Jogos eletrônicos educativos : instrumento de avaliação focado nas fases iniciais do processo de design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Michelle Pereira de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/24073
Resumo: Orientador: Prof. Dr. André Luiz Battaiola
id UFPR_c3d2507b9b4c47fbf44210131c1501f8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24073
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Aguiar, Michelle Pereira deBattaiola, André Luiz, 1956-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design2020-04-28T20:49:53Z2020-04-28T20:49:53Z2010https://hdl.handle.net/1884/24073Orientador: Prof. Dr. André Luiz BattaiolaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 26/02/2010Bibliografia: fls. 280-289Resumo: Os jogos eletrônicos se destacam entre os recursos computacionais que podem ser incorporados ao processo de ensino e aprendizagem. Os jogos eletrônicos educativos são desenvolvidos para serem utilizados especificamente em atividades de ensino e aprendizagem, integrando conteúdos educacionais à estrutura de um jogo eletrônico. Apesar da sua relevância, existe um desinteresse por estes jogos devido a vários motivos, entre eles, falhas no seu processo de design. As falhas observadas refletem jogos eletrônicos educativos pouco atrativos e pedagogicamente ineficientes. O objetivo desta pesquisa é buscar diretrizes para aperfeiçoar o processo de design destes jogos. A tarefa de definir estas diretrizes considera conceitos de design centrado no usuário, de linhas pedagógicas, de motivação e de critérios de avaliação de tecnologias educacionais definidos pelo MEC. Estes conceitos são co-relacionados de acordo com as duas fases iniciais do modelo de design proposto por Jesse James Garrett focado na experiência do usuário. Este trabalho resulta em um instrumento de avaliação de jogos eletrônicos edu ativos limitado às fases de estratégia e escopo do modelo de design proposto por Garrett. Três especialistas utilizam este instrumento para analisar quatro jogos brasileiros de cunho educacional. Esta experiência também permite aos especialistas avaliar o próprio instrumento. De maneira geral, o uso do instrumento proposto permite aos especialistas identificar problemas e falhas de planejamento nos jogos selecionados, o que comprova a hipótese traçada no início deste estudo. A correção destes problemas e falhas de planejamento permite refinar o processo de design de jogos eletrônicos educativos.Abstract: Electronic games are remarkable technological resources that can be incorporated into the teaching and learning process. Educational electronic games are developed to be used specifically in teaching and learning applications. They integrate educational contents to the electronic game structure. In spite of their relevance, there is a lack of interest in such games due to several reasons, especially design roblems. The problems observed in educational electronic games reflect low attraction and pedagogical inefficiencies. The objective of this research is to find guidelines to improve the design process of these ames. The guideline definition task considers concepts of user centered design, of pedagogical tendencies, of motivation and of educational technologies evaluation criteria defined by the Brazilian Education Ministry. These concepts are co-related accordingly to the two initial phases of the design model proposed by Jesse James Garrett. This model is based in user experience. This task results in an evaluation tool of educational games. The evaluation process is limited to the strategy and scope phases of the Garrett model. Three experts use this tool to evaluate four Brazilian educational games. This experience allows the xperts to evaluate also the tool. In a general way, the use of the proposed tool allowed the experts to identify problems in the games and fails in the planning phase, what corroborates the hypothesis laborated in the beginning of this study. The correction of these problems and fails allows improve the game design.300f. : il., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - DesignJogos eletronicosJogos eletrônicos - Avaliação - ProjetosJogos educativosDesignJogos eletrônicos educativos : instrumento de avaliação focado nas fases iniciais do processo de designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAGUIAR, M. P[2010]-Dissertacao-PPGDesign[UFPR].pdfapplication/pdf4038857https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24073/1/AGUIAR%2c%20M.%20P%5b2010%5d-Dissertacao-PPGDesign%5bUFPR%5d.pdf13d8d672c484313e0e37e314bdbb77b4MD51open accessTEXTAGUIAR, M. P[2010]-Dissertacao-PPGDesign[UFPR].pdf.txtExtracted Texttext/plain565657https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24073/2/AGUIAR%2c%20M.%20P%5b2010%5d-Dissertacao-PPGDesign%5bUFPR%5d.pdf.txte4e4d05943c2b59671604b1f1b4c8cfcMD52open accessTHUMBNAILAGUIAR, M. P[2010]-Dissertacao-PPGDesign[UFPR].pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1167https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24073/3/AGUIAR%2c%20M.%20P%5b2010%5d-Dissertacao-PPGDesign%5bUFPR%5d.pdf.jpg6fb5dafd04ae72d58eec0f35caca7bfeMD53open access1884/240732020-04-28 17:49:53.784open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24073Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-04-28T20:49:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos eletrônicos educativos : instrumento de avaliação focado nas fases iniciais do processo de design
title Jogos eletrônicos educativos : instrumento de avaliação focado nas fases iniciais do processo de design
spellingShingle Jogos eletrônicos educativos : instrumento de avaliação focado nas fases iniciais do processo de design
Aguiar, Michelle Pereira de
Dissertações - Design
Jogos eletronicos
Jogos eletrônicos - Avaliação - Projetos
Jogos educativos
Design
title_short Jogos eletrônicos educativos : instrumento de avaliação focado nas fases iniciais do processo de design
title_full Jogos eletrônicos educativos : instrumento de avaliação focado nas fases iniciais do processo de design
title_fullStr Jogos eletrônicos educativos : instrumento de avaliação focado nas fases iniciais do processo de design
title_full_unstemmed Jogos eletrônicos educativos : instrumento de avaliação focado nas fases iniciais do processo de design
title_sort Jogos eletrônicos educativos : instrumento de avaliação focado nas fases iniciais do processo de design
author Aguiar, Michelle Pereira de
author_facet Aguiar, Michelle Pereira de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Battaiola, André Luiz, 1956-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Michelle Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Design
Jogos eletronicos
Jogos eletrônicos - Avaliação - Projetos
Jogos educativos
Design
topic Dissertações - Design
Jogos eletronicos
Jogos eletrônicos - Avaliação - Projetos
Jogos educativos
Design
description Orientador: Prof. Dr. André Luiz Battaiola
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-28T20:49:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-28T20:49:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/24073
url https://hdl.handle.net/1884/24073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 300f. : il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24073/1/AGUIAR%2c%20M.%20P%5b2010%5d-Dissertacao-PPGDesign%5bUFPR%5d.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24073/2/AGUIAR%2c%20M.%20P%5b2010%5d-Dissertacao-PPGDesign%5bUFPR%5d.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24073/3/AGUIAR%2c%20M.%20P%5b2010%5d-Dissertacao-PPGDesign%5bUFPR%5d.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 13d8d672c484313e0e37e314bdbb77b4
e4e4d05943c2b59671604b1f1b4c8cfc
6fb5dafd04ae72d58eec0f35caca7bfe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860705601716224