Regularidade e acontecimento no funcionamento do discurso pedagógico escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Fernando Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Tfouni, Leda Verdiani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/16439
Resumo: Este artigo constitui-se em uma investigação sobre as formas de funcionamento do Discurso Pedagógico Escolar (DPE) e, também, sobre as possibilidades (lugares/posições) conferidas ou encontradas pelos sujeitos nesse discurso. Para tanto, foi empreendida uma análise discursiva de recortes extraídos de um corpus formado a partir de entrevistas realizadas com estudantes de Ensino Médio, com questões relacionadas à Educação e à Escola. A análise destacou a presença marcante de genéricos discursivos (slogans, máximas, provérbios), os quais funcionaram como eficazes mecanismos de interpelação ideológica. Tais fórmulas forneceram ao sujeito não somente uma interpretação, entre outras possíveis, mas uma leitura generalizante na forma de Lei, segundo a qual o sujeito (estudante) é o próprio responsável pelo seu fracasso na escola. Entretanto, em algumas situações singulares de enunciação observadas, essa regularidade discursiva produzida pelo emprego de fórmulas linguísticas encapsuladas foi interrompida pela ação concomitante do recalque inconsciente, produzindo, dessa forma, o acontecimento no discurso.
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