O ensino de área de polígonos utilizando um livro paradidático : análise de uma sequência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Werle, Camila, 1999-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/76307
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Wander M. B. Meier
id UFPR_c97fc03448902013a324096f385fa697
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/76307
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Werle, Camila, 1999-Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências ExatasMeier, Wander Mateus Branco, 1985-2022-06-06T20:57:36Z2022-06-06T20:57:36Z2022https://hdl.handle.net/1884/76307Orientador: Prof. Dr. Wander M. B. MeierMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências ExatasInclui referências: p.48-49Resumo : o ensino de matemática é considerado por muitos um grande desafio, o tema proposto vem como uma sugestão para melhorar esse processo de ensino e aprendizagem, mais especificamente no Ensino Fundamental II. Sendo assim, tem por objetivo investigar as contribuições do livro "Cozinhando & Aprendendo: Unidades de Medida" como material paradidático e seu uso no ensino de matemática ao longo de uma Sequência Didática (SD), a qual tem como base a Teoria das Situações Didáticas (TSD) de Brousseau. A TSD defende que o professor deve criar situações para que fases adidáticas de ação, formulação e validação ocorram, através das interações entre aluno e o milieu, resultando em aprendizado. Dessa forma, utilizouse o livro paradidático "Cozinhando & Aprendendo: Unidades de Medida" como material auxiliar ao longo de uma SD prevista com duração de 5 hora-aulas que tem por conteúdo a ensinar: Unidades de Medida e Cálculo de Área de Polígonos: Retângulo, Paralelogramo, Triângulo, Trapézio e Losango. Após a elaboração e aplicação da SD, realizou-se uma entrevista com a professora regente. Identificou-se que os alunos se engajaram com as atividades propostas, possibilitando perpassarem as fases adidáticas, contudo o equipamento utilizado para registro não ofereceu suporte o suficiente para coleta de dados apropriada acerca das discussões entre os alunos. Verificou-se que alguns grupos alcançaram os resultados planejados para as atividades e associaram suas resoluções com as fórmulas matemáticas de cálculo de área, porém, muitos não atingiram as expectativas da SD, estes resultados acarretam possibilidades de modificações na SD para futuras experimentações.1 recurso online : PDF.application/pdfEnsino de matemáticaPolígonosDidatica - Estudo e ensinoO ensino de área de polígonos utilizando um livro paradidático : análise de uma sequência didáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR-G-CAMILA WERLE.pdfapplication/pdf1806723https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76307/1/R-G-CAMILA%20WERLE.pdfa6ca99f80cb63ee3575229cce5c46497MD51open access1884/763072022-06-06 17:57:36.961open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76307Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-06-06T20:57:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de área de polígonos utilizando um livro paradidático : análise de uma sequência didática
title O ensino de área de polígonos utilizando um livro paradidático : análise de uma sequência didática
spellingShingle O ensino de área de polígonos utilizando um livro paradidático : análise de uma sequência didática
Werle, Camila, 1999-
Ensino de matemática
Polígonos
Didatica - Estudo e ensino
title_short O ensino de área de polígonos utilizando um livro paradidático : análise de uma sequência didática
title_full O ensino de área de polígonos utilizando um livro paradidático : análise de uma sequência didática
title_fullStr O ensino de área de polígonos utilizando um livro paradidático : análise de uma sequência didática
title_full_unstemmed O ensino de área de polígonos utilizando um livro paradidático : análise de uma sequência didática
title_sort O ensino de área de polígonos utilizando um livro paradidático : análise de uma sequência didática
author Werle, Camila, 1999-
author_facet Werle, Camila, 1999-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas
dc.contributor.author.fl_str_mv Werle, Camila, 1999-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Meier, Wander Mateus Branco, 1985-
contributor_str_mv Meier, Wander Mateus Branco, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Polígonos
Didatica - Estudo e ensino
topic Ensino de matemática
Polígonos
Didatica - Estudo e ensino
description Orientador: Prof. Dr. Wander M. B. Meier
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-06T20:57:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-06T20:57:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/76307
url https://hdl.handle.net/1884/76307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76307/1/R-G-CAMILA%20WERLE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a6ca99f80cb63ee3575229cce5c46497
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898752496238592