Manuais didáticos e as medições entre cultura histórica e cultura escolar : o caso da narrativa sobre o Islã em manuais didáticos brasileiros e portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertolini, João Luis da Silva, 1968-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/57389
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
id UFPR_c5d695ef2e847f0114e7338eb84c12d7
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/57389
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Bertolini, João Luis da Silva, 1968-Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2018-11-20T12:06:48Z2018-11-20T12:06:48Z2018https://hdl.handle.net/1884/57389Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos SantosTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/03/2018Inclui referências: p.229-241Resumo: O trabalho tem como objeto a análise de narrativas sobre o Islã, presentes em manuais didáticos brasileiros e portugueses, tendo como foco a função de mediação que os manuais têm, nas relações entre a cultura escolar (FORQUIN,1993) e a cultura histórica (RÜSEN, 2012). Partiu-se do pressuposto de que a aprendizagem histórica e, portanto, o ensino da história, tomam como referência a formação da consciência histórica, constituindo das articulações entre os conceitos substantivos - no caso, o conteúdo acerca do Islã; e os conceitos epistemológicos, exemplificados na e pela construção da narrativa histórica. A partir desta articulação, pode-se apreende os manuais como uma das referências principais para o desenvolvimento das competências de atribuição de sentidos na e pela narrativa histórica. Estes pressupostos nortearam a pesquisa, de natureza qualitativa e de cunho documental. Foram analisados um manual brasileiro e um manual português, bem como as suas inserções no contexto das políticas educacionais dos dois países, apreendidas a partir da análise da legislação pertinente ao uso e avaliação dos manuais didáticos. Elementos da Grounded Theory foram utilizados para categorizar os resultados, tendo como norte o escopo teórico adotado. A análise dos resultados permitiu concluir, principalmente, a ausência do Islã como um tema relevante a ser tomado como critério de avaliação. Ademais, observou-se a despersonalização da narrativa sobre o Islã, caracterizada pela forma como ela aparece nos manuais, que põe em contraponto as perspectivas de uma didática da história mais focada na transposição didática (CHEVALARD, 2000) e aquela focada na teoria da didática que tem como especificidade a referência à matriz da Didática da História e o paradigma narrativístico de Jörn Rüsen. Tais resultados sugerem que, assim como o tema do Islã, considerado como um tema controverso da história, pelas suas repercussões no mundo contemporâneo, outros temas controversos da história nacional e/ou universal, apresentam-se como complexos de serem trabalhados ou mesmo podem ser excluídos do ensino e aprendizagem da história se não forem considerados em sua contribuição para o desenvolvimento da competência narrativa de atribuição de sentidos. Palavras-Chave: Narrativa histórica; manuais didáticos; educação histórica; aprendizagem histórica; cultura histórica e cultura escolar; didática da história.Abstract: The purpose of this work is to analyze narratives about Islam, present in Brazilian and Portuguese textbooks, focusing on the mediation function of manuals in the relations between school culture (FORQUIN, 1993) and historical culture (RÜSEN, 2012). It was based on the assumption that historical learning, and therefore the history teaching, take as a reference the formation of historical consciousness, constituting the articulations between substantive concepts - in this case, the content about Islam; and epistemological concepts, exemplified in and by the construction of historical narrative. From this articulation, the textbooks can be perceived as one of the main references for the development of the competences of attribution of meanings in and by the historical narrative. These assumptions guided the research of a qualitative and documentary nature. A Brazilian textbook and a Portuguese one were analyzed, as well as their insertions in the context of the educational policies of the two countries, seized from the analysis of the legislation pertinent to the use and evaluation of textbooks. Elements of the Grounded Theory were used to categorize the results, taking as approach its theoretical scope. The analysis of the results allowed to conclude, mainly, the absence of Islam as a relevant subject to be taken as evaluation criterion. In addition, we observed the depersonalization of the narrative about Islam, characterized by the way it appears in the textbooks, which opposes the perspectives of a didactics of history more focused on didactic transposition (CHEVALARD, 2000) and that focused on didactic theory which has as its specificity the reference to the Jörn Rüsen's Didactics of History matrix and the narrative paradigm. Such results suggest that, like the theme of Islam, which is considered a controversial theme of history, due to its repercussions in the contemporary world, other controversial themes of national and / or universal history are presented as complex to be worked on or even can be excluded from the teaching and learning of history if they are not considered in their contribution to the development of the narrative competence of attribution of meanings. Keywords: Historical narrative; textbooks; history education; historical learning; historical culture and school culture; didactics of history.241 p.application/pdfIslamismo - HistóriaEducaçãoManuais didáticos e as medições entre cultura histórica e cultura escolar : o caso da narrativa sobre o Islã em manuais didáticos brasileiros e portuguesesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - JOAO LUIS DA SILVA BERTOLINI.pdfapplication/pdf10736956https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57389/1/R%20-%20T%20-%20JOAO%20LUIS%20DA%20SILVA%20BERTOLINI.pdf93c035643e59ee4808444f8de509ebbdMD51open access1884/573892018-11-20 10:06:48.574open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/57389Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-11-20T12:06:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Manuais didáticos e as medições entre cultura histórica e cultura escolar : o caso da narrativa sobre o Islã em manuais didáticos brasileiros e portugueses
title Manuais didáticos e as medições entre cultura histórica e cultura escolar : o caso da narrativa sobre o Islã em manuais didáticos brasileiros e portugueses
spellingShingle Manuais didáticos e as medições entre cultura histórica e cultura escolar : o caso da narrativa sobre o Islã em manuais didáticos brasileiros e portugueses
Bertolini, João Luis da Silva, 1968-
Islamismo - História
Educação
title_short Manuais didáticos e as medições entre cultura histórica e cultura escolar : o caso da narrativa sobre o Islã em manuais didáticos brasileiros e portugueses
title_full Manuais didáticos e as medições entre cultura histórica e cultura escolar : o caso da narrativa sobre o Islã em manuais didáticos brasileiros e portugueses
title_fullStr Manuais didáticos e as medições entre cultura histórica e cultura escolar : o caso da narrativa sobre o Islã em manuais didáticos brasileiros e portugueses
title_full_unstemmed Manuais didáticos e as medições entre cultura histórica e cultura escolar : o caso da narrativa sobre o Islã em manuais didáticos brasileiros e portugueses
title_sort Manuais didáticos e as medições entre cultura histórica e cultura escolar : o caso da narrativa sobre o Islã em manuais didáticos brasileiros e portugueses
author Bertolini, João Luis da Silva, 1968-
author_facet Bertolini, João Luis da Silva, 1968-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertolini, João Luis da Silva, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Islamismo - História
Educação
topic Islamismo - História
Educação
description Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-20T12:06:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-11-20T12:06:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/57389
url https://hdl.handle.net/1884/57389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 241 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57389/1/R%20-%20T%20-%20JOAO%20LUIS%20DA%20SILVA%20BERTOLINI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 93c035643e59ee4808444f8de509ebbd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898686384570368