O uso da sala de inovação Google numa escola pública em Fortaleza : formação de professores e ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Francisco Halyson Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/84092
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo
id UFPR_c8d971d1abf1e81d76efba7347862d29
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/84092
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaCamargo, Sérgio, 1971-Gomes, Francisco Halyson Ferreira2023-08-22T20:33:43Z2023-08-22T20:33:43Z2023https://hdl.handle.net/1884/84092Orientador: Prof. Dr. Sérgio CamargoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 11/08/2023Inclui referências: p. 239-253Área de concentração: Educação em Ciências e em MatemáticaResumo: Nesta pesquisa, tem-se como objetivo principal compreender as relações entre inovação e ensino de ciências, considerando o discurso e as práticas dos professores de ciências da natureza, os quais utilizam o ambiente de sala de inovação Google em turmas finais do Ensino Fundamental numa escola municipal de Fortaleza. A prefeitura de Fortaleza, no Ceará, foi uma das primeiras cidades a realizar parceria com a Google for Education com o intuito de desenvolver práticas educacionais inovadoras. A implantação de salas de inovação nos últimos 5 anos pela prefeitura de Fortaleza, almejando inovações pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais carece de uma investigação quando se pensa nos objetivos do projeto, nas metodologias indicadas e nas ferramentas disponibilizadas/sugeridas e nos custos para as instituições envolvidas, além de uma investigação sobre a possível promoção de um ensino inovador nesses espaços. A pesquisa é de natureza qualitativa e a construção dos dados ocorreu por meio diferentes fontes de dados, sejam orais ou documentais. Foram realizadas uma revisão sistemática, analisados documentos, tais como notícias de jornal, documentos da Secretaria Municipal de Educação (SME) e contratos de prestação de serviço, foram realizadas entrevistas reflexivas semiestruturadas com cinco docentes de Ciências, um profissional com cargo técnico da secretaria de educação e um outro profissional terceirizado, ambos responsáveis pela formação continuada dos professores no tangente à sala de inovação e por fim foram realizadas observações das aulas de ciências na sala de inovação Google. Os dados foram analisados pela análise textual discursiva e, a partir desse movimento analítico os resultados apontam uma empolgação inicial com a sala de inovação por parte dos docentes, que representou uma nova abordagem para o ensino e a aprendizagem, além de oferecer melhorias estruturais na escola. No entanto, observou-se a ausência de participação da comunidade escolar no processo de planejamento e implementação da sala de inovação. A sala de inovação também foi implementada sob uma diversidade de interpretações em torno do conceito de inovação, o que demostra suas contradições no contexto pedagógico estudado.Abstract: In this research, the main objective is to understand the relationship between innovation and science teaching, considering the discourse and practices of natural science teachers, who use the Google innovation room environment in the final classes of Elementary School in a school municipality of Fortaleza. The city hall of Fortaleza, Ceará, was one of the first cities to partner with Google for Education in order to develop innovative educational practices. The implementation of innovation rooms in the last 5 years by the city of Fortaleza, aiming at pedagogical innovations mediated by digital technologies, requires investigation when considering the project objectives, the indicated methodologies and the tools made available/suggested and the costs for the institutions involved, as well as an investigation into the possible promotion of innovative teaching in these spaces. The research is of a qualitative nature and the construction of the data occurred through different sources of data, whether oral or documental. A systematic review was carried out, documents were analyzed, such as newspaper news, documents from the Municipal Department of Education (SME) and service contracts, semi-structured reflective interviews were carried out with five Science teachers, a professional with a technical position at the Department of education and another outsourced professional, both responsible for the continuing education of teachers in terms of the innovation room, and finally, observations were made of science classes in the Google innovation room. The data were analyzed using discursive textual analysis and, based on this analytical movement, the results point to an initial excitement with the innovation room on the part of the teachers, which represented a new approach to teaching and learning, in addition to offering structural improvements in the school. . However, there was a lack of participation by the school community in the process of planning and implementing the innovation room. The innovation room was also implemented under a variety of interpretations around the concept of innovation, which demonstrates its contradictions in the studied pedagogical context.1 recurso online : PDF.application/pdfEnsino de primeiro grauCiências - Estudo e ensinoInovaçãoMatemáticaO uso da sala de inovação Google numa escola pública em Fortaleza : formação de professores e ensino de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - FRANCISCO HALYSON FERREIRA GOMES.pdfapplication/pdf32245875https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84092/1/R%20-%20T%20-%20FRANCISCO%20HALYSON%20FERREIRA%20GOMES.pdf4519b58d7e01615f249803951f7ade40MD51open access1884/840922023-08-22 17:33:43.456open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/84092Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-08-22T20:33:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da sala de inovação Google numa escola pública em Fortaleza : formação de professores e ensino de ciências
title O uso da sala de inovação Google numa escola pública em Fortaleza : formação de professores e ensino de ciências
spellingShingle O uso da sala de inovação Google numa escola pública em Fortaleza : formação de professores e ensino de ciências
Gomes, Francisco Halyson Ferreira
Ensino de primeiro grau
Ciências - Estudo e ensino
Inovação
Matemática
title_short O uso da sala de inovação Google numa escola pública em Fortaleza : formação de professores e ensino de ciências
title_full O uso da sala de inovação Google numa escola pública em Fortaleza : formação de professores e ensino de ciências
title_fullStr O uso da sala de inovação Google numa escola pública em Fortaleza : formação de professores e ensino de ciências
title_full_unstemmed O uso da sala de inovação Google numa escola pública em Fortaleza : formação de professores e ensino de ciências
title_sort O uso da sala de inovação Google numa escola pública em Fortaleza : formação de professores e ensino de ciências
author Gomes, Francisco Halyson Ferreira
author_facet Gomes, Francisco Halyson Ferreira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camargo, Sérgio, 1971-
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Francisco Halyson Ferreira
contributor_str_mv Camargo, Sérgio, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de primeiro grau
Ciências - Estudo e ensino
Inovação
Matemática
topic Ensino de primeiro grau
Ciências - Estudo e ensino
Inovação
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-22T20:33:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-22T20:33:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/84092
url https://hdl.handle.net/1884/84092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84092/1/R%20-%20T%20-%20FRANCISCO%20HALYSON%20FERREIRA%20GOMES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4519b58d7e01615f249803951f7ade40
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860910123319296