Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brettas, Luiz Alberto
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102517
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
id UFSC_f0214d6540e0b93add173c3a98b579a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102517
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemáticaEngenharia de produçãoMatematicaEstudo e ensinoTecnologia educacionalMaterial didaticoPesquisaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoO presente trabalho trata da pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática no Nível Básico. A partir de um levantamento feito pelo autor, constatou-se a existência de uma grande demanda por orientações de como se proceder para levar estudantes desse Nível de Ensino a aprenderem matemática e a pouca oferta de referências que indicam procedimentos aos professores dos Níveis Fundamental e Médio de Ensino para atuarem nesse sentido. Assim, foram produzidos materiais e elaboradas estratégias didáticas com a finalidade de suprir a demanda existente. Os modelos de aulas que foram produzidos orientaram-se pela perspectiva da construção do conhecimento pelo próprio aluno através de sua participação em atividades recreativas ou de investigação. Essas estratégias foram experimentadas em escolas desde as primeiras séries do Nível Fundamental até as séries do Nível Médio de Ensino. Antes das experiências, foram feitas investigações, através de entrevistas com alunos e seus professores, com o intuito de verificar as condições do trabalho desses professores com esses estudantes. Também depois das experiências, foram feitas entrevistas com esses mesmos alunos e professores para ver que efeitos essas experiências tiveram. As observações das experiências realizadas e as entrevistas feitas mostraram que os modelos propostos são eficazes para a aprendizagem de matemática dos alunos envolvidos com elas. Foi evidenciado, também, que essas experiências levaram os professores desses alunos a refletirem mais sobre suas práticas educativas e a perceberem novas alternativas para suas aulas de matemática.Florianópolis, SCLapolli, Edis MafraUniversidade Federal de Santa CatarinaBrettas, Luiz Alberto2013-07-16T01:09:52Z2013-07-16T01:09:52Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis130 f.| il., grafs., tabs.application/pdf211360http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102517porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T01:09:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102517Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T01:09:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática
title Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática
spellingShingle Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática
Brettas, Luiz Alberto
Engenharia de produção
Matematica
Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Material didatico
Pesquisa
title_short Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática
title_full Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática
title_fullStr Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática
title_full_unstemmed Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática
title_sort Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática
author Brettas, Luiz Alberto
author_facet Brettas, Luiz Alberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lapolli, Edis Mafra
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Brettas, Luiz Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Matematica
Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Material didatico
Pesquisa
topic Engenharia de produção
Matematica
Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Material didatico
Pesquisa
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-16T01:09:52Z
2013-07-16T01:09:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 211360
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102517
identifier_str_mv 211360
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 130 f.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652267700617216