As imagens no design de jogos educacionais: uma experiência com o jogo Saga dos conselhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Patrícia Nunes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174901
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.
id UFSC_a17f3eb69685e0b101c173aa9493db40
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/174901
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As imagens no design de jogos educacionais: uma experiência com o jogo Saga dos conselhosEducaçãoJogos educativosJogos eletrônicosDesignDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.O presente trabalho se propõe a discutir como as imagens e os elementos visuais interativos são percebidos por cursistas na experiência com um jogo eletrônico desenvolvido para uma aplicação educativa. Para tanto, foi construído um percurso teórico abordando as relações entre as tecnologias, os jogos eletrônicos e a educação, incluindo uma ampliação sobre o conceito de inteligência e enfatizando o projeto do jogo eletrônico como possibilidade de seu desenvolvimento. A investigação pautou-se na realização de entrevistas e na aplicação de questionários; os dados foram tratados e analisados, tendo como referencial a metodologia de análise de conteúdo. A análise revelou categorias que permitiram relacionar o referencial teórico com os relatos dos cursistas. Os resultados reforçaram a influência das imagens e dos aspectos visuais interativos com a experiência dos jogadores, o que tende a contribuir para a identificação e a sensação de satisfação durante a aprendizagem, direcionando a atenção do jogador para os objetivos do jogo. Aspectos emocionais também foram revelados nos relatos que destacaram a reação do personagem na interação e na condução dos feedbacks durante o jogo. As imagens favoreceram a construção da identidade do jogo, aproximando-o de seu público alvo, quando cenários, personagens e elementos interativos referenciam visualmente aspectos do universo escolar ao qual os conteúdos estão relacionados. As imagens e os elementos visuais interativos também foram destacados na compreensão das mecânicas do jogo, em especial, quando relacionados com jogos clássicos presentes no repertório dos cursistas, assim como na percepção da progressão e navegação no jogo. Foram citados elementos visuais, como as imagens de lápis, borracha e apontador de um dos minijogos, o labirinto onde o aluno representado deveria ser movido pelos cursistas, o cenário dos minijogos e também a imagem do mapa como contribuições para o reconhecimento da temática visual do jogo relacionando-se com os conteúdos estudados e sendo revisados de forma lúdica e interativa.<br>Abstract : This study aims to discuss how the images and interactive visuals are perceived by course participants in the experiment with a video game developed for an educational application. Therefore, it built a theoretical path by addressing the relationships between technologies, video games and education, including an expansion of the concept of intelligence and emphasizing the design of the electronic game as a possibility of its development. The research is guided in interviews and questionnaires; the data were processed and analyzed, having reference of the content analysis methodology. The analysis revealed categories allowing to relate the theoretical reference to the reports of the course participants. The results reinforced the influence of images and interactive visual aspects to the experience of the players, which tends to contribute to the identification and sense of satisfaction during learning, directing the player's attention to the objectives of the game. Emotional aspects were also revealed in the reports that highlighted the reaction of the character interaction and conduct of feedback during the game. Images favored the construction of the identity of the game, coming close to its target audience when scenarios, characters and interactive elements visually reference aspects of the school environment to which the contents are related. Images and interactive visual elements were also highlighted in understanding the mechanics of the game, especially when related to classic games present in the repertoire of the course participants, as well as the perception of progression and in-game navigation. Visual elements were mentioned as the pictures of pencil, eraser and sharpener one of the minigames, the labyrinth where the represented student should be moved by the course participants, the setting of the mini-games and also the map image as contributions to the recognition of the visual theme of game is to relate to the content studied and being reviewed in a fun and interactive way.Ramos, Daniela KarineUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Patrícia Nunes2017-04-18T04:16:26Z2017-04-18T04:16:26Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis183 p.| il., grafs.application/pdf344703https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174901porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-23T04:16:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/174901Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-05-23T04:16:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As imagens no design de jogos educacionais: uma experiência com o jogo Saga dos conselhos
title As imagens no design de jogos educacionais: uma experiência com o jogo Saga dos conselhos
spellingShingle As imagens no design de jogos educacionais: uma experiência com o jogo Saga dos conselhos
Martins, Patrícia Nunes
Educação
Jogos educativos
Jogos eletrônicos
Design
title_short As imagens no design de jogos educacionais: uma experiência com o jogo Saga dos conselhos
title_full As imagens no design de jogos educacionais: uma experiência com o jogo Saga dos conselhos
title_fullStr As imagens no design de jogos educacionais: uma experiência com o jogo Saga dos conselhos
title_full_unstemmed As imagens no design de jogos educacionais: uma experiência com o jogo Saga dos conselhos
title_sort As imagens no design de jogos educacionais: uma experiência com o jogo Saga dos conselhos
author Martins, Patrícia Nunes
author_facet Martins, Patrícia Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Daniela Karine
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Patrícia Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Jogos educativos
Jogos eletrônicos
Design
topic Educação
Jogos educativos
Jogos eletrônicos
Design
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-04-18T04:16:26Z
2017-04-18T04:16:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 344703
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174901
identifier_str_mv 344703
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 183 p.| il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652403835142144