Regularidade e acontecimento no funcionamento do discurso pedagógico escolar
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/16439 |
Resumo: | Este artigo constitui-se em uma investigação sobre as formas de funcionamento do Discurso Pedagógico Escolar (DPE) e, também, sobre as possibilidades (lugares/posições) conferidas ou encontradas pelos sujeitos nesse discurso. Para tanto, foi empreendida uma análise discursiva de recortes extraídos de um corpus formado a partir de entrevistas realizadas com estudantes de Ensino Médio, com questões relacionadas à Educação e à Escola. A análise destacou a presença marcante de genéricos discursivos (slogans, máximas, provérbios), os quais funcionaram como eficazes mecanismos de interpelação ideológica. Tais fórmulas forneceram ao sujeito não somente uma interpretação, entre outras possíveis, mas uma leitura generalizante na forma de Lei, segundo a qual o sujeito (estudante) é o próprio responsável pelo seu fracasso na escola. Entretanto, em algumas situações singulares de enunciação observadas, essa regularidade discursiva produzida pelo emprego de fórmulas linguísticas encapsuladas foi interrompida pela ação concomitante do recalque inconsciente, produzindo, dessa forma, o acontecimento no discurso. |
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Regularidade e acontecimento no funcionamento do discurso pedagógico escolarDiscurso pedagógico. Genéricos discursivos. Fracasso escolarEste artigo constitui-se em uma investigação sobre as formas de funcionamento do Discurso Pedagógico Escolar (DPE) e, também, sobre as possibilidades (lugares/posições) conferidas ou encontradas pelos sujeitos nesse discurso. Para tanto, foi empreendida uma análise discursiva de recortes extraídos de um corpus formado a partir de entrevistas realizadas com estudantes de Ensino Médio, com questões relacionadas à Educação e à Escola. A análise destacou a presença marcante de genéricos discursivos (slogans, máximas, provérbios), os quais funcionaram como eficazes mecanismos de interpelação ideológica. Tais fórmulas forneceram ao sujeito não somente uma interpretação, entre outras possíveis, mas uma leitura generalizante na forma de Lei, segundo a qual o sujeito (estudante) é o próprio responsável pelo seu fracasso na escola. Entretanto, em algumas situações singulares de enunciação observadas, essa regularidade discursiva produzida pelo emprego de fórmulas linguísticas encapsuladas foi interrompida pela ação concomitante do recalque inconsciente, produzindo, dessa forma, o acontecimento no discurso.UEL2013-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1643910.5433/2237-4876.2013v16n2p193Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 16 No. 2 (2013): Volume Atemático; 193-213Signum: Estudos da Linguagem; v. 16 n. 2 (2013): Volume Atemático; 193-2132237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/16439/pdf_2Paula, Fernando SilvaTfouni, Leda Verdianiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:09:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16439Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:09:59Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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Este artigo constitui-se em uma investigação sobre as formas de funcionamento do Discurso Pedagógico Escolar (DPE) e, também, sobre as possibilidades (lugares/posições) conferidas ou encontradas pelos sujeitos nesse discurso. Para tanto, foi empreendida uma análise discursiva de recortes extraídos de um corpus formado a partir de entrevistas realizadas com estudantes de Ensino Médio, com questões relacionadas à Educação e à Escola. A análise destacou a presença marcante de genéricos discursivos (slogans, máximas, provérbios), os quais funcionaram como eficazes mecanismos de interpelação ideológica. Tais fórmulas forneceram ao sujeito não somente uma interpretação, entre outras possíveis, mas uma leitura generalizante na forma de Lei, segundo a qual o sujeito (estudante) é o próprio responsável pelo seu fracasso na escola. Entretanto, em algumas situações singulares de enunciação observadas, essa regularidade discursiva produzida pelo emprego de fórmulas linguísticas encapsuladas foi interrompida pela ação concomitante do recalque inconsciente, produzindo, dessa forma, o acontecimento no discurso. |
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