Produção de significados para objetos de aprendizagem : de autores e leitores para a educação matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/12133 |
Resumo: | Orientadora: Carlos Roberto Vianna |
id |
UFPR_c6901a32f1af8117b739b482ddfd0d0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/12133 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Santos, Luciane Mulazani dos, 1973-Rolkouski, Emerson, 1975-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVianna, Carlos Roberto, 1958-2020-09-16T13:52:23Z2020-09-16T13:52:23Z2007https://hdl.handle.net/1884/12133Orientadora: Carlos Roberto ViannaCo-orientador: Emerson RolkouskiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografia e anexosResumo: Nesta pesquisa investiga-se a dinâmica do processo de produção de significados por professores de Matemática quando da autoria e leitura, pela internet, de objetos de aprendizagem. Para tal, foram realizadas entrevistas com duas professoras-autoras de Objetos de Aprendizagem Colaborativa publicados no portal educacional Dia-a-dia Educação e com uma professora-leitora desses objetos de aprendizagem. O referencial teórico que fundamenta as análises e que permitiu a caracterização da dinâmica desse processo advém do Modelo Teórico dos Campos Semânticos e da Psicologia Cultural. O trabalho de análise permitiu uma discussão, aqui também apresentada, sobre a implementação dos objetos de aprendizagem enquanto um novo tipo de material educacional cujo desenvolvimento e utilização são possíveis graças à utilização de recursos da Tecnologia de Informação e Comunicação.Abstract: In this research we study the dynamics of the processes of meaning production for teachers of Mathematics when they are authors and readers of learning objects. For such, have been realized interviews with two teachers who are authors of Collaborative Learning Objects into web portal "Day-to-Day Education" and with a teacher who read these learning objects. The theoretical referential that bases the analyses and that it allowed to the characterization of the dynamics of this process are Theoretical Model of Semantic Fields and Cultural Psychology. The work of analysis has enabled a discussion above the implementation from learning objects and identified aspects of that dynamics of the processes.118 f. : il. color.application/pdfDisponível em formato digitalMatemática - Estudo e ensino - InternetMaterial didáticoTecnologia educacionalDissertações - EducaçãoEducaçãoProdução de significados para objetos de aprendizagem : de autores e leitores para a educação matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL2007_santos.pdfapplication/pdf5689563https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12133/1/2007_santos.pdf646c6a69e366e1fad1a2e6ed2d0712f2MD51open accessTEXT2007_santos.pdf.txtExtracted Texttext/plain244675https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12133/2/2007_santos.pdf.txt34e073533cb1d131abc145b5c07a3977MD52open accessTHUMBNAIL2007_santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1289https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12133/3/2007_santos.pdf.jpg9899a31faed726823fc0c22234949201MD53open access1884/121332020-09-16 10:52:23.606open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/12133Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-16T13:52:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Produção de significados para objetos de aprendizagem : de autores e leitores para a educação matemática |
title |
Produção de significados para objetos de aprendizagem : de autores e leitores para a educação matemática |
spellingShingle |
Produção de significados para objetos de aprendizagem : de autores e leitores para a educação matemática Santos, Luciane Mulazani dos, 1973- Matemática - Estudo e ensino - Internet Material didático Tecnologia educacional Dissertações - Educação Educação |
title_short |
Produção de significados para objetos de aprendizagem : de autores e leitores para a educação matemática |
title_full |
Produção de significados para objetos de aprendizagem : de autores e leitores para a educação matemática |
title_fullStr |
Produção de significados para objetos de aprendizagem : de autores e leitores para a educação matemática |
title_full_unstemmed |
Produção de significados para objetos de aprendizagem : de autores e leitores para a educação matemática |
title_sort |
Produção de significados para objetos de aprendizagem : de autores e leitores para a educação matemática |
author |
Santos, Luciane Mulazani dos, 1973- |
author_facet |
Santos, Luciane Mulazani dos, 1973- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Rolkouski, Emerson, 1975- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Luciane Mulazani dos, 1973- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vianna, Carlos Roberto, 1958- |
contributor_str_mv |
Vianna, Carlos Roberto, 1958- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino - Internet Material didático Tecnologia educacional Dissertações - Educação Educação |
topic |
Matemática - Estudo e ensino - Internet Material didático Tecnologia educacional Dissertações - Educação Educação |
description |
Orientadora: Carlos Roberto Vianna |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-16T13:52:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-16T13:52:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/12133 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/12133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
118 f. : il. color. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12133/1/2007_santos.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12133/2/2007_santos.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12133/3/2007_santos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
646c6a69e366e1fad1a2e6ed2d0712f2 34e073533cb1d131abc145b5c07a3977 9899a31faed726823fc0c22234949201 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898756694736896 |