A relação entre arte e política : Giuseppe Verdi e o risorgimento
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/70758 |
Resumo: | Orientador : Prof. Dr. Francisco Paulo Jamil Almeida Marques |
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Gonçalves, Geisa Mariano, 1982-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Sociologia PolíticaMarques, Francisco Paulo Jamil, 1980-2021-11-11T11:55:38Z2021-11-11T11:55:38Z2019https://hdl.handle.net/1884/70758Orientador : Prof. Dr. Francisco Paulo Jamil Almeida MarquesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Sociologia PolíticaInclui referênciasResumo : Arte e política são elementos cuja relação já era sugerida na história há muito tempo atrás, desde a Antiguidade Clássica, nos escritos de Platão e Aristóteles. No século XIX Leon Tolstói, após a publicação de grandes romances clássicos como Ana Karenina e Guerra e Paz chegou à conclusão de que a verdadeira arte deveria prestar-se ao bem coletivo. Mais contemporaneamente, autores de tradição marxista apresentaram importante contribuição sobre a qual o trabalho irá tratar, permitindo diferenciar arte militante de arte engajada. Retomando o esquema elaborado por Marcos Napolitano (2011) que articula o debate teórico entre Lukács, Brecht, Benjamin e Adorno, adicionamos comentários sobre as mais recentes contribuições de Jacques Rancière. Subsequentemente, discorre-se sobre a formação de comunidades imaginadas e como a arte da escrita é fundamental para a concepção do senso de comunidade segundo a perspectiva de Benedict Anderson, também teórico de esquerda, ilustrando-se, a seguir, com o emblemático exemplo de Giuseppe Verdi, compositor romântico de cuja obra, algumas óperas foram analisadas à luz da teoria do ativismo interpretativo, de Peter Stamatov, como de fundamental importância no movimento de unificação da Itália, denominado Risorgimento.Abstract : Art and politics are elements whose relationship had been suggested in History many years ago, since Classical Antiquity, in the writings of Plato and Aristotle. In 19th century, Leon Tolstói, after the publication of great classic novels as Ana Karenina and War and Peace, ended his career preaching that the art should conduct to common good. Contemporary, authors by Marxist tradition presented an important contribution and this work will address this theme, differentiating engaged art from militant art. Restoring the scheme elaborated by Marcos Napolitano (2011), which articulate a theoretical debate between Lukács, Brecht, Benjamin and Adorno, the work added the theoretical contributions by Jacques Rancière. Subsequently, the text discusses how the "imagined communities" in a theoretical perspective formulated by Benedict Anderson, a Marxist scholar. After, the work presents the emblematic example of Giuseppe Verdi, a romantic composer, whose work, in special some operas, were analyzed according the theoretical view of interpretative activism, by Peter Stamatov. Giuseppe Verdi's work regarded as an important contribution to Italy's unification process.1 arquivo (42 p.) : PDF.application/pdfVerdi, Giuseppe, 1813-1901Política na arteCiência políticaA relação entre arte e política : Giuseppe Verdi e o risorgimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - GEISA MARIANO GONCALVES.pdfapplication/pdf955523https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70758/1/R%20-%20E%20-%20GEISA%20MARIANO%20GONCALVES.pdf1a45fcb722d2f300ee698c0be680f226MD51open access1884/707582021-11-11 08:55:38.476open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70758Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-11-11T11:55:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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