Produção de significados para objetos de aprendizagem : de autores e leitores para a educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luciane Mulazani dos, 1973-
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/12133
Resumo: Orientadora: Carlos Roberto Vianna
id UFPR_c6901a32f1af8117b739b482ddfd0d0f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/12133
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santos, Luciane Mulazani dos, 1973-Rolkouski, Emerson, 1975-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVianna, Carlos Roberto, 1958-2020-09-16T13:52:23Z2020-09-16T13:52:23Z2007https://hdl.handle.net/1884/12133Orientadora: Carlos Roberto ViannaCo-orientador: Emerson RolkouskiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografia e anexosResumo: Nesta pesquisa investiga-se a dinâmica do processo de produção de significados por professores de Matemática quando da autoria e leitura, pela internet, de objetos de aprendizagem. Para tal, foram realizadas entrevistas com duas professoras-autoras de Objetos de Aprendizagem Colaborativa publicados no portal educacional Dia-a-dia Educação e com uma professora-leitora desses objetos de aprendizagem. O referencial teórico que fundamenta as análises e que permitiu a caracterização da dinâmica desse processo advém do Modelo Teórico dos Campos Semânticos e da Psicologia Cultural. O trabalho de análise permitiu uma discussão, aqui também apresentada, sobre a implementação dos objetos de aprendizagem enquanto um novo tipo de material educacional cujo desenvolvimento e utilização são possíveis graças à utilização de recursos da Tecnologia de Informação e Comunicação.Abstract: In this research we study the dynamics of the processes of meaning production for teachers of Mathematics when they are authors and readers of learning objects. For such, have been realized interviews with two teachers who are authors of Collaborative Learning Objects into web portal "Day-to-Day Education" and with a teacher who read these learning objects. The theoretical referential that bases the analyses and that it allowed to the characterization of the dynamics of this process are Theoretical Model of Semantic Fields and Cultural Psychology. The work of analysis has enabled a discussion above the implementation from learning objects and identified aspects of that dynamics of the processes.118 f. : il. color.application/pdfDisponível em formato digitalMatemática - Estudo e ensino - InternetMaterial didáticoTecnologia educacionalDissertações - EducaçãoEducaçãoProdução de significados para objetos de aprendizagem : de autores e leitores para a educação matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL2007_santos.pdfapplication/pdf5689563https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12133/1/2007_santos.pdf646c6a69e366e1fad1a2e6ed2d0712f2MD51open accessTEXT2007_santos.pdf.txtExtracted Texttext/plain244675https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12133/2/2007_santos.pdf.txt34e073533cb1d131abc145b5c07a3977MD52open accessTHUMBNAIL2007_santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1289https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12133/3/2007_santos.pdf.jpg9899a31faed726823fc0c22234949201MD53open access1884/121332020-09-16 10:52:23.606open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/12133Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-16T13:52:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produção de significados para objetos de aprendizagem : de autores e leitores para a educação matemática
title Produção de significados para objetos de aprendizagem : de autores e leitores para a educação matemática
spellingShingle Produção de significados para objetos de aprendizagem : de autores e leitores para a educação matemática
Santos, Luciane Mulazani dos, 1973-
Matemática - Estudo e ensino - Internet
Material didático
Tecnologia educacional
Dissertações - Educação
Educação
title_short Produção de significados para objetos de aprendizagem : de autores e leitores para a educação matemática
title_full Produção de significados para objetos de aprendizagem : de autores e leitores para a educação matemática
title_fullStr Produção de significados para objetos de aprendizagem : de autores e leitores para a educação matemática
title_full_unstemmed Produção de significados para objetos de aprendizagem : de autores e leitores para a educação matemática
title_sort Produção de significados para objetos de aprendizagem : de autores e leitores para a educação matemática
author Santos, Luciane Mulazani dos, 1973-
author_facet Santos, Luciane Mulazani dos, 1973-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Rolkouski, Emerson, 1975-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luciane Mulazani dos, 1973-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vianna, Carlos Roberto, 1958-
contributor_str_mv Vianna, Carlos Roberto, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino - Internet
Material didático
Tecnologia educacional
Dissertações - Educação
Educação
topic Matemática - Estudo e ensino - Internet
Material didático
Tecnologia educacional
Dissertações - Educação
Educação
description Orientadora: Carlos Roberto Vianna
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-16T13:52:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-16T13:52:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/12133
url https://hdl.handle.net/1884/12133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 118 f. : il. color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12133/1/2007_santos.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12133/2/2007_santos.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12133/3/2007_santos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 646c6a69e366e1fad1a2e6ed2d0712f2
34e073533cb1d131abc145b5c07a3977
9899a31faed726823fc0c22234949201
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898756694736896