Relações de poder e educação matemática : horizontes para uma filosofia da educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964-
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/32778
Resumo: Orientador: Carlos Roberto Vianna
id UFPR_c650fac39ea5a2c9433d5b3cb57adf4b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/32778
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Zanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVianna, Carlos Roberto, 1958-2020-09-14T20:18:29Z2020-09-14T20:18:29Z2004https://hdl.handle.net/1884/32778Orientador: Carlos Roberto ViannaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004Inclui bibliografiaÁrea de concentração: Educação, cultura e tecnologiaLinha de pesquisa: Educaçao matemáticaResumo: O presente estudo tem como objetivo principal investigar e analisar os micro-mecanismos específicos de ocorrência de relações assimétricas de poder no âmbito da Educação Matemática. Procura ainda apontar a autogestão pedagógica como uma forma, entre as muitas possíveis, de resistência a essas relações de poder, ou seja, como uma possibilidade de fortalecimento da capacidade crítica e da autonomia dos alunos, a fim de que os mesmos possam resistir à norma de domesticação que lhes é imposta, ainda predominante em nosso sistema educacional. A investigação se dá através de uma pesquisa bibliográfica onde se busca um resgate histórico das relações de poder na Educação e, em especial, na Educação Matemática. Esse resgate, entretanto, não se dá de forma linear, numa continuidade de fatos que levaria a uma origem das relações de poder, mas de forma lacunar, na busca de acontecimentos que emergem no interstício das mesmas.Resumen: El actual estudio que tiene como cañería objetiva la investigación y el analisis de los micro'n-mecanismos específicos de la ocurrencia de relaciones contra-sime'tricas de poder en el alcance de la educación matemática. Pretende todavía señalar la autogestión pedagógica como una forma, entre las muchas posibles, de la resistencia a estas relaciones de poder, es decir, como posibilidad de fortalecimento de la capacidad crítica y de la autonomía de estudiantes, de modo que los mismos puedan resistir a la norma de domesticación que se impone a ellos, todavía predominante en nuestro sistema educativo. La investigación si da con una búsqueda bibliográfica donde se pretende hacer un rescate histórico de las relaciones de poder en la educación y, en especial, en la educación matemática. Este rescate, sin embargo, no ocurre de forma linear, en una continuidad de los hechos que conducirían al origen de las relaciones de poder, pero de la forma lacunar, en la búsqueda de los acontecimientos que emergen en el intersticio de las mismas.103 f.application/pdfDisponível em formato digitalMatemática - Estudo e ensinoMatematica - FilosofiaPoder (Filosofia)Educação - FilosofiaDissertações - EducaçãoEducaçãoRelações de poder e educação matemática : horizontes para uma filosofia da educação matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - MARCOS AURELIO ZANLORENZI.pdf.txtExtracted Texttext/plain170156https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32778/1/R%20-%20D%20-%20MARCOS%20AURELIO%20ZANLORENZI.pdf.txtc3fce98c62d4b9d00efef461ff4e8294MD51open accessORIGINALR - D - MARCOS AURELIO ZANLORENZI.pdfapplication/pdf486985https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32778/2/R%20-%20D%20-%20MARCOS%20AURELIO%20ZANLORENZI.pdf893dbe157902342d9be6a35d2199bcd9MD52open accessTHUMBNAILR - D - MARCOS AURELIO ZANLORENZI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1198https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32778/3/R%20-%20D%20-%20MARCOS%20AURELIO%20ZANLORENZI.pdf.jpg358554497418348e301f7810075346cdMD53open access1884/327782020-09-14 17:18:29.66open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/32778Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-14T20:18:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações de poder e educação matemática : horizontes para uma filosofia da educação matemática
title Relações de poder e educação matemática : horizontes para uma filosofia da educação matemática
spellingShingle Relações de poder e educação matemática : horizontes para uma filosofia da educação matemática
Zanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964-
Matemática - Estudo e ensino
Matematica - Filosofia
Poder (Filosofia)
Educação - Filosofia
Dissertações - Educação
Educação
title_short Relações de poder e educação matemática : horizontes para uma filosofia da educação matemática
title_full Relações de poder e educação matemática : horizontes para uma filosofia da educação matemática
title_fullStr Relações de poder e educação matemática : horizontes para uma filosofia da educação matemática
title_full_unstemmed Relações de poder e educação matemática : horizontes para uma filosofia da educação matemática
title_sort Relações de poder e educação matemática : horizontes para uma filosofia da educação matemática
author Zanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964-
author_facet Zanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vianna, Carlos Roberto, 1958-
contributor_str_mv Vianna, Carlos Roberto, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Matematica - Filosofia
Poder (Filosofia)
Educação - Filosofia
Dissertações - Educação
Educação
topic Matemática - Estudo e ensino
Matematica - Filosofia
Poder (Filosofia)
Educação - Filosofia
Dissertações - Educação
Educação
description Orientador: Carlos Roberto Vianna
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-14T20:18:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-14T20:18:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/32778
url https://hdl.handle.net/1884/32778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 103 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32778/1/R%20-%20D%20-%20MARCOS%20AURELIO%20ZANLORENZI.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32778/2/R%20-%20D%20-%20MARCOS%20AURELIO%20ZANLORENZI.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32778/3/R%20-%20D%20-%20MARCOS%20AURELIO%20ZANLORENZI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c3fce98c62d4b9d00efef461ff4e8294
893dbe157902342d9be6a35d2199bcd9
358554497418348e301f7810075346cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898890140712960