Relações de poder e educação matemática : horizontes para uma filosofia da educação matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/32778 |
Resumo: | Orientador: Carlos Roberto Vianna |
id |
UFPR_c650fac39ea5a2c9433d5b3cb57adf4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/32778 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Zanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVianna, Carlos Roberto, 1958-2020-09-14T20:18:29Z2020-09-14T20:18:29Z2004https://hdl.handle.net/1884/32778Orientador: Carlos Roberto ViannaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004Inclui bibliografiaÁrea de concentração: Educação, cultura e tecnologiaLinha de pesquisa: Educaçao matemáticaResumo: O presente estudo tem como objetivo principal investigar e analisar os micro-mecanismos específicos de ocorrência de relações assimétricas de poder no âmbito da Educação Matemática. Procura ainda apontar a autogestão pedagógica como uma forma, entre as muitas possíveis, de resistência a essas relações de poder, ou seja, como uma possibilidade de fortalecimento da capacidade crítica e da autonomia dos alunos, a fim de que os mesmos possam resistir à norma de domesticação que lhes é imposta, ainda predominante em nosso sistema educacional. A investigação se dá através de uma pesquisa bibliográfica onde se busca um resgate histórico das relações de poder na Educação e, em especial, na Educação Matemática. Esse resgate, entretanto, não se dá de forma linear, numa continuidade de fatos que levaria a uma origem das relações de poder, mas de forma lacunar, na busca de acontecimentos que emergem no interstício das mesmas.Resumen: El actual estudio que tiene como cañería objetiva la investigación y el analisis de los micro'n-mecanismos específicos de la ocurrencia de relaciones contra-sime'tricas de poder en el alcance de la educación matemática. Pretende todavía señalar la autogestión pedagógica como una forma, entre las muchas posibles, de la resistencia a estas relaciones de poder, es decir, como posibilidad de fortalecimento de la capacidad crítica y de la autonomía de estudiantes, de modo que los mismos puedan resistir a la norma de domesticación que se impone a ellos, todavía predominante en nuestro sistema educativo. La investigación si da con una búsqueda bibliográfica donde se pretende hacer un rescate histórico de las relaciones de poder en la educación y, en especial, en la educación matemática. Este rescate, sin embargo, no ocurre de forma linear, en una continuidad de los hechos que conducirían al origen de las relaciones de poder, pero de la forma lacunar, en la búsqueda de los acontecimientos que emergen en el intersticio de las mismas.103 f.application/pdfDisponível em formato digitalMatemática - Estudo e ensinoMatematica - FilosofiaPoder (Filosofia)Educação - FilosofiaDissertações - EducaçãoEducaçãoRelações de poder e educação matemática : horizontes para uma filosofia da educação matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - MARCOS AURELIO ZANLORENZI.pdf.txtExtracted Texttext/plain170156https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32778/1/R%20-%20D%20-%20MARCOS%20AURELIO%20ZANLORENZI.pdf.txtc3fce98c62d4b9d00efef461ff4e8294MD51open accessORIGINALR - D - MARCOS AURELIO ZANLORENZI.pdfapplication/pdf486985https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32778/2/R%20-%20D%20-%20MARCOS%20AURELIO%20ZANLORENZI.pdf893dbe157902342d9be6a35d2199bcd9MD52open accessTHUMBNAILR - D - MARCOS AURELIO ZANLORENZI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1198https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32778/3/R%20-%20D%20-%20MARCOS%20AURELIO%20ZANLORENZI.pdf.jpg358554497418348e301f7810075346cdMD53open access1884/327782020-09-14 17:18:29.66open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/32778Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-14T20:18:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relações de poder e educação matemática : horizontes para uma filosofia da educação matemática |
title |
Relações de poder e educação matemática : horizontes para uma filosofia da educação matemática |
spellingShingle |
Relações de poder e educação matemática : horizontes para uma filosofia da educação matemática Zanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964- Matemática - Estudo e ensino Matematica - Filosofia Poder (Filosofia) Educação - Filosofia Dissertações - Educação Educação |
title_short |
Relações de poder e educação matemática : horizontes para uma filosofia da educação matemática |
title_full |
Relações de poder e educação matemática : horizontes para uma filosofia da educação matemática |
title_fullStr |
Relações de poder e educação matemática : horizontes para uma filosofia da educação matemática |
title_full_unstemmed |
Relações de poder e educação matemática : horizontes para uma filosofia da educação matemática |
title_sort |
Relações de poder e educação matemática : horizontes para uma filosofia da educação matemática |
author |
Zanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964- |
author_facet |
Zanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vianna, Carlos Roberto, 1958- |
contributor_str_mv |
Vianna, Carlos Roberto, 1958- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Matematica - Filosofia Poder (Filosofia) Educação - Filosofia Dissertações - Educação Educação |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Matematica - Filosofia Poder (Filosofia) Educação - Filosofia Dissertações - Educação Educação |
description |
Orientador: Carlos Roberto Vianna |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-14T20:18:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-14T20:18:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/32778 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/32778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
103 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32778/1/R%20-%20D%20-%20MARCOS%20AURELIO%20ZANLORENZI.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32778/2/R%20-%20D%20-%20MARCOS%20AURELIO%20ZANLORENZI.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32778/3/R%20-%20D%20-%20MARCOS%20AURELIO%20ZANLORENZI.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c3fce98c62d4b9d00efef461ff4e8294 893dbe157902342d9be6a35d2199bcd9 358554497418348e301f7810075346cd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898890140712960 |