Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102517 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
id |
UFSC_f0214d6540e0b93add173c3a98b579a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102517 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemáticaEngenharia de produçãoMatematicaEstudo e ensinoTecnologia educacionalMaterial didaticoPesquisaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoO presente trabalho trata da pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática no Nível Básico. A partir de um levantamento feito pelo autor, constatou-se a existência de uma grande demanda por orientações de como se proceder para levar estudantes desse Nível de Ensino a aprenderem matemática e a pouca oferta de referências que indicam procedimentos aos professores dos Níveis Fundamental e Médio de Ensino para atuarem nesse sentido. Assim, foram produzidos materiais e elaboradas estratégias didáticas com a finalidade de suprir a demanda existente. Os modelos de aulas que foram produzidos orientaram-se pela perspectiva da construção do conhecimento pelo próprio aluno através de sua participação em atividades recreativas ou de investigação. Essas estratégias foram experimentadas em escolas desde as primeiras séries do Nível Fundamental até as séries do Nível Médio de Ensino. Antes das experiências, foram feitas investigações, através de entrevistas com alunos e seus professores, com o intuito de verificar as condições do trabalho desses professores com esses estudantes. Também depois das experiências, foram feitas entrevistas com esses mesmos alunos e professores para ver que efeitos essas experiências tiveram. As observações das experiências realizadas e as entrevistas feitas mostraram que os modelos propostos são eficazes para a aprendizagem de matemática dos alunos envolvidos com elas. Foi evidenciado, também, que essas experiências levaram os professores desses alunos a refletirem mais sobre suas práticas educativas e a perceberem novas alternativas para suas aulas de matemática.Florianópolis, SCLapolli, Edis MafraUniversidade Federal de Santa CatarinaBrettas, Luiz Alberto2013-07-16T01:09:52Z2013-07-16T01:09:52Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis130 f.| il., grafs., tabs.application/pdf211360http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102517porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T01:09:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102517Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T01:09:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática |
title |
Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática |
spellingShingle |
Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática Brettas, Luiz Alberto Engenharia de produção Matematica Estudo e ensino Tecnologia educacional Material didatico Pesquisa |
title_short |
Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática |
title_full |
Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática |
title_fullStr |
Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática |
title_full_unstemmed |
Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática |
title_sort |
Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática |
author |
Brettas, Luiz Alberto |
author_facet |
Brettas, Luiz Alberto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lapolli, Edis Mafra Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brettas, Luiz Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Matematica Estudo e ensino Tecnologia educacional Material didatico Pesquisa |
topic |
Engenharia de produção Matematica Estudo e ensino Tecnologia educacional Material didatico Pesquisa |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005 2013-07-16T01:09:52Z 2013-07-16T01:09:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
211360 http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102517 |
identifier_str_mv |
211360 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
130 f.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652267700617216 |