O que a dança traz para o dançarino e o que o dançarino traz para a dança : um estudo sobre a reciprocidade entre a dança e o desenvolvimento do ser humano dançante
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/57863 |
Resumo: | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Helga Loos-Sant'Ana |
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Oliveira, Maria Eunice de, 1964-Loos-Sant'Ana, HelgaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2018-11-20T12:16:15Z2018-11-20T12:16:15Z2017https://hdl.handle.net/1884/57863Orientadora: Prof.ª Dr.ª Helga Loos-Sant'AnaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 24/02/2017Inclui referências: p.329-338Resumo: A dança é um produto cultural cuja aprendizagem e prática exige o desenvolvimento de habilidades específicas, impulsionando o desenvolvimento da pessoa em seus aspectos físico, psíquico e social. O dançarino desenvolve o domínio dos movimentos com a prática da atividade; ao mesmo tempo, suas vivências corporais/afetivas afetam sua dança. Esta pesquisa teve por objetivo investigar as relações entre a dança e o desenvolvimento psicológico do dançarino, fundamentando-se na abordagem histórico-cultural do autor russo Lev S. Vygotsky e no Sistema Teórico da Afetividade Ampliada, de Loos-Sant'Ana e Sant'Ana-Loos, para os quais o desenvolvimento do ser humano dá-se a partir de suas interações com o mundo. O estudo, de método misto e caráter exploratório, contou com a participação de 5 grupos de dança inseridos em instituições culturais ou escolas especializadas. A coleta de dados foi realizada em duas etapas. Da primeira participaram 66 dançarinos (34 mulheres e 32 homens), profissionais e amadores, com idades entre 16 e 55 anos de idade, praticantes de uma dentre cinco modalidades de dança: balé, danças urbanas, danças de salão, dança contemporânea e jazz. Os participantes responderam a um questionário composto por uma escala tipo Likert de 30 questões, criada para esta pesquisa, e a duas perguntas abertas: 1) Por que você dança? e 2) O que a dança traz para você?, cuja finalidade foi especificar os fatores que levam esse artista a dedicar-se à dança as influências em seu desenvolvimento psicológico. Os critérios de inclusão nesta etapa foram: ter idade igual ou superior a 16 anos; tempo de prática em dança de no mínimo um ano; aceitar participar da pesquisa. Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas intensivas com cinco dançarinos profissionais de quatro modalidades de dança: danças de salão, danças urbanas, dança contemporânea e jazz, com o objetivo de identificar os aspectos que contribuem para o desenvolvimento da excelência em dança. Os critérios de inclusão foram: ser um dançarino com nível de excelência; ser um profissional da dança; não corresponder a padrões socialmente estabelecidos para o dançarino de talento. Os dados quantitativos foram analisados com o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS - versão 21), realizando-se análises frequencial e fatorial. Os dados qualitativos foram analisados pela técnica da Teoria Fundamentada nos Dados. Os resultados indicam que: a dança gera o sentimento de felicidade, a qual motiva à prática e contribui para o desenvolvimento integral do dançarino; os dançarinos de excelência desenvolvem um "repertório de sensações" e têm por característica comum a intensa emocionalidade e o desejo de relacionar-se com outras pessoas através do dançar. Com base nos resultados, defende-se que a dança é uma atividade promotora do desenvolvimento e do bem estar do ser humano, constituindo-se um importante elemento para sua formação e inserção social. Palavras-chave: Dança. Desenvolvimento psicológico. Afetividade. Excelência em dança. Arte-educação.Abstract: Dance is a cultural product whose learning and practice requires the development of specific skills, boosting the development of the person in its physical, psychic and social aspects. The dancer develops mastery of movements through practice within the activity; at the same time, his/her corporal/affective experiences affect his/her dance. The aim of this research was to investigate the relationship between dance and the dancer's psychological development, based on the Cultural Historical Theory by the Russian Lev S. Vygotsky and on the Theoretical System of Expanded Affectivity (TSEA) by Loos-Sant'Ana and Sant'Ana- Loos, for whom the development of the human being is based on its interactions with the world. The study, of mixed method and exploratory character, counted on the participation of 5 dance groups, inserted in cultural institutions or specialized schools. Data collection was performed in two stages. The first one was attended by 66 professional and amateur dancers (34 women and 32 men), aged between 16 and 55 years old, practicing one between five dance modalities: ballet, urban dances, ballroom dancing, contemporary dance and jazz. Participants answered a questionnaire composed of a 30-question Likert scale, created for this research, and two openended questions: 1) Why do you dance? and 2) What does dance bring to you ?, in order to specify the factors that lead this artist to dedicate himself/herself to dance and that influence his/her psychological development. The criteria for inclusion in this stage were: to be aged 16 years or over; to have a dance practice of at least one year; to accept to participate in the research. In the second stage, intensive interviews were conducted with five professional dancers from four dance modalities: ballroom dancing, urban dances, contemporary dance and jazz, in order to identify the aspects that contribute to the development of dance excellence. The inclusion criteria were: to be a dancer with excellence level; being a dance professional; do not match socially established standards for the talented dancer. The quantitative data were analyzed with the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS, version 21), being carried out frequency and factorial analysis; qualitative data were analyzed by the grounded theory technique. The results indicate that: the dance generate feeling of happiness, which motivates the practice and contributes to the integral development of the dancer; the excellent dancers develop a "repertoire of sensations" and have, as common characteristics, the intense emotionality and the desire to relate with other people through dancing. Based on the results, it is argued that dance is an activity that promotes the development and well-being of the human being, becoming an important element for its formation and social insertion. Keywords: Dance. Psychological development. Affectivity. Excellence in dance. Art education.349 p. : il., tabs.application/pdfDança - Aspectos psicológicosEducaçãoDança - Estudo e ensinoO que a dança traz para o dançarino e o que o dançarino traz para a dança : um estudo sobre a reciprocidade entre a dança e o desenvolvimento do ser humano dançanteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MARIA EUNICE DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf2779593https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57863/1/R%20-%20T%20-%20MARIA%20EUNICE%20DE%20OLIVEIRA.pdf7857e16e0424023de3ad478eb85ed81cMD51open access1884/578632018-11-20 10:16:16.058open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/57863Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-11-20T12:16:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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