Uma proposta didática para o estudo de polígonos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31582 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso de mídias digitais, mais especificamente o vídeo sensibilizador “Nas Malhas da Geometria” e o software “KTurtle”, como ferramentas para melhoria no processo de ensino-aprendizagem de polígonos. Para chegarmos a este objetivo, desenvolvemos uma Engenharia Didática, com o propósito de aplicarmos estes recursos de forma proveitosa, a qual foi posta em prática com uma turma de 5ª série do ensino fundamental, no ano de 2010. Foram utilizados trabalhos de dois autores como embasamento teórico para a reflexão, nos quais foram utilizados recursos didáticos semelhantes e que apresentaram resultados satisfatórios com essa abordagem. Além disso, analisamos três livros didáticos da 5ª série do ensino fundamental a fim de obter uma pequena amostragem de como este conteúdo é explorado usualmente pelos autores, detectando assim as possíveis deficiências de forma a supri-las com o uso dos recursos acima citados. Após a realização da prática pedagógica e posterior análise dos seus resultados, percebemos uma melhora substancial no ensino-aprendizagem o que pode sugerir que o uso de mídias digitais com este fim pode ser uma grande aliada no ensino da Matemática. |
id |
UFRGS-2_75a3b0f2bed8dc40d1de2a286a15db56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31582 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Knop, Mônica TeresaNotare, Márcia Rodrigues2011-09-02T06:02:03Z2010http://hdl.handle.net/10183/31582000783861Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso de mídias digitais, mais especificamente o vídeo sensibilizador “Nas Malhas da Geometria” e o software “KTurtle”, como ferramentas para melhoria no processo de ensino-aprendizagem de polígonos. Para chegarmos a este objetivo, desenvolvemos uma Engenharia Didática, com o propósito de aplicarmos estes recursos de forma proveitosa, a qual foi posta em prática com uma turma de 5ª série do ensino fundamental, no ano de 2010. Foram utilizados trabalhos de dois autores como embasamento teórico para a reflexão, nos quais foram utilizados recursos didáticos semelhantes e que apresentaram resultados satisfatórios com essa abordagem. Além disso, analisamos três livros didáticos da 5ª série do ensino fundamental a fim de obter uma pequena amostragem de como este conteúdo é explorado usualmente pelos autores, detectando assim as possíveis deficiências de forma a supri-las com o uso dos recursos acima citados. Após a realização da prática pedagógica e posterior análise dos seus resultados, percebemos uma melhora substancial no ensino-aprendizagem o que pode sugerir que o uso de mídias digitais com este fim pode ser uma grande aliada no ensino da Matemática.application/pdfporPolígonos : Matemática : Ensino fundamentalMídias digitaisMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaUma proposta didática para o estudo de polígonosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783861.pdf000783861.pdfTexto completoapplication/pdf417723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31582/1/000783861.pdf1bd677559760f2c679b4302eb2e7a05cMD51TEXT000783861.pdf.txt000783861.pdf.txtExtracted Texttext/plain44053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31582/2/000783861.pdf.txtbcc34ce1bf658f8af5b8606d0bef4794MD52THUMBNAIL000783861.pdf.jpg000783861.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31582/3/000783861.pdf.jpgc8c4934421e9e17dbf9a510033d8fdb0MD5310183/315822023-12-25 04:25:20.367831oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31582Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta didática para o estudo de polígonos |
title |
Uma proposta didática para o estudo de polígonos |
spellingShingle |
Uma proposta didática para o estudo de polígonos Knop, Mônica Teresa Polígonos : Matemática : Ensino fundamental Mídias digitais Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
title_short |
Uma proposta didática para o estudo de polígonos |
title_full |
Uma proposta didática para o estudo de polígonos |
title_fullStr |
Uma proposta didática para o estudo de polígonos |
title_full_unstemmed |
Uma proposta didática para o estudo de polígonos |
title_sort |
Uma proposta didática para o estudo de polígonos |
author |
Knop, Mônica Teresa |
author_facet |
Knop, Mônica Teresa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Knop, Mônica Teresa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Notare, Márcia Rodrigues |
contributor_str_mv |
Notare, Márcia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Polígonos : Matemática : Ensino fundamental Mídias digitais Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
topic |
Polígonos : Matemática : Ensino fundamental Mídias digitais Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
description |
Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso de mídias digitais, mais especificamente o vídeo sensibilizador “Nas Malhas da Geometria” e o software “KTurtle”, como ferramentas para melhoria no processo de ensino-aprendizagem de polígonos. Para chegarmos a este objetivo, desenvolvemos uma Engenharia Didática, com o propósito de aplicarmos estes recursos de forma proveitosa, a qual foi posta em prática com uma turma de 5ª série do ensino fundamental, no ano de 2010. Foram utilizados trabalhos de dois autores como embasamento teórico para a reflexão, nos quais foram utilizados recursos didáticos semelhantes e que apresentaram resultados satisfatórios com essa abordagem. Além disso, analisamos três livros didáticos da 5ª série do ensino fundamental a fim de obter uma pequena amostragem de como este conteúdo é explorado usualmente pelos autores, detectando assim as possíveis deficiências de forma a supri-las com o uso dos recursos acima citados. Após a realização da prática pedagógica e posterior análise dos seus resultados, percebemos uma melhora substancial no ensino-aprendizagem o que pode sugerir que o uso de mídias digitais com este fim pode ser uma grande aliada no ensino da Matemática. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:02:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31582 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000783861 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31582 |
identifier_str_mv |
000783861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31582/1/000783861.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31582/2/000783861.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31582/3/000783861.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1bd677559760f2c679b4302eb2e7a05c bcc34ce1bf658f8af5b8606d0bef4794 c8c4934421e9e17dbf9a510033d8fdb0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447062384214016 |