Cartão de crédito : salvação ou perdição? Representações de adultos jovens sobre instituições financeiras e utilização de cartão de crédito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cooper, Iarê Sandra
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/27885
Resumo: Orientadora: Profª Drª Tania Stoltz
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spelling Cooper, Iarê SandraStoltz, Tania, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-06-04T20:02:25Z2020-06-04T20:02:25Z2011https://hdl.handle.net/1884/27885Orientadora: Profª Drª Tania StoltzDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2011Bibliografia: fls. 159-169Resumo: Trata-se de um estudo de abordagem piagetiana, inserido no campo dos estudos sobre o conhecimento social, que teve como objetivo identificar as representações de adultos jovens de Curitiba/PR, referentes aos processos de obtenção de lucro das instituições financeiras, a partir da utilização do cartão de crédito. A revisão da literatura evidencia a escassez dos estudos referentes à compreensão dos sujeitos em relação ao mundo econômico, principalmente no que se refere aos jovens e adultos. Uma vez que as ações dos sujeitos são regidas por suas representações, é importante conhecer como estes constroem e organizam suas representações sobre o mundo econômico, mais especificamente sobre os processos que envolvem a utilização do cartão de crédito, e assim contribuir para a elaboração de propostas educacionais que vislumbrem o entendimento destas questões de ordem socioeconômicas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais, realizadas a partir de um roteiro de perguntas semiestruturado, elaborado segundo o método clínico de Piaget (1926), baseado na perspectiva do pesquisador Delval (2002). Todas as entrevistas foram transcritas e distribuídas em planilhas descritivas a partir das quais foram determinadas dez categorias que descrevem as representações dos participantes, a saber: 1) quantidade de cartões de crédito, 2) forma de obtenção do cartão de crédito, 3) forma de pagamento com cartão, 4) controle de gastos com cartão de crédito, 5) forma de pagamento das faturas, 6) vantagens e desvantagens das financiadoras conforme a forma de pagamento das faturas, 7) limite de crédito, 8) prejuízos e benefícios na utilização do cartão de crédito, 9) recomendações para a utilização do cartão de crédito e, 10) representações referentes aos processos de obtenção de lucro das instituições. Os resultados deste estudo revelaram formas distintas de conceber os processos de obtenção de lucro das instituições financeiras. Embora apontem a cobrança de juros como principal fonte de obtenção de lucro das financiadoras, a maioria dos participantes desconhece os múltiplos fatores que permeiam esse tipo de negociação. Concluiu-se que os adultos jovens, participantes deste estudo, que em tese, estão no estádio formal do desenvolvimento cognitivo, em sua maioria, apresentam um pensamento muito elementar, muitas vezes fantasioso, sobre as questões que envolvem a utilização do cartão de crédito e em relação aos processos de obtenção de lucro das financeiras, assemelhando-se ao pensamento infantil, com características dos estádios pré-operatório e operatório concreto. O que evidencia o importante papel da educação na construção de noções econômicas. Entende-se que, para que ocorra a construção do conhecimento é necessário que haja uma interiorização reflexiva dos sujeitos para além da ação prática. Deste modo, conclui-se que a aprendizagem resulta das próprias ações (reflexivas) do sujeito sobre o objeto de aprendizagem e que, se a estrutura é desenvolvida espontaneamente e alcançado o estado de equilíbrio, o aprendizado será duradouro (PIAGET, 1973/1970). Assim, propõe-se que as práticas pedagógicas, voltadas para o ensino de jovens e adultos, enfatizem a atividade do próprio indivíduo, uma vez que "sem essa atividade não há didática ou pedagogia que significativamente transforme o sujeito" (PIAGET, 1964, p.2).Abstract: This is a study of Piaget's approach, inserted in the field of social studies knowledge, which aimed to identify the representations of young adults, in Curitiba / Pr, regarding the procedures of the financial institutions for obtaining profits, from the use of credit card. The literature review makes evident the scarcity of studies about the understanding of the subject in relation to the economic world, especially reporting to youth and adults. Once the actions of this subjects are governed by their representations, it is important to know how they construct and organize their representations of the world economy, more specifically, about the processes that involves the use of credit card, and thus contribute to the development of proposals education that envisage the understanding of these issues of socioeconomic order. Data were collected through individual interviews, conducted from a script of questions semi-structured, prepared according to the clinical method of Piaget (1926), based on the researcher's perspective Delval (2002). All interviews were transcribed and distributed in worksheets, from which were determined ten categories that describe the representations of the participants, namely: 1) amount of credit cards, 2) how to obtain credit card, 3) form of card payment, 4) control of expenses with credit cards, 5) payment of invoices 6) advantages and disadvantages of financing as the payment of invoices, 7) credit limit, 8) losses and benefits of using credit card, 9) recommendations for the use of credit cards, and 10) representations regarding the procedures for obtaining profit institutions.The results of this study revealed different ways of conceiving the process of making a profit from financial institutions. While pointing out the charging of interest as the main source of funding make a profit, most participants are unaware of the multiple factors involved in such trading. It was concluded that young adults participants in this study, which in theory are in the formal stage of cognitive development, have very basic thoughts, often fanciful, on issues involving the use of credit card and regarding procedures for obtaining profit from financial, resembling the children's thought, with features of pre-operative stage and concrete operational. This shows the important role of education in building economic notions. It is understood that, for the occurrence of construction of knowledge is necessary to have a reflective internalization of the subjects in addition to the practical action. In this way, is concluded that learning is the result of the actions themselves (reflexive) of the subject on the object of learning and that if the structure is developed spontaneously reached steady state, the learning will be sustained (Piaget, 1973/1970) . Thus, it is proposed that the pedagogical practices, aimed at teaching young people and adults, emphasizing the activity of the subject, and that "without this activity there is no teaching or pedagogy that significantly transform the subject" (Piaget, 1964, p .2).267 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalPiaget, Jean, 1896-1980Dissertações - EducaçãoDesenvolvimento cognitivoEconomia - Estudo e ensinoCartões de créditoInstituições financeiras - LucrosEducaçãoCartão de crédito : salvação ou perdição? Representações de adultos jovens sobre instituições financeiras e utilização de cartão de créditoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - IARE SANDRA COOPER.pdfapplication/pdf1657177https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27885/1/R%20-%20D%20-%20IARE%20SANDRA%20COOPER.pdffb7fbef5ea8696cb96270048cb618e3eMD51open accessTEXTR - D - IARE SANDRA COOPER.pdf.txtExtracted Texttext/plain511065https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27885/2/R%20-%20D%20-%20IARE%20SANDRA%20COOPER.pdf.txt78f5345ae182127efb0a41c1a2b8e200MD52open accessTHUMBNAILR - D - IARE SANDRA COOPER.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1099https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27885/3/R%20-%20D%20-%20IARE%20SANDRA%20COOPER.pdf.jpgfbbf68dc973fcaf7e1580ac609dd98ebMD53open access1884/278852020-06-04 17:02:25.364open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27885Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-04T20:02:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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