Escrita e sujeito na escola : processos de significação a partir do discurso pedagógico
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/68918 |
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Natal, Rosyane Mayre Pimenta, 1987-Rasia, Gesualda dos Santos, 1965-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-11-05T20:01:09Z2020-11-05T20:01:09Z2020https://hdl.handle.net/1884/68918Orientadora: Profa. Dra. Gesualda de Lourdes dos Santos RasiaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 07/02/2020Inclui referências: p. 162-168Resumo: Esta pesquisa filia-se à Análise de Discurso de linha francesa, trabalhando especificamente com análise de discursos inscritos na formação discursiva do discurso pedagógico, a saber: o discurso do sujeito-professor. O principal objetivo foi compreender como as noções de sujeito, língua e história se articulam, no interior do discurso pedagógico, com os processos de patologização. Como objetivo específico, busca-se verificar como a constituição dos sentidos em relação ao sujeito-aluno e sua linguagem oral/escrita dão forma e reafirmam a forma-histórica capitalista. Para tanto, mobiliza-se o aparato teórico da Análise de Discurso, principalmente as noções de formação discursiva, condições de produção, formações imaginárias, interdiscurso, sujeito, forma-sujeito e autoria. De forma geral, mobiliza-se as noções de Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado, conforme Althusser (1999, 1974). Todas estas noções são articuladas à temática mais específica desta pesquisa, constituindo uma fundamentação teórica que trata do fracasso escolar. A coleta de dados foi realizada através de entrevista gravada e posteriormente transcrita. O gesto de análise ocorreu a partir de questões mais abrangentes, a saber: sujeito, língua e história no discurso pedagógico. A partir da análise discute-se que os sentidos da patologização do aluno e de sua condição social, da disciplinarização da e pela língua, do afastamento da crítica ao sistema e da não implicação de si (sujeito-professor), mostraram regularidades que dizem de uma mesma coisa: o funcionamento de uma formação ideológica no interior de uma instituição que prepara os indivíduos para ocupar determinados lugares no sistema de produção, inculcando o senso comum e naturalizando a presença de uma classe dominante e uma dominada. A forma-sujeito escolar constitui-se num espaço em que a interpelação do indivíduo em sujeito pela ideologia faz intervir a noção de que uns estão em desvantagem em relação aos outros, e que isso ocorre por diversos motivos ligados ao próprio sujeito, ao seu corpo patologizado, nunca devido às falhas do Estado. Assim, o sujeito-aluno vai se inscrevendo neste discurso de forma a nunca se tornar autor. O discurso pedagógico produz sentidos discriminatórios, resultado de um "resto" que constituiu a escolarização através de práticas higienistas, medicalizadas, normativas e colonizadoras. Palavras-chave: Discurso pedagógico. Análise de Discurso. Fracasso escolar. Patologização do aluno. Medicalização escolar.Abstract: This research is affiliated with Discourse Analysis of the French line, working specifically with discourse analysis inscribed in the discursive formation of pedagogical discourse, namely: the discourse of the subject-teacher. The main objective was to understand how the notions of subject, language and history are articulated, within the pedagogical discourse, with the pathologization processes. As a specific objective, we seek to verify how the constitution of the senses in relation to the student-subject and their oral / written language shape and reaffirm the capitalist historical form. Therefore, the theoretical apparatus of Discourse Analysis is mobilized, mainly the notions of discursive formation, production conditions, imaginary formations, interdiscourse, subject, subject-form and authorship. In general, the notions of Ideology and State Ideological Apparatus are mobilized, according to Althusser (1999, 1974). All of these notions are linked to the more specific theme of this research, constituting a theoretical foundation that deals with school failure. Data collection was carried out through recorded interviews and later transcribed. The gesture of analysis occurred from broader questions, namely: subject, language and history in the pedagogical discourse. From the analysis it is discussed that the meanings of the pathologization of the student and his social condition, the disciplining of and by language, the removal of criticism from the system and the non-implication of himself (subject-teacher), showed patterns that say of the same thing: the functioning of an ideological formation within an institution that prepares individuals to occupy certain places in the production system, inculcating common sense and naturalizing the presence of a dominant and a dominated class. The school subject-form constitutes a space in which the interpellation of the individual into a subject by ideology intervenes with the notion that some are at a disadvantage in relation to the others, and that this occurs for several reasons linked to the subject itself, to his body pathologized, never due to State failures. Thus, the student-subject is involved in this discourse in order to never become an author. The pedagogical discourse produces discriminatory meanings, the result of a "rest" that constituted schooling through hygienist, medicalized, normative and colonizing practices. Keywords: Pedagogical discourse. Discourse Analysis. School failure. Pathologization of the student. School medicalization.169 p.application/pdfAnálise do discurso - EscritaFracasso escolarSujeitoLinguasLetrasEscrita e sujeito na escola : processos de significação a partir do discurso pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ROSYANE MAYRE PIMENTA NATAL.pdfapplication/pdf2976569https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68918/1/R%20-%20T%20-%20ROSYANE%20MAYRE%20PIMENTA%20NATAL.pdf97255ad7e5144d7fd8b380cfda406e19MD51open access1884/689182020-11-05 17:01:09.468open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68918Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-11-05T20:01:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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