Uma proposta didática para o estudo de polígonos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Knop, Mônica Teresa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31582
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso de mídias digitais, mais especificamente o vídeo sensibilizador “Nas Malhas da Geometria” e o software “KTurtle”, como ferramentas para melhoria no processo de ensino-aprendizagem de polígonos. Para chegarmos a este objetivo, desenvolvemos uma Engenharia Didática, com o propósito de aplicarmos estes recursos de forma proveitosa, a qual foi posta em prática com uma turma de 5ª série do ensino fundamental, no ano de 2010. Foram utilizados trabalhos de dois autores como embasamento teórico para a reflexão, nos quais foram utilizados recursos didáticos semelhantes e que apresentaram resultados satisfatórios com essa abordagem. Além disso, analisamos três livros didáticos da 5ª série do ensino fundamental a fim de obter uma pequena amostragem de como este conteúdo é explorado usualmente pelos autores, detectando assim as possíveis deficiências de forma a supri-las com o uso dos recursos acima citados. Após a realização da prática pedagógica e posterior análise dos seus resultados, percebemos uma melhora substancial no ensino-aprendizagem o que pode sugerir que o uso de mídias digitais com este fim pode ser uma grande aliada no ensino da Matemática.
id UFRGS-2_75a3b0f2bed8dc40d1de2a286a15db56
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31582
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Knop, Mônica TeresaNotare, Márcia Rodrigues2011-09-02T06:02:03Z2010http://hdl.handle.net/10183/31582000783861Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso de mídias digitais, mais especificamente o vídeo sensibilizador “Nas Malhas da Geometria” e o software “KTurtle”, como ferramentas para melhoria no processo de ensino-aprendizagem de polígonos. Para chegarmos a este objetivo, desenvolvemos uma Engenharia Didática, com o propósito de aplicarmos estes recursos de forma proveitosa, a qual foi posta em prática com uma turma de 5ª série do ensino fundamental, no ano de 2010. Foram utilizados trabalhos de dois autores como embasamento teórico para a reflexão, nos quais foram utilizados recursos didáticos semelhantes e que apresentaram resultados satisfatórios com essa abordagem. Além disso, analisamos três livros didáticos da 5ª série do ensino fundamental a fim de obter uma pequena amostragem de como este conteúdo é explorado usualmente pelos autores, detectando assim as possíveis deficiências de forma a supri-las com o uso dos recursos acima citados. Após a realização da prática pedagógica e posterior análise dos seus resultados, percebemos uma melhora substancial no ensino-aprendizagem o que pode sugerir que o uso de mídias digitais com este fim pode ser uma grande aliada no ensino da Matemática.application/pdfporPolígonos : Matemática : Ensino fundamentalMídias digitaisMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaUma proposta didática para o estudo de polígonosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783861.pdf000783861.pdfTexto completoapplication/pdf417723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31582/1/000783861.pdf1bd677559760f2c679b4302eb2e7a05cMD51TEXT000783861.pdf.txt000783861.pdf.txtExtracted Texttext/plain44053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31582/2/000783861.pdf.txtbcc34ce1bf658f8af5b8606d0bef4794MD52THUMBNAIL000783861.pdf.jpg000783861.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31582/3/000783861.pdf.jpgc8c4934421e9e17dbf9a510033d8fdb0MD5310183/315822023-12-25 04:25:20.367831oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31582Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta didática para o estudo de polígonos
title Uma proposta didática para o estudo de polígonos
spellingShingle Uma proposta didática para o estudo de polígonos
Knop, Mônica Teresa
Polígonos : Matemática : Ensino fundamental
Mídias digitais
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
title_short Uma proposta didática para o estudo de polígonos
title_full Uma proposta didática para o estudo de polígonos
title_fullStr Uma proposta didática para o estudo de polígonos
title_full_unstemmed Uma proposta didática para o estudo de polígonos
title_sort Uma proposta didática para o estudo de polígonos
author Knop, Mônica Teresa
author_facet Knop, Mônica Teresa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Knop, Mônica Teresa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
contributor_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Polígonos : Matemática : Ensino fundamental
Mídias digitais
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
topic Polígonos : Matemática : Ensino fundamental
Mídias digitais
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
description Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso de mídias digitais, mais especificamente o vídeo sensibilizador “Nas Malhas da Geometria” e o software “KTurtle”, como ferramentas para melhoria no processo de ensino-aprendizagem de polígonos. Para chegarmos a este objetivo, desenvolvemos uma Engenharia Didática, com o propósito de aplicarmos estes recursos de forma proveitosa, a qual foi posta em prática com uma turma de 5ª série do ensino fundamental, no ano de 2010. Foram utilizados trabalhos de dois autores como embasamento teórico para a reflexão, nos quais foram utilizados recursos didáticos semelhantes e que apresentaram resultados satisfatórios com essa abordagem. Além disso, analisamos três livros didáticos da 5ª série do ensino fundamental a fim de obter uma pequena amostragem de como este conteúdo é explorado usualmente pelos autores, detectando assim as possíveis deficiências de forma a supri-las com o uso dos recursos acima citados. Após a realização da prática pedagógica e posterior análise dos seus resultados, percebemos uma melhora substancial no ensino-aprendizagem o que pode sugerir que o uso de mídias digitais com este fim pode ser uma grande aliada no ensino da Matemática.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:02:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31582
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000783861
url http://hdl.handle.net/10183/31582
identifier_str_mv 000783861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31582/1/000783861.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31582/2/000783861.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31582/3/000783861.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1bd677559760f2c679b4302eb2e7a05c
bcc34ce1bf658f8af5b8606d0bef4794
c8c4934421e9e17dbf9a510033d8fdb0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447062384214016