Capes e tem como objetivo a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Para cumprir o objetivo dessa pesquisa foi realizado um estudo sobre saberes docentes e sobre as políticas públicas de formação de professores realizadas no âmbito da CAPES, em particular sobre o PIBID. Em seguida, aplicou-se um questionário a supervisores de todo o Brasil e foi feita entrevista com cinco deles: um da região Sul, dois da Sudeste e dois da Nordeste. Os dados assim constituídos foram submetidos à análise, por meio da Análise Textual Discursiva, que permitiu compreender as percepções, assim categorizadas: supervisor como modelo; supervisor como apresentador da realidade escolar; supervisor como orientador de atividades escolares; supervisor como participante e orientador de atividades acadêmicas e supervisor como orientador de um estágio mais adequado. Espera-se que os resultados aqui alcançados contribuam para a formulação de novas políticas públicas de formação de professores, bem como o necessário e constante aprimoramento das já existentes.Abstract: The main goal of this project is to understand what are the PIBID faculty advisors understandings about their role in the initial formation of mathematics teachers. PIBID is a institutional program of teaching initiation, created in 2007, from Capes and the goal of the program is the teaching initiation, contributing to the improvement of the higher education teachers formation and the Brazilian public education quality. To fulfill the objective of this research was a study on teacher knowledge and on public policy teacher training carried out under the CAPES, in particular on the PIBID. Then applied a questionnaire to supervisors from all over Brazil and was made an interview with five of them: one from the South, two from Southeast and two in the Northeast. These data were submitted to analysis through discursive textual analysis that allowed the comprehension of perceptions, in this manner categorized: the faculty advisor as a role model; the faculty advisor as a school reality presenter; the faculty advisor as a guide to the school's activities; the faculty advisor as an academic activities guide and participant; and the faculty advisor as the guide of suitable internships. It's expected that the results achieved contribute to develop new public policies about teachers formation, as well as the necessary constant improvement of the existing public policies.239 f. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaMatemática - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoCompreensões de professores supervisores do PIBID quanto ao seu papel na construção de saberes docentes de futuros professores de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ENDERSON LOPES GUIMARAES.pdfapplication/pdf2203291https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45448/1/R%20-%20D%20-%20ENDERSON%20LOPES%20GUIMARAES.pdf57ce7770a8d8ebd7ccabab529d95493cMD51open access1884/454482024-04-19 15:54:59.672open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/45448Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-19T18:54:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compreensões de professores supervisores do PIBID quanto ao seu papel na construção de saberes docentes de futuros professores de matemática
title Compreensões de professores supervisores do PIBID quanto ao seu papel na construção de saberes docentes de futuros professores de matemática
spellingShingle Compreensões de professores supervisores do PIBID quanto ao seu papel na construção de saberes docentes de futuros professores de matemática
Guimarães, Enderson Lopes
Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
title_short Compreensões de professores supervisores do PIBID quanto ao seu papel na construção de saberes docentes de futuros professores de matemática
title_full Compreensões de professores supervisores do PIBID quanto ao seu papel na construção de saberes docentes de futuros professores de matemática
title_fullStr Compreensões de professores supervisores do PIBID quanto ao seu papel na construção de saberes docentes de futuros professores de matemática
title_full_unstemmed Compreensões de professores supervisores do PIBID quanto ao seu papel na construção de saberes docentes de futuros professores de matemática
title_sort Compreensões de professores supervisores do PIBID quanto ao seu papel na construção de saberes docentes de futuros professores de matemática
author Guimarães, Enderson Lopes
author_facet Guimarães, Enderson Lopes
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rolkouski, Emerson, 1975-
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Enderson Lopes
contributor_str_mv Rolkouski, Emerson, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
topic Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
description Orientador : Prof. Dr. Emerson Rolkouski
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-19T18:54:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-19T18:54:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/45448
url https://hdl.handle.net/1884/45448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 239 f. : il. algumas color., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45448/1/R%20-%20D%20-%20ENDERSON%20LOPES%20GUIMARAES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 57ce7770a8d8ebd7ccabab529d95493c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860258366226432