Oralidade, leitura e escrita no domínio do sistema da escrita alfabética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Amanda Tracz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/41024
Resumo: Orientadora: Profª Drª Veronica Branco
id UFPR_c764518a7608a502e87536e1016a20bc
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41024
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Pereira, Amanda TraczUniversidade Federal do Parana. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoBranco, Veronica, 1947-2016-02-16T15:12:00Z2016-02-16T15:12:00Z2015http://hdl.handle.net/1884/41024Orientadora: Profª Drª Veronica BrancoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação : Teoria e Prática de Ensino. Defesa: Curitiba, 20/07/2015Inclui referências : f. 127-130Resumo: Este estudo relata pesquisa-ação realizada com alunos da rede municipal de Curitiba. O trabalho considerou os estudos voltados à alfabetização com embasamento teórico nas áreas da Psicologia da Educação e da Línguística. Os principais teóricos utilizados foram: Ferreiro (2001), Ferreiro e Teberosky (1999), Teberosky (1995), Teberosky e Colomer (2003) Halliday (1998), Morais (2012), Cagliari (1994; 1998). O principal objetivo foi estudar os níveis de escrita dos alunos de uma turma de 1º ano de ensino fundamental em aplicação de atividades sequenciadas de oralidade, leitura e escrita. Realizou-se uma microanálise das condições iniciais dos alunos, bem como um acompanhamento da evolução dos níveis de conhecimento após a intervenção. O trabalho apresenta, também, análises das atividades propostas as quais podem auxiliar professores alfabetizadores na escolha de metodologias e no acompanhamento dos avanços dos alunos no processo de aquisição do sistema de escrita alfabética. Palavras-chave: Alfabetização. Oralidade. Leitura e Escrita.Abstract: This study reports an action-research conducted with students from public elementary schools of Curitiba. The studies about literacy with theoretical background in the fiels of Educational Psychology and Linguistics were considered in this research. The main theoretical references are: Ferreiro (2001), Ferreiro and Teberosky (1999), Teberosky (1995), Teberosky and Colomer (2003) Halliday (1998), Morais (2012), Cagliari (1994; 1998). The action-research main goal was to study the levels of writing of first grade students from Primary Education during the application of orality, reading and writing sequenced activities. A microanalysis of the initial conditions of the students was held, as well as monitoring the improvement in levels of knowledge after the intervention. It also presents analysis of proposed activities that can help literacy teachers in the process of choosing methodologies and in monitoring the progress of students in the alphabetic writing system process acquisition. Keywords: Literacy; Orality; Reading and Writing146 f. : tabs., algumas color., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoOralidade, leitura e escrita no domínio do sistema da escrita alfabéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - AMANDA TRACZ PEREIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain228743https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41024/1/R%20-%20D%20-%20AMANDA%20TRACZ%20PEREIRA.pdf.txt38ba1a761c57fbef221cece8d8986c14MD51open accessORIGINALR - D - AMANDA TRACZ PEREIRA.pdfapplication/pdf1403987https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41024/2/R%20-%20D%20-%20AMANDA%20TRACZ%20PEREIRA.pdfc16dd0364e6cd93abe23f2ccda2499c1MD52open accessTHUMBNAILR - D - AMANDA TRACZ PEREIRA.pdf.jpgR - D - AMANDA TRACZ PEREIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1139https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41024/3/R%20-%20D%20-%20AMANDA%20TRACZ%20PEREIRA.pdf.jpg8994670b9c0bbb6f562adf284cf48f3dMD53open access1884/410242016-04-08 04:12:30.204open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41024Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-08T07:12:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Oralidade, leitura e escrita no domínio do sistema da escrita alfabética
title Oralidade, leitura e escrita no domínio do sistema da escrita alfabética
spellingShingle Oralidade, leitura e escrita no domínio do sistema da escrita alfabética
Pereira, Amanda Tracz
Educação
title_short Oralidade, leitura e escrita no domínio do sistema da escrita alfabética
title_full Oralidade, leitura e escrita no domínio do sistema da escrita alfabética
title_fullStr Oralidade, leitura e escrita no domínio do sistema da escrita alfabética
title_full_unstemmed Oralidade, leitura e escrita no domínio do sistema da escrita alfabética
title_sort Oralidade, leitura e escrita no domínio do sistema da escrita alfabética
author Pereira, Amanda Tracz
author_facet Pereira, Amanda Tracz
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Universidade Federal do Parana. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Amanda Tracz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Branco, Veronica, 1947-
contributor_str_mv Branco, Veronica, 1947-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description Orientadora: Profª Drª Veronica Branco
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-16T15:12:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-16T15:12:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/41024
url http://hdl.handle.net/1884/41024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 146 f. : tabs., algumas color., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41024/1/R%20-%20D%20-%20AMANDA%20TRACZ%20PEREIRA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41024/2/R%20-%20D%20-%20AMANDA%20TRACZ%20PEREIRA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41024/3/R%20-%20D%20-%20AMANDA%20TRACZ%20PEREIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 38ba1a761c57fbef221cece8d8986c14
c16dd0364e6cd93abe23f2ccda2499c1
8994670b9c0bbb6f562adf284cf48f3d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860613740167168