Análise do comportamento do consumidor nas compras online : barreiras e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/74353 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Claudimar Pereira da Veiga (UFPR) |
id |
UFPR_c8dca88e41a65e6a0239af26c727b307 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74353 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Pitta, Guilherme Braz, 1990-Silva, Wesley Vieira daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e DecisãoVeiga, Claudimar Pereira da, 1971-2022-03-30T13:32:47Z2022-03-30T13:32:47Z2021https://hdl.handle.net/1884/74353Orientador: Prof. Dr. Claudimar Pereira da Veiga (UFPR)Coorientador: Prof. Dr. Wesley Vieira da Silva (UFAL)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão. Defesa : Curitiba, 20/12/2021Inclui referências: p. 81-93Resumo: A crescente relevância do varejo online na economia global tem demandado um conhecimento aprofundado sobre o novo consumidor digital, este crescimento se tornou ainda mais evidente com as novas relações de consumo criadas pela situação pandêmica ocasionada pelo novo corona vírus. Apesar da grande disseminação dos meios eletrônicos de compras, ainda se percebe consumidores que possuem resistência em comprar online. Desta forma, este trabalho busca identificar as principais barreiras para que o consumidor compre online. Para isso, foi conduzido um estudo conclusivo descritivo transversal que, através da aplicação de um questionário estruturado, coletou 978 respostas, no intuito de validar estatisticamente os constructos identificados na tipologia da Revisão Sistemática da Literatura (RSL) realizada: risco percebido (Perceived Risk) e confiança (Trust). Os dados coletados foram analisados por meio de um modelo de equações estruturais que comprovou a relevância da confiança e do risco percebido na decisão de se comprar ou não comprar online. As contribuições deste trabalho residem, além da validação das barreiras identificadas, na inferência de soluções que podem reduzir as barreiras para a compra online, bem como na publicação de um modelo estatisticamente comprovado e validado para futuras análises nesta área.Abstract: The soaring relevance of online retailing in the global economy has demanded an in-depth knowledge of the new digital consumer, this growth has become even more evident with the new consumer relations generated by the pandemic situation caused by the new coronavirus. Despite the widespread use of electronic shopping methods, consumers are still perceived as resisting online purchases. Thus, this work seeks to identify the main barriers for consumers to buy online. For this, a cross-sectional descriptive study was conducted which, through the application of a questionnaire, collected 978 responses, in order to statistically validate the constructs based on the typology of the Systematic Literature Review (RSL) performed: perceived risk (Perceived Risk) and trust (Trust). The collected data were analyzed using a structural equation model that proved the relevance of trust and risk perception in the decision to buy or not buy online. The contributions of this work lie in the inference of solutions that can reduce barriers to online purchases, as well as the publication of a statistically proven and validated model for future analysis in this field.1 arquivo (93 p.) : PDF.application/pdfComércio eletrônicoComércio varejistaComportamento do consumidorAdministração de EmpresasAnálise do comportamento do consumidor nas compras online : barreiras e desafiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GUILHERME BRAZ PITTA.pdfapplication/pdf3862775https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74353/1/R%20-%20D%20-%20GUILHERME%20BRAZ%20PITTA.pdfd7a0694022401166ab95f7e4bb5970c2MD51open access1884/743532022-03-30 10:32:47.705open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74353Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-03-30T13:32:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do comportamento do consumidor nas compras online : barreiras e desafios |
title |
Análise do comportamento do consumidor nas compras online : barreiras e desafios |
spellingShingle |
Análise do comportamento do consumidor nas compras online : barreiras e desafios Pitta, Guilherme Braz, 1990- Comércio eletrônico Comércio varejista Comportamento do consumidor Administração de Empresas |
title_short |
Análise do comportamento do consumidor nas compras online : barreiras e desafios |
title_full |
Análise do comportamento do consumidor nas compras online : barreiras e desafios |
title_fullStr |
Análise do comportamento do consumidor nas compras online : barreiras e desafios |
title_full_unstemmed |
Análise do comportamento do consumidor nas compras online : barreiras e desafios |
title_sort |
Análise do comportamento do consumidor nas compras online : barreiras e desafios |
author |
Pitta, Guilherme Braz, 1990- |
author_facet |
Pitta, Guilherme Braz, 1990- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Silva, Wesley Vieira da Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pitta, Guilherme Braz, 1990- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Veiga, Claudimar Pereira da, 1971- |
contributor_str_mv |
Veiga, Claudimar Pereira da, 1971- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio eletrônico Comércio varejista Comportamento do consumidor Administração de Empresas |
topic |
Comércio eletrônico Comércio varejista Comportamento do consumidor Administração de Empresas |
description |
Orientador: Prof. Dr. Claudimar Pereira da Veiga (UFPR) |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-30T13:32:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-30T13:32:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/74353 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/74353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (93 p.) : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74353/1/R%20-%20D%20-%20GUILHERME%20BRAZ%20PITTA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d7a0694022401166ab95f7e4bb5970c2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860696558796800 |