Problematizando as relações entre Matemática e Música na Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230886 |
Resumo: | Neste artigo analisamos um conjunto de textos inseridos no campo de pesquisa da Educação Matemática que estabelecem relações entre matemática e música, publicados nas quatro últimas edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Recorrendo à análise do discurso foucaultiana como metodologia, damos visibilidade às enunciações categorizadas a partir desses artigos, organizando - as a partir de 3 problematizações. Na primeira, fazemos considerações sobre a apropriação da música para o ensino de fraç ões, levando em conta o contexto histórico da matemática grega e sobre o uso dos símbolos das notas musicais de acordo com seus tempos . Na segunda, analisamos enunciações que remetem a aspectos metodológicos naturalizados no ensino de matemática, a saber a ludicidade e o estímulo do interesse no aluno . Por fim, na terceira problematização, tensionamos o enunciado que afirma que música é matemática e, de forma mais geral, que a matemática está em tudo. Inspiramo - nos no conceito filosófico de ritornelo para p ensar a docência em matemática a partir de exercícios de desterritorialização/reterritorialização no território da Educação Matemática. |
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Sartori, Alice Stephanie TapiaFaria, Juliano Espezim Soares2021-10-19T04:22:58Z20212357-724Xhttp://hdl.handle.net/10183/230886001130473Neste artigo analisamos um conjunto de textos inseridos no campo de pesquisa da Educação Matemática que estabelecem relações entre matemática e música, publicados nas quatro últimas edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Recorrendo à análise do discurso foucaultiana como metodologia, damos visibilidade às enunciações categorizadas a partir desses artigos, organizando - as a partir de 3 problematizações. Na primeira, fazemos considerações sobre a apropriação da música para o ensino de fraç ões, levando em conta o contexto histórico da matemática grega e sobre o uso dos símbolos das notas musicais de acordo com seus tempos . Na segunda, analisamos enunciações que remetem a aspectos metodológicos naturalizados no ensino de matemática, a saber a ludicidade e o estímulo do interesse no aluno . Por fim, na terceira problematização, tensionamos o enunciado que afirma que música é matemática e, de forma mais geral, que a matemática está em tudo. Inspiramo - nos no conceito filosófico de ritornelo para p ensar a docência em matemática a partir de exercícios de desterritorialização/reterritorialização no território da Educação Matemática.In this paper we analyze a set of texts inserted in the research field of Mathematics Education that establish relations between mathematics and music, published in the last four editions of the Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Using Foucauldian discourse analysis as a meth odology, we give visibility to the enunciations categorized from these articles, organizing them based on 3 problematizations. In the first, we consider the appropriation of music for the teaching of fractions, taking into account the historical context of Greek mathematics and the use of the symbols of musical notes according to their times. In the second, we analyze the enunciations that refer to naturalized methodological aspects in the teaching of mathematics, namely ludic aspectos and stimulating inter est in the student. Finally, in the third problematization, we tension the statement that states that music is mathematics and, more generally, that mathematics is in everything. We are inspired by the ritornelo's philosophical concept to think teaching in mathematics from exercises of deterritorialization / reterritorialization in the territory of Mathematics Education.En este artículo analizamos un conjunto de textos insertados en el campo de investigación de la Educación Matemática que establecen relaciones entre las matemáticas y la música, publicados en las últimas cuatro ediciones del Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Utilizando el análisis del discurso de Fo ucault como metodología, damos visibilidad a las declaraciones clasificadas de estos artículos, organizándolas en base a 3 problematizaciones. En la primera, consideramos la apropiación de la música para la enseñanza de fracciones, teniendo en cuenta el contexto histórico de las matemáticas griegas y el uso de los símbolos de las notas musicales según su tiempo. En la segunda, analizamos declaraciones que se refieren a aspectos metodológicos naturalizados en la enseñanza de las matemáticas, a saber, la dive rsión y el interés estimulante en el estudiante. Finalmente, en la tercera problematización, tensionamos la afirmación que dice que la música es matemática y, en general, que la matemática está en todo. Nos inspira el concepto filosófico de ritornelo para pensar la enseñanza de las matemáticas a partir de ejercicios de desterritorialización / reterritorialización en el territorio de la Educación Matemática.application/pdfporBoletim online de Educação Matemática [recurso eletrônico]. Florianópolis : UDESC, 2020. Vol. 8, n. 17 (2020), p. 108-127.Educação musicalEducação MatemáticaFilosofiaMathematics and MusicMathematics EducationPhilosophyMatemática y MúsicaEducación matemáticaFilosofíaProblematizando as relações entre Matemática e Música na Educação MatemáticaProblematizing the relations between Mathematics and Music in Mathematics Education Problematizando las relaciones entre las matemáticas y la música en la Educación Matemática info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130473.pdf.txt001130473.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230886/2/001130473.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001130473.pdfTexto completoapplication/pdf5289925http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230886/1/001130473.pdf1d958ece92dc62f7c60256eaa5fb955cMD5110183/2308862022-04-20 04:46:32.696124oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230886Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:46:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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